v. 28 n. 57 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade

					Visualizar v. 28 n. 57 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade

Dossiê: Criações de mundos outros possíveis: pesquisas narrativo-biográficas e formação

Publicado: 2024-05-03

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ - CRIAÇÕES DE MUNDOS OUTROS POSSÍVEIS: PESQUISAS NARRATIVO-BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5728
    Joelson de Sousa Morais, Maria da Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza
    1 - 7
  • ECOBIOGRAFÍA: RENOVAR LAZOS, MODOS DE RELACIÓN CON EL MUNDO EN EL ANTROPOCENO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5397
    José Antonio Serrano Castañeda, Juan Mario Ramos Morales, Lorena del Socorro Chavira Álvarez
    1 - 30
  • VIRANDO DE PONTA-CABEÇA: BRANQUITUDE, (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5389
    Graça Reis, Marcia Reis, Erica Teixeira, Amanda Silva
    1 - 23
  • MODOS NARRATIVOS E MODOS DE EXISTÊNCIA DE SABERES EXPERIENCIAIS

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5395
    Hervé Breton
    1 - 16
  • UMA VIAGEM ERRANTE: O DESVIO COMO MÉTODO EM PESQUISAS NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS – CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5499
    Camila Petrucci dos Santos Rosa, Adriana Carvalho Koyama , Inês Ferreira de Souza Bragança
    1 - 27
  • ATELIÊ FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM ESPIRAL

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5441
    Ecleide Cunico Furlanetto, Cristiane Nobre Nunes, Ivanice Nogueira de Carvalho Gonçalves
    1 - 21
  • O POTENCIAL FORMATIVO DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394
    Mauro José de Souza, Filomena Maria de Arruda Monteiro, José Ignacio Rivas Flores
    1 - 30
  • “VI MUITOS ROSTOS PARECIDOS COM O MEU”: OUTROS CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS PRISÕES

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5339
    Vanessa Martins Farias Alves-Bomfim, Gehysa Lago Garcia, Rodrigo Matos-de-Souza
    1 - 30
  • A PALAVRA É UM TIRO, NÃO VOLTA ATRÁS : HISTÓRIA DE VIDA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5498
    Elizeu Clementino de Souza, Vanessa Girotto
    1 - 29
  • IDENTIDADE NARRATIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5501
    Jónata Ferreira de Moura, Adair Mendes Nacarato
    1 - 21
  • MEMORIAL ESCOLAR: A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS E DE EDUCAÇÃO DA MEMÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5595
    Maria da Conceição Passeggi, Patrícia Lúcia Galvão da Costa
    1 - 30
  • O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E SUA DIMENSÃO FORMATIVA NA PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5338
    Dilmar Rodriges Silva Júnior, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Maria Divina Ferreira Lima
    1 - 30
  • APORTES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA TRANSCRIAÇÃO: DA POESIA CONCRETA À PESQUISA BIOGRÁFICA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5417
    Carolina Kondratiuk
    1-19

Artigos

  • A PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: UMA UTOPIA BRASILEIRA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4957
    Lucia de Fatima Oliveira de Jesus
    1-26
  • O GRIÔ DENTRO E FORA DA ESCOLA: PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4669
    Julio Souto Salom
    1 - 27
  • JOVENS DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM PARNAÍBA/PI: ENTRE GRAFIAS DE VIDA E CORPOS NA GUERRA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4564
    Shara Jane Holanda Costa Adad, Francisca Maria Véras Linhares
    1 - 23
  • FORMAÇÃO HUMANA COMO AÇÃO INTELECTUAL, ÉTICA E POLÍTICA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.3939
    Marta Nörnberg, Josiane Jarline Jäger
    1 - 23
  • ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4854
    Maria Clara de Sousa Costa, Lucineide Barros Medeiros
    1 - 22
  • POLÍTICA EDUCACIONAL E ENSINO MÉDIO PÚBLICO: MATERIAL DIDÁTICO DO SETOR PRIVADO EM MATO GROSSO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4379
    Alessandra Ferreira dos Santos, Eveline Ferreira de Moraes, Ana Lara Casagrande
    1 - 30
  • DEMOCRACIA, POLÍTICA E AVALIAÇÃO: O PAPEL DOS OBSERVATÓRIOS NO ACOMPANHAMENTO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4811
    Suzana Pinguello Morgado, Vanessa Freitag de Araújo, Fabiane Freire França
    1 - 27
  • IDEB/POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E CONTROLE: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONTRADIÇÕES E REVERBERAÇÕES NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4667
    Darluce Andrade de Queiroz Muniz, Lyvia Fernanda Leal, Marcelo Soares Pereira da Silva, Sabrina Bucci Rosa
    1 - 25
  • MAPEANDO O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4310
    Adriege Matias Rodrigues, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    1 - 23
  • A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4705
    Marijane Soares, Ana Paula Teixeira Porto
    1 - 25
  • FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO SOBRE DOCÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4348
    Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Elda Silva do Nascimento Melo
    1 - 30
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CONTEXTOS DE INCERTEZAS: INQUIETAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4559
    Lilian Moreira Cruz, Lúcia Gracia Ferreira
    1-30
  • CONCEPÇÕES DOCENTES EM RIO BRANCO-AC: O (DES)CONHECIMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4805
    Alysson Vinícius Pacífico Barbosa, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
    1 - 30
  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM SALA DE AULA E O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4334
    Viviane Cristina de Mattos Battistello, Elise Ribas Lisboa, Rosemari Lorenz Martins
    1-23
  • ENSINAR E APRENDER EM UMA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: REPENSANDO ALGUNS PRINCÍPIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PIAGETIANOS

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4646
    Miguel Alfredo Orth, Claudia Escalante Medeiros
    1 - 30
  • O TRABALHO COMO UM TEMA TRANSVERSAL CONTEMPORÂNEO: UMA LEITURA DISCURSIVA DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4123
    Élida Karla Alves de Brito , Francisco Vieira da Silva
    1 - 29
  • AUTORIA TEXTUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4342
    Elza Ferreira Santos, Débora Souza da Silva
    1 - 23
  • O GOLPE DE 2016, A ASCENSÃO DE BOLSONARO E A EDUCAÇÃO: UM PROJETO DE CLASSE

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4140
    Marco Antonio de Oliveira Gomes, Fabrícia de Cassia Grou de Paula; Claudia Barbosa Lobo
    1 - 25
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR: ACESSO À EDUCAÇÃO, SOB A PERSPECTIVA DE DIREITO HUMANO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.3962
    Sandra Santos Cerqueira, Ediclea Mascarenhas Fernandes
    1 - 22