n. 41 (2019)

					Visualizar n. 41 (2019)
Publicado: 2019-04-30

Edição completa

Editorial

Dossiê Temático

  • A DIFERENÇA RESISTE À DE(S)MOCRATIZAÇÃO

    THALLES DO AMARAL DE SOUZA CRUZ, ELIZABETH MACEDO
    13-39
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8741
  • OS DEBATES SOBRE OS CURRÍCULOS NACIONAIS E A DEFESA DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

    MARIA LUIZA SÜSSEKIND, MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES
    40-57
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8742
  • WHAT HAPPEN TO (CURRICULUM) CRITICAL THEORY? THE NEED TO GO ABOVE AND BEYOND NEOLIBERAL RAGE WITHOUT AVOIDING IT

    JOÃO M. PARASKEVA
    58-94
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8743
  • O QUE ACONTECEU COM A TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO? A NECESSIDADE DE IR ALÉM DA RAIVA NEOLIBERAL, SEM EVITÁ-LA

    JOÃO M. PARASKEVA
    95-134
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8744
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: CONQUISTAS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS

    LUCINETE GADELHA DA COSTA, ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES, LUCIELIO MARINHO DA COSTA
    135-166
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8745
  • MODELOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA RURAL PARA VIVER A DEMOCRACIA

    ROSER BOIX TOMÀS, JOSEP RIUS ROIG
    167-190
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8746
  • PERCURSO ESCOLAR, PLURALISMO DEMOCRÁTICO E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: NECESSÁRIAS NEGOCIAÇÕES

    FERNANDO SEFFNER, FERNANDA PEREIRA DE MOURA
    191-219
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8747
  • DEMOCRACIA E EMANCIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOMATIVA DA ATRIBUIÇÃO DEMOCRÁTICA DE FORMADORES DE PROFESSORES EXPRESSA EM POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SUÉCIA E NA IRLANDA DE 2000 A 2010

    SILVIA EDLING, GERALDINE MOONEY SIMMIE
    220-242
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8748
  • SER OU NÃO SER UM CURRÍCULO? CONTESTAÇÕES EM TORNO DA DEFINIÇÃO (ANTI)DEMOCRÁTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    ÂNGELA CRISTINA ALVES ALBINO, RUTE PEREIRA ALVES DE ARAÚJO
    243-272
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8749
  • OS “CAMINHOS DE CANOA” DOS CURRÍCULOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: CRIAÇÕES E [RE]EXISTÊNCIAS

    CEANE ANDRADE SIMÕES
    273-300
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8750
  • SONS E IDEAIS PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA: VILLALOBOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

    EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
    301-321
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8751
  • DEMOCRACIA E AS RECENTES REFORMAS DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

    MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA, MIRIAM ESPINDULA, LETÍCIA RAMOS
    322-341
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8752
  • AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES

    PRISCILA DOS SANTOS MOREIRA, JANETE MAGALHÃES CARVALHO
    342-363
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8753

Artigos

  • A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR NO PROEJA: INTERFACES COM A FORMAÇÃO, EXPERIÊNCIA E PRÁTICA DOCENTE

    SORAYA ROCHA MELO, DENISE BRITO BARRETO, DANIELE FARIAS FREIRE
    364-385
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7728
  • MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA

    RENAN SANTIAGO DE SOUSA
    386-407
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6177
  • LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: ALGUMAS REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO POR ÁREA DO CONHECIMENTO

    HERMES TALLES DOS SANTOS
    408-433
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7663
  • HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA

    KARINA VALIM DE ARAUJO, VELYN ALMEIDA ORLANDO
    434-454
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8338
  • HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

    BRUNA KEDMAN NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE, ANA PAULA HENRIQUE CAVALCANTE
    455-476
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7649
  • HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE EM CONTEXTOS SITUADOS

    MARILZA PAVEZI, JEFFERSON MAINARDES
    477-496
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8248
  • GESTÃO DOCUMENTAL COMO APORTE PARA A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA NA ERA DIGITAL: ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO

    ANDERSON SANTANA DE SOUZA
    497-524
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8390
  • REDES MEDIADORAS DE APOIO E PROTEÇÃO NA TRAJETÓRIA DE ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING ESCOLAR E OS PROCESSOS DE RESILIÊNCIA EM-SI

    MARCOS VINICIUS FRANCISCO, RENATA MARIA COIMBRA
    525-555
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6136
  • DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

    JÉSSICA DO NASCIMENTO CARNEIRO, DEISE JULIANA FRANCISCO
    556-575
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8099
  • RELAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADES NAS LETRAS DE MÚSICA: O QUE NOS DIZEM OS/AS DISCENTES?

    JOSEVAL DOS REIS MIRANDA, ALYSSON COSTA FEIJÓ DA SILVA
    576-603
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8488