GESTÃO CURRICULAR NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: CONSTRUÇÕES PARA COMPREENDER O CAMPO

Autores

  • NEIDE CAVALCANTE GUEDES Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8238

Palavras-chave:

Gestão curricular, Curso de Artes Visuais, Formação profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a relação entre a Gestão do Currículo e os cenários presentes no campo da formação do profissional da educação, partindo do pressuposto de que essa relação é necessária considerando que a gestão participativa do currículo deve ser capaz de promover uma formação que perpasse as competências e as habilidades necessárias ao profissional da educação, tendo em vista que o currículo é atravessado pelos cenários construídos pelo conhecimento a partir dos diferentes contextos culturais. Finalizo afirmando a necessidade de promover uma maior articulação entre a Universidade, enquanto lócus formativo e a Escola Básica enquanto espaço de atuação profissional do Arte-educador favorecendo uma reflexão sistemática das políticas presentes na academia e evidenciadas nos documentos oficiais tais como Diretrizes Curriculares e a Matriz Curricular do Curso de Artes Visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NEIDE CAVALCANTE GUEDES, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal do Piauí e do Programa de PósGraduação. Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo – NUFAGEC. Editora Chefe da Revista Linguagens, Educação e Sociedade vinculada ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. 

Referências

BHABHA, Hohmi K. O local da cultura. Belo Horizonte, Editora UFMG. 1998.

BRASIL. Lei Nº 5.692/71. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Brasília, 1971.

BRASIL. Lei Nº 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Brasília, 1996

BRASIL. Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências. Brasília,2007

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1999. 6º volume.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber, elementos para uma teoria. 1ªed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

DINIZ- PEREIRA, J. E. A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, 2010.

GABRIEL, Teresa C.; CASTRO, Marcela Moraes de. Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea. Revista Educação em Questão,Natal, v. 45, n. 31, p. 82-110, jan./abr. 2013

LOPES, Alice C; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, S; MAINARDES, J. (Orgs). Políticas educacionais:questões e dilemas.São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Antonio Flávio B.; CANEN, Ana. Ênfases e omissões no currículo. Campinas (P): Papirus, 2001.

MORGADO, J. C. Globalização e (re)organização do Ensino Superior: perplexidades e desafios. Perspectiva, [S.l.], n. 24, v. 1, p. 205-228, nov.2006.

PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: quais estratégias? quais competências?Porto Alegre: ARTMED, 2002.

PIAUÍ. Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2010. (Mimeo).

PIAUI. Resolução Nº 01/77, do Conselho Universitário – CONSUN da Universidade Federal do Piauí que cria o curso de Educação Artística com as habilitações em: Artes Plásticas, Música, Desenho e Artes Cênicas.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

CAVALCANTE GUEDES, N. . (2021). GESTÃO CURRICULAR NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: CONSTRUÇÕES PARA COMPREENDER O CAMPO. Linguagens, Educação E Sociedade, 77-95. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8238