v. 26 n. 52 (2022): Dossiê: Que Currículo é a BNCC?

					Visualizar v. 26 n. 52 (2022): Dossiê: Que Currículo é a BNCC?
Publicado: 2022-12-27

Editorial

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: QUAL CURRÍCULO É A BNCC?

    Phelipe Florez Rodrigues, Hugo Heleno Costa Camilo
    7-17
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3728
  • BNCC E CURRÍCULO DO/PARA O ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAM OS ALUNOS SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS?

    Eurandizia Maia da Silva, Márcia Betania de Oliveira
    18-49
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3000
  • OS SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO NA BNCC: LEITURAS A PARTIR DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA-DISCURSIVA DE LINGUAGEM

    Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes, Ana Paula Santana
    50-81
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2989
  • CARTOGRAFIA PROFANA: POLÍTICAS-POÉTICAS DE CURRÍCULO E ESPACIALIDADE NA GEOGRAFIA ESCOLAR

    Vitor Marques, Maria Inez Carvalho
    82-112
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2970
  • O COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA NAS TRÊS VERSÕES DA BNCC PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Ildenê Freitas da Silva Mota, Genylton Odilon Rego da Rocha, Irlanda Miléo
    113-146
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3136
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BNCC: NARRATIVAS EM DISPUTA

    Marlene Oliveira dos Santos
    147-171
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2841
  • CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DISCURSOS QUE SIGNIFICAM O CURRÍCULO NO CONTEXTO ESTADUAL DE MATO GROSSO

    Geniana Santos, Reybia Bueno Ramos, Denise de Souza Destro
    172-195
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2960
  • AÇÕES POLÍTICAS E REGIME DE COLABORAÇÃO EM PROL DA BNCC: O TAL DO PACTO INTERFEDERATIVO

    Débora Barreiros, Maria Santos
    196-218
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3133
  • A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO PIAUÍ: OS IMPACTOS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E CURRICULAR

    Elmo de Souza Lima
    219-248
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3384
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONFRONTO ENTRE O MARCO LEGAL E A POLÍTICA EM IMPLEMENTAÇÃO

    Fábio Dantas de Souza Silva, Ivania Paula Freitas de Souza Sena
    249-270
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3132
  • EXPROPRIAÇÃO CULTURAL: AS REFORMAS DA BNCC E DO ENSINO MÉDIO EM DEBATE

    Danielle Rezera, Walson Lopes
    271-299
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2958
  • POLITICAS CURRICULARES EN MEXICO Y BRASIL: CONTEXTO INTERNACIONAL Y LOCAL

    Dafne Gonzalez Solís
    300-320
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3135

Artigos

  • EDUCAÇÂO ANTIRRACISTA E POSSIBILIDADES DE FISSURA À BRANQUITUDE: REFLEXÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAFRO

    Sara Carolina de Castilho Dâmaso dos Santos
    321-349
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3007
  • O ESTUDANTE PROTAGONISTA E RESPONSABILIZADO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB AS LENTES DA GOVERNAMENTALIDADE

    Larissa Scotta
    350-372
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3145
  • APRENDENDO A EMPREENDER: O PROJETO DE VIDA E A CULTURA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

    Ademir Manfré
    373-395
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2988
  • SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

    Maria Goreti Farias Machado , Maria Beatriz Gomes da Silva
    396-425
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2886
  • CLUBE DE LEITURA VIRTUAL DE FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Márcia Cecília de Oliveira Carrgosa, José Osman dos Santos
    426-450
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3118
  • ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO - A PRÁXIS DE UM IF

    Norma Araújo, José Júlio César do Nascimento Araújo
    451-473
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3147
  • LEITURA E MULTIMODALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES COM O GÊNERO TIRINHA

    Lucélio Dantas de Aquino, Claudia de Souza Dantas Azevedo
    474-497
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3586
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO

    Milena Viana Medeiros Barbosa do Nascimento, Ana Valeria Marques Fortes Lustosa
    498-527
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3388
  • PESQUISA-FORMAÇÃO INTERVENTIVA COM EDUCADORAS E EDUCADORES DE MEDIDA DE INTERNAÇÃO DA SOCIOEDUCAÇÃO: QUAL A PROFISSIONALIDADE?

    Adriana Santos Barboza, Antonio Pereira
    528-558
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3626
  • TECNOLOGIA DIGITAL EDUCACIONAL E O AUTISMO: O QUE TECEM OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO?

    Joao Coelho Neto, Adriana Alves
    559-578
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3660