ESPAÇOS FORMATIVOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i47.12435Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado, Licenciatura em Pedagogia, Professoras em FormaçãoResumo
Nos cursos de formação inicial de professores, compreende-se o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como espaço de aprendizagens teóricas e práticas na formação docente. Com base nesse pressuposto, o presente estudo parte da seguinte questão-problema: no ECS, quais ações formativas são vivenciadas nos espaços de aprendizagem da profissão docente pelas professoras em formação? Tendo em vista que o objeto deste estudo é o ECS, optou-se por professoras em formação em razão de a docência compreender uma profissão essencialmente feminina, de acordo com Gatti e Barretto (2009). Nessa perspectiva, objetiva-se refletir sobre as ações formativas vivenciadas pelas professoras em formação nos espaços de aprendizagens da profissão docente. Tomando como respaldo as experiências relatadas quanto ao uso da abordagem qualitativa na área de educação, recorre-se à narrativa no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior, tendo como dispositivo o Memorial de Formação com quatro professoras em formação inicial. Na reflexão acerca das ações formativas desenvolvidas na sala de aula da academia e na escola campo de estágio, assimilaram-se algumas questões, a saber: o ECS precisa oportunizar uma discussão mais sólida sobre a prática; as professoras da Instituição formadora necessitam priorizar reflexões com base nas atividades desenvolvidas nos espaços de formação, com a finalidade de articulação com os conhecimentos teóricos para que as professoras em formação possam subsidiar a tomada de decisão no desenvolvimento da prática pedagógica.
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