Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
INÍCIO
Atual
ANTERIORES
Sobre
SOBRE A REVISTA
EQUIPE EDITORIAL
SUBMISSÕES
Diretrizes para autores
Declaração de Privacidade
CONTATO
Indexadores
Avaliadores
2023
2022
2021
2020
TEMPLATE
Português
Espanhol
Inglês
NOTÍCIAS
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 41 (2019)
n. 41 (2019)
Publicado:
2019-04-30
Edição completa
PDF
Editorial
EDITORIAL
NEIDE CAVALCANTE GUEDES
01-05
PDF
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES, MARIA LUIZA SÜSSEKIND
06-12
PDF
Dossiê Temático
A DIFERENÇA RESISTE À DE(S)MOCRATIZAÇÃO
THALLES DO AMARAL DE SOUZA CRUZ, ELIZABETH MACEDO
13-39
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8741
OS DEBATES SOBRE OS CURRÍCULOS NACIONAIS E A DEFESA DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
MARIA LUIZA SÜSSEKIND, MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES
40-57
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8742
WHAT HAPPEN TO (CURRICULUM) CRITICAL THEORY? THE NEED TO GO ABOVE AND BEYOND NEOLIBERAL RAGE WITHOUT AVOIDING IT
JOÃO M. PARASKEVA
58-94
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8743
O QUE ACONTECEU COM A TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO? A NECESSIDADE DE IR ALÉM DA RAIVA NEOLIBERAL, SEM EVITÁ-LA
JOÃO M. PARASKEVA
95-134
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8744
EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS: CONQUISTAS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS
LUCINETE GADELHA DA COSTA, ANA CLÁUDIA DA SILVA RODRIGUES, LUCIELIO MARINHO DA COSTA
135-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8745
MODELOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA RURAL PARA VIVER A DEMOCRACIA
ROSER BOIX TOMÀS, JOSEP RIUS ROIG
167-190
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8746
PERCURSO ESCOLAR, PLURALISMO DEMOCRÁTICO E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: NECESSÁRIAS NEGOCIAÇÕES
FERNANDO SEFFNER, FERNANDA PEREIRA DE MOURA
191-219
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8747
DEMOCRACIA E EMANCIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOMATIVA DA ATRIBUIÇÃO DEMOCRÁTICA DE FORMADORES DE PROFESSORES EXPRESSA EM POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SUÉCIA E NA IRLANDA DE 2000 A 2010
SILVIA EDLING, GERALDINE MOONEY SIMMIE
220-242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8748
SER OU NÃO SER UM CURRÍCULO? CONTESTAÇÕES EM TORNO DA DEFINIÇÃO (ANTI)DEMOCRÁTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ÂNGELA CRISTINA ALVES ALBINO, RUTE PEREIRA ALVES DE ARAÚJO
243-272
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8749
OS “CAMINHOS DE CANOA” DOS CURRÍCULOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: CRIAÇÕES E [RE]EXISTÊNCIAS
CEANE ANDRADE SIMÕES
273-300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8750
SONS E IDEAIS PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA: VILLALOBOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
301-321
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8751
DEMOCRACIA E AS RECENTES REFORMAS DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA, MIRIAM ESPINDULA, LETÍCIA RAMOS
322-341
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8752
AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES
PRISCILA DOS SANTOS MOREIRA, JANETE MAGALHÃES CARVALHO
342-363
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8753
Artigos
A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR NO PROEJA: INTERFACES COM A FORMAÇÃO, EXPERIÊNCIA E PRÁTICA DOCENTE
SORAYA ROCHA MELO, DENISE BRITO BARRETO, DANIELE FARIAS FREIRE
364-385
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7728
MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA
RENAN SANTIAGO DE SOUSA
386-407
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6177
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: ALGUMAS REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO POR ÁREA DO CONHECIMENTO
HERMES TALLES DOS SANTOS
408-433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7663
HELENA KOLODY: UMA TRAJETÓRIA INTELECTUAL QUE SE CONSTRÓI PELOS CAMINHOS DA POESIA E DA DOCÊNCIA
KARINA VALIM DE ARAUJO, VELYN ALMEIDA ORLANDO
434-454
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8338
HABILIDADE SOCIAL EDUCATIVA DE DAR E RECEBER FEEDBACK: UM CONSTRUTO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
BRUNA KEDMAN NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO, FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE, ANA PAULA HENRIQUE CAVALCANTE
455-476
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.7649
HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE EM CONTEXTOS SITUADOS
MARILZA PAVEZI, JEFFERSON MAINARDES
477-496
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8248
GESTÃO DOCUMENTAL COMO APORTE PARA A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA NA ERA DIGITAL: ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO
ANDERSON SANTANA DE SOUZA
497-524
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8390
REDES MEDIADORAS DE APOIO E PROTEÇÃO NA TRAJETÓRIA DE ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING ESCOLAR E OS PROCESSOS DE RESILIÊNCIA EM-SI
MARCOS VINICIUS FRANCISCO, RENATA MARIA COIMBRA
525-555
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6136
DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
JÉSSICA DO NASCIMENTO CARNEIRO, DEISE JULIANA FRANCISCO
556-575
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8099
RELAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADES NAS LETRAS DE MÚSICA: O QUE NOS DIZEM OS/AS DISCENTES?
JOSEVAL DOS REIS MIRANDA, ALYSSON COSTA FEIJÓ DA SILVA
576-603
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8488
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Edição Atual