Sobre a Revista

A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) é um veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, criado em 1996, com a edição de dois números anuais, passando a ser publicada na versão eletrônica, a partir de 2017, com publicação quadrimestral.

A LES tem o objetivo de contribuir com a divulgação do conhecimento científico no campo da Educação e áreas afins, produzido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A Revista publica resultados de pesquisas originais e inéditos, revisões bibliográficas e resenhas de obras relevantes para a área de Educação, em português, espanhol e inglês, em conformidade com sua política editorial.

Qualis (2017-2020): A3 |  ISSN: 1518-0743 | e-ISSN: 2526-8449 | Prefixo DOI: 10.26694

Edição Atual

v. 28 n. 58 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade
					Visualizar v. 28 n. 58 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade

v. 28 | n. 58 | Set./Dez. 2024: Linguagens, Educação e Sociedade

Publicado: 2024-09-03

Artigos

  • A EDUCAÇÃO BRASILEIRA SITIADA: AS REFORMAS NEOLIBERAIS E SEUS OBJETIVOS PARA A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

    Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Fabio Dantas de Souza Silva, Welington Araújo Silva
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5479
  • EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE FUTUROS NA CONTEMPORANEIDADE: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA BNCC

    Letícia Maria de Lima Silva, Isabel Martins
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4841
  • AVALIAÇÃO DE EGRESSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA QUALITATIVA E BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL

    Sheyla Vanzella dos santos, Maria Júlia Pantoja
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4556
  • A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES NECESSÁRIAS

    Nei Jorge dos Santos Junior
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5697
  • O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: UMA PROPOSTA PARA O EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO

    Bethânia Bittencourt, Fernanda Bittencourt
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5435
  • O POSITIVISMO, A FENOMENOLOGIA E O MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    Paulo Roberto Dalla Valle, Ana Cristina Coll Delgado
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4214
  • O PAPEL DO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE SURDO

    Mariá Albuquerque, Elisangela Leal de Oliveira Mercado
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4895
  • ABORDAGENS TEMÁTICAS SOBRE CULTURA E ARTE EM PÓS-GRADUAÇÕES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE

    Edgar Jesus Figueira Borges, Leila Adriana Baptaglin
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5519
  • POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DO JORNALISMO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO: REGISTRO BASEADO EM OBSERVAÇÃO DOCENTE

    Guilherme Augusto Caruso Profeta, Regina Maria Loreto de Oliveira
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5738
  • AGENCIAMENTOS COLETIVOS E EDUCATIVOS NA CENA ROCK EM TUCURUÍ-PA: PRÁTICAS EDUCATIVAS, FEMINISMOS E RESISTÊNCIAS CULTURAIS

    Ionara Conceição Lemos Pinheiro, Gilcilene Dias da Costa
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5475
  • USOS DA LITERATURA INFANTIL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CAMPONESAS: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA

    Raimunda Alves Melo, Hévinlly Chaves Rodrigues , Elvira Cristina Martins Tassoni
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4433
  • CURRÍCULO NARRATIVO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL

    Marcos Felipe Gonçalves Maia, Maria Eulina Pessoa de Carvalho
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5683
  • O CONTEXTO DA PRÁTICA: COMO OS DIRIGENTES MUNICIPAIS INTERPRETAM AS PROPOSTAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

    Murilo Marques Scaldaferri, Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Edinaldo Medeiros Carmo
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4856
  • ENSINAR CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: SENTIDO PESSOAL DA DOCÊNCIA NA CRECHE

    Sílvia Adriana Rodrigues, Estefânia Manholer
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5733
  • SOLIDÃO E RESISTÊNCIA: ENFRENTAMENTO AO BULLYING TRANSFÓBICO NO AMBIENTE ESCOLAR

    Samuel Francisco Rabelo, Cristiane de Magalhães Porto
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5445
  • TEJIDO ELABORADO CON MULLO : PROCESO PROXIMAL, FORMATIVO Y DE SENSIBILIZACIÓN ESTÉTICO-AMBIENTAL DESDE LAS INFANCIAS

    Lissette Torres-Arévalo, Narjara Mendes Garcia
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5692
  • PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM FAMÍLIAS, CRIANÇAS E JOVENS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

    Nivea Regina Marsura, Priscila Benitez, Marta Gracia Garcia, Camila Domeniconi
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4982
  • POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUCESSO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REVISÃO DE LITERATURA

    Rummening Marinho dos Santos, Janine Marta Coelho Rodrigues
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4677
  • ENFOQUES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL: MODOS DE SER E DE SE FAZER PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Marinalva Veras Medeiros, Waldir Ferreira de Abreu
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5405
  • “ELA É MINHA AMIGA!”: INTERAÇÃO E SOCIABILIDADE ENTRE CRIANÇAS HAITIANAS E BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Rosana da Silva Machado, Rita de Cássia Marchi
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5852
  • O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/HISTÓRIA/UNILAB/CE EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID/19: A FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-EDUCATIVA

    Eriton Luís Véras Lima, Roberto Kennedy Gomes Franco
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5366
  • CONSENSOS SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS

    Adelson Almeida da Costa, Diego Luz Moura
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5392
  • RPG NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

    Felipe Queiroz da Silva, Irani Parolin Sant'Ana, Claudinei de Camargo Sant'Ana
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5342
Ver Todas as Edições