Diretrizes para autores

A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) publica dossiês, artigos, resenhas e entrevistas inéditos, escritos em Português, Inglês, Italiano, Francês ou em Espanhol, cujos autores sejam professores e pesquisadores com pós­-graduação em educação, de acordo com os padrões editoriais da revista.

 A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. A submissão de artigo é limitada a um artigo na condição de autor ou coautor no intervalo de tempo de 02 (dois) anos.

Os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), ao endereço: <https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions>. Os artigos devem ser submetidos diretamente no site da revista no template disponível,  em versão Word for Windows.

O texto deve conter entre 20 e 30 páginas, incluindo as referências, resumo, abstract e resumen. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor. Para resenha o número de laudas fica entre cinco e oito, incluindo referências e notas e até dez laudas para entrevistas. 

Durante a submissão do texto, o autor precisa enviar dois arquivos em formato word: 1) arquivo do texto completo com a identificação dos autores; e 2) o outro arquivo sem a identificação, que será enviado aos avaliadores, mantendo o anonimato dos autores. Aceitação de mais de três autores, somente com justificativa.

Para a submissão de trabalhos na Revista Linguagens, Educação e Sociedade é imprescindível que os usuários efetuem o cadastro no sistema da Revista e realizem corretamente o preenchimento de todos os campos. O preenchimento incompleto do cadastro e dos metadados durante o processo de submissão implicará na rejeição do artigo, pois compromete o processo de indexação dos textos nas bases de dados.

Os metadados (o termo “metadados” refere-se ao preenchimento de alguns campos no momento da submissão do documento) deverão ser preenchidos com nome(s) do(s) autor(es), instituição a que pertence, e-mail, endereço postal, telefone(s) do(s) autor(es) e títulos do artigo e dos resumos na língua original do artigo, em espanhol e em inglês. O autor deve também fazer uma breve descrição no item biografia, que será incluída no final do artigo. É obrigatória a inserção do ORCID do autor no formulário de submissão.

Os  artigos devem seguir o disposto na NBR 6022 e na NBR 6028 da ABNT, versão atual, com a seguinte estrutura: título, autoria (nome do autor, vinculação institucional, qualifi­cação, e-mail, ORCID); resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palabras clave; texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos. Referências e citações devem seguir as normas especí­ficas da ABNT (NBR 10520:2023), em vigor, conforme o modelo disponível no site: Template. Os manuscritos submetidos foram dos padrões do template da revista serão arquivados. 

O resumo (250 palavras aproximadamente) deve sintetizar o tema, o(s) objetivo(s), o problema, referências teóricas, a me­todologia, resultado(s) e as conclusões do artigo.

Para citações, organizações e referências, os colaboradores devem observar as normas em vigor da ABNT (NBR 10520:2023). No caso de cita­ções diretas recomenda-se a utilização do sistema autor, data e página e nas indiretas o sistema autor-data. As citações de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo e entre aspas. As citações superiores a três linhas devem ser apresentadas em parágrafo específico, recuadas 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10 e espaçamento simples entre linhas.

As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT  NBR 10520, julho 2023. Exemplos:

Nesse caso, 

[...] não é possível mais afirmar que o trabalho pedagógico se reduz ao trabalho docente nas escolas. A ação pedagógica não se resume a ações docentes, de modo que, se todo trabalho docente é trabalho pedagógico, nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente (Libâneo, 1999, p. 09).

Referências citadas no texto devem ser listadas em item espe­cífico e no final do trabalho, em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT/ NBR 6023 e NBR 10520:2023), em vigor.

Exemplos:

a)     Livro (um só autor):

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

b)     Livro (até três autores):

ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método cien­tífico nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

 c)     Livros (mais de três autores):

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

 d)     Capítulo de livro:

CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA. S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89-108.

 e)     Artigo de periódico:

IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A. pesquisa colabo­rativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, jan./jun. 2005.

 f)      Artigo de jornais:

GOIS, A.; CONSTANTINO. L. No Rio, instituições cortam profes­sores. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 jan. 2006. Cotidiano, caderno 3, p. C 3.866

g)     Artigo de periódico (eletrônico):

IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A pesquisa colaborativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Socieda­de, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, 2005. Disponível em:<http:// www.ufpi.br>mestreduc/ Revista.htm. Acesso em: 20 dez. 2005.

 h)     Decreto e Leis:

 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Fede­rativa do Brasil. Brasília.DF: Senado, 1988.

 Dissertações e teses:

BRITO, A. E. Saberes da prática docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer. 2003. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

 Trabalho publicado em eventos científicos:

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Entre propostas uma proposta pra o ensino de didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁ-TICA DE ENSINO, VIII, 1996, Florianópolis. Anais .... Floria­nópolis: EDUFSC, 1998. p. 49.

IMPORTANTE!

1) A correção gramatical é responsabilidade exclusiva do(s) autor (es), constituindo-se critério básico para a aceitação do artigo.

2) O conteúdo de cada texto é de inteira responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor (es).

3) Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

4) O Conselho Editorial se reserva o direito de recusar o artigo ao qual foram solicitadas ressalvas, caso essas ressalvas não atendam às solicitações feitas pelos árbitros;

5) Os trabalhos submetidos à revista passarão por uma rigorosa análise de plágio. A Revista LES se reserva o direito de rejeitar artigos que contenham plágio/similaridade ou significativo autoplágio (a utilização de trabalhos anteriores do(a) mesmo(a) autor(a) publicados em outros periódicos e sem a devida referência);

6) As submissões que não atenderem aos critérios de publicação descritos acima poderão ser imediatamente arquivadas.