POLÍTICAS AVALIATIVAS E INDICADORES DE QUALIDADE: REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4583Palavras-chave:
SAEB, Gestão educacional e escolar, Indicadores de qualidade, Trabalho docenteResumo
Este estudo tem como objetivo compreender as repercussões dos indicadores de qualidade que emergem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no plano de ações docente do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS. Para tanto, em movimento de pesquisa qualitativa, analisaram-se dados de duas escolas municipais, que participaram e tiveram seus resultados divulgados, nas últimas cinco edições do SAEB, correspondente aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em cada escola, realizou-se entrevista semiestruturada com uma professora do quinto ano. A partir de seus discursos, emergiram a seguinte grande categoria e suas subcategorias: Repercussões do Sistema de Avaliação da Educação Básica do 5º ano do Ensino Fundamental no trabalho docente; com as subcategorias: marcos da pandemia, performatividade, estreitamento curricular, reducionismo curricular, SAEB, gestão escolar e diálogo da gestão educacional. Como aporte teórico foram utilizados autores como Willmott (1992), Lück (2009), Ball (2005 e 2010), entre outros. Assim, a partir da análise dos dados em interlocução com a base teórica, pode-se compreender que as tecnologias de controle e performáticas fazem parte da realidade vivenciada por docentes e perpassam as práticas pedagógicas, que são modificadas e influenciadas para alcançar índices de avaliações externas.
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