Sobre a Revista

A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) é um veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, criado em 1996, com a edição de dois números anuais, passando a ser publicada na versão eletrônica, a partir de 2017, com publicação quadrimestral.

A LES tem o objetivo de contribuir com a divulgação do conhecimento científico no campo da Educação e áreas afins, produzido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A Revista publica resultados de pesquisas originais e inéditos, revisões bibliográficas e resenhas de obras relevantes para a área de Educação, em português, espanhol e inglês, em conformidade com sua política editorial.

Qualis (2017-2020): A3 |  ISSN: 1518-0743 | e-ISSN: 2526-8449 | Prefixo DOI: 10.26694

Anúncios

Chamada de Dossiê - Educação Rural e Educação do Campo na América Latina: políticas e práticas pedagógicas

2025-09-16

O Dossiê “Educação Rural e Educação do Campo na América Latina: políticas e práticas pedagógicas” está vinculado a Rede Latino-Americana de Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) e tem como objetivo reunir resultados de pesquisas sobre políticas educacionais e práticas pedagógicas construídas em países da América Latina com e para os povos do campo.

Organizadores:

Arlete Ramos dos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Brasil)

Lia Pinheiro Barbosa (Universidade Estadual do Ceará - UECE/Brasil)

Felipe Marín (Universidad Catolica del Maule - UCM/Chile)

Prazo de submissão: até 15 de novembro de 2025

Publicação do Dossiê: Fevereiro de 2026

Saiba mais sobre Chamada de Dossiê - Educação Rural e Educação do Campo na América Latina: políticas e práticas pedagógicas

Edição Atual

v. 29 n. 61 (2025): Linguagens, Educação e Sociedade
					Visualizar v. 29 n. 61 (2025): Linguagens, Educação e Sociedade

v. 29 | n. 61 | Set./Dez. 2025: Linguagens, Educação e Sociedade

Publicado: 2025-09-13

Artigos

  • FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DA AVALIAÇÃO EXTERNA NA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.5670
    Erick Breno de Jesus Oliveira Silva, Edmilson Luiz Rafael
    1 - 29
  • SEXUALIDADE E HOMOFOBIA NA ESCOLA: TRAJETOS DISCURSIVOS DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6491
    Gustavo Ferreira dos Santos, Vivianne Oliveira Gomes
    1 - 29
  • EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO MUSEU: UM ESTUDO COM ADULTOS EM VISITA AO MUSEU DO HOMEM AMERICANO, NO PIAUÍ

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6259
    Luisa Massarani , Graziele Scalfi, Juliane Barros da Silva , Juliana Araujo
    1 - 30
  • EDUCAÇÃO SENSÍVEL E COMPLEXA: CAMINHOS A PARTIR DE ROUSSEAU E MORIN

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6752
    Guilherme Henrique Martins Camargo, Dra. Núria Lorenzo Ramirez, Dr. João Henrique Suanno, Dr. Wilson Alves de Paiva
    1 - 23
  • CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DOS PESQUISADORES EDUCACIONAIS A PARTIR DE RELATOS SOBRE SEUS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6007
    Elaine da Silva Machado, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
    1 - 27
  • AVALIAÇÃO INCLUSIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6555
    Fernanda Marcon, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Virgínia Mara Próspero da Cunha
    1 - 24
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR À LUZ DE PIERRE BOURDIEU: UMA LEITURA A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS DA EJA

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6454
    Anderson Felipe Leite dos Santos, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo
    1 - 24
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E CURRÍCULO: ANALISANDO AS TEORIAS DECOLONIAIS E PÓS-CRÍTICAS ENQUANTO CAMINHOS TRANSPASSADORES DA BNCC

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6798
    Polline Almeida de Oliveira, Marcelo Gomes da Silva
    1 - 26
  • SENTIDOS, TENSIONES Y DISPUTAS EN LA DOCENCIA SECUNDARIA RURAL DURANTE LA PANDEMIA: EL CASO DE LA PROVINCIA DE MENDOZA (ARGENTINA) EN EL PERÍODO 2020-2022

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6734
    Alejandro Vassiliades, María Pía Cartechini
    1 - 19
  • INFRAESTRUTURA ESCOLAR: A POLÍTICA EDUCACIONAL DA ESTRATÉGIA 7.18 DO PME DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS-RJ

    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i61.6204
    Rubem Barboza Ferreira Neto
    1 - 30
Ver Todas as Edições