Sobre a Revista

A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) é um veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, criado em 1996, com a edição de dois números anuais, passando a ser publicada na versão eletrônica, a partir de 2017, com publicação quadrimestral.

A LES tem o objetivo de contribuir com a divulgação do conhecimento científico no campo da Educação e áreas afins, produzido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A Revista publica resultados de pesquisas originais e inéditos, revisões bibliográficas e resenhas de obras relevantes para a área de Educação, em português, espanhol e inglês, em conformidade com sua política editorial.

Qualis (2017-2020): A3 |  ISSN: 1518-0743 | e-ISSN: 2526-8449 | Prefixo DOI: 10.26694

Edição Atual

v. 28 n. 57 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade
					Visualizar v. 28 n. 57 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade

Dossiê: Criações de mundos outros possíveis: pesquisas narrativo-biográficas e formação

Publicado: 2024-05-03

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ - CRIAÇÕES DE MUNDOS OUTROS POSSÍVEIS: PESQUISAS NARRATIVO-BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO

    Joelson de Sousa Morais, Maria da Conceição Passeggi, Elizeu Clementino de Souza
    1 - 7
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5728
  • ECOBIOGRAFÍA: RENOVAR LAZOS, MODOS DE RELACIÓN CON EL MUNDO EN EL ANTROPOCENO

    José Antonio Serrano Castañeda, Juan Mario Ramos Morales, Lorena del Socorro Chavira Álvarez
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5397
  • VIRANDO DE PONTA-CABEÇA: BRANQUITUDE, (TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS

    Graça Reis, Marcia Reis, Erica Teixeira, Amanda Silva
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5389
  • MODOS NARRATIVOS E MODOS DE EXISTÊNCIA DE SABERES EXPERIENCIAIS

    Hervé Breton
    1 - 16
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5395
  • UMA VIAGEM ERRANTE: O DESVIO COMO MÉTODO EM PESQUISAS NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRÁFICAS – CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN

    Camila Petrucci dos Santos Rosa, Adriana Carvalho Koyama , Inês Ferreira de Souza Bragança
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5499
  • ATELIÊ FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM ESPIRAL

    Ecleide Cunico Furlanetto, Cristiane Nobre Nunes, Ivanice Nogueira de Carvalho Gonçalves
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5441
  • O POTENCIAL FORMATIVO DA PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

    Mauro José de Souza, Filomena Maria de Arruda Monteiro, José Ignacio Rivas Flores
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5394
  • “VI MUITOS ROSTOS PARECIDOS COM O MEU”: OUTROS CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS PRISÕES

    Vanessa Martins Farias Alves-Bomfim, Gehysa Lago Garcia, Rodrigo Matos-de-Souza
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5339
  • A PALAVRA É UM TIRO, NÃO VOLTA ATRÁS : HISTÓRIA DE VIDA E PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

    Elizeu Clementino de Souza, Vanessa Girotto
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5498
  • IDENTIDADE NARRATIVA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Jónata Ferreira de Moura, Adair Mendes Nacarato
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5501
  • MEMORIAL ESCOLAR: A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS E DE EDUCAÇÃO DA MEMÓRIA

    Maria da Conceição Passeggi, Patrícia Lúcia Galvão da Costa
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5595
  • O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E SUA DIMENSÃO FORMATIVA NA PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES MULTISSERIADAS

    Dilmar Rodriges Silva Júnior, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Maria Divina Ferreira Lima
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5338
  • APORTES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA TRANSCRIAÇÃO: DA POESIA CONCRETA À PESQUISA BIOGRÁFICA

    Carolina Kondratiuk
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5417

Artigos

  • A PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: UMA UTOPIA BRASILEIRA

    Lucia de Fatima Oliveira de Jesus
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4957
  • O GRIÔ DENTRO E FORA DA ESCOLA: PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL

    Julio Souto Salom
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4669
  • JOVENS DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM PARNAÍBA/PI: ENTRE GRAFIAS DE VIDA E CORPOS NA GUERRA

    Shara Jane Holanda Costa Adad, Francisca Maria Véras Linhares
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4564
  • FORMAÇÃO HUMANA COMO AÇÃO INTELECTUAL, ÉTICA E POLÍTICA

    Marta Nörnberg, Josiane Jarline Jäger
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.3939
  • ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

    Maria Clara de Sousa Costa, Lucineide Barros Medeiros
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4854
  • POLÍTICA EDUCACIONAL E ENSINO MÉDIO PÚBLICO: MATERIAL DIDÁTICO DO SETOR PRIVADO EM MATO GROSSO

    Alessandra Ferreira dos Santos, Eveline Ferreira de Moraes, Ana Lara Casagrande
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4379
  • DEMOCRACIA, POLÍTICA E AVALIAÇÃO: O PAPEL DOS OBSERVATÓRIOS NO ACOMPANHAMENTO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

    Suzana Pinguello Morgado, Vanessa Freitag de Araújo, Fabiane Freire França
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4811
  • IDEB/POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E CONTROLE: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONTRADIÇÕES E REVERBERAÇÕES NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS

    Darluce Andrade de Queiroz Muniz, Lyvia Fernanda Leal, Marcelo Soares Pereira da Silva, Sabrina Bucci Rosa
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4667
  • MAPEANDO O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

    Adriege Matias Rodrigues, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4310
  • A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

    Marijane Soares, Ana Paula Teixeira Porto
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4705
  • FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO SOBRE DOCÊNCIA

    Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, Elda Silva do Nascimento Melo
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4348
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CONTEXTOS DE INCERTEZAS: INQUIETAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES

    Lilian Moreira Cruz, Lúcia Gracia Ferreira
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4559
  • CONCEPÇÕES DOCENTES EM RIO BRANCO-AC: O (DES)CONHECIMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

    Alysson Vinícius Pacífico Barbosa, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4805
  • INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM SALA DE AULA E O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)

    Viviane Cristina de Mattos Battistello, Elise Ribas Lisboa, Rosemari Lorenz Martins
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4334
  • ENSINAR E APRENDER EM UMA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: REPENSANDO ALGUNS PRINCÍPIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PIAGETIANOS

    Miguel Alfredo Orth, Claudia Escalante Medeiros Medeiros
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4646
  • O TRABALHO COMO UM TEMA TRANSVERSAL CONTEMPORÂNEO: UMA LEITURA DISCURSIVA DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

    Élida Karla Alves de Brito , Francisco Vieira da Silva
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4123
  • AUTORIA TEXTUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Elza Ferreira Santos, Débora Souza da Silva
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4342
  • O GOLPE DE 2016, A ASCENSÃO DE BOLSONARO E A EDUCAÇÃO: UM PROJETO DE CLASSE

    Marco Antonio de Oliveira Gomes, Fabrícia de Cassia Grou de Paula; Claudia Barbosa Lobo
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4140
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR: ACESSO À EDUCAÇÃO, SOB A PERSPECTIVA DE DIREITO HUMANO

    Sandra Santos Cerqueira, Ediclea Mascarenhas Fernandes
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.3962
Ver Todas as Edições