GESTÃO CURRICULAR NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: CONSTRUÇÕES PARA COMPREENDER O CAMPO

Autores

  • NEIDE CAVALCANTE GUEDES Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8238

Palavras-chave:

Gestão curricular, Curso de Artes Visuais, Formação profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a relação entre a Gestão do Currículo e os cenários presentes no campo da formação do profissional da educação, partindo do pressuposto de que essa relação é necessária considerando que a gestão participativa do currículo deve ser capaz de promover uma formação que perpasse as competências e as habilidades necessárias ao profissional da educação, tendo em vista que o currículo é atravessado pelos cenários construídos pelo conhecimento a partir dos diferentes contextos culturais. Finalizo afirmando a necessidade de promover uma maior articulação entre a Universidade, enquanto lócus formativo e a Escola Básica enquanto espaço de atuação profissional do Arte-educador favorecendo uma reflexão sistemática das políticas presentes na academia e evidenciadas nos documentos oficiais tais como Diretrizes Curriculares e a Matriz Curricular do Curso de Artes Visuais.

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Biografia do Autor

NEIDE CAVALCANTE GUEDES, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal do Piauí e do Programa de PósGraduação. Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo – NUFAGEC. Editora Chefe da Revista Linguagens, Educação e Sociedade vinculada ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. 

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

CAVALCANTE GUEDES, N. . (2021). GESTÃO CURRICULAR NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: CONSTRUÇÕES PARA COMPREENDER O CAMPO. Linguagens, Educação E Sociedade, 77–95. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8238

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