A GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO DO CURRÍCULO: INTERFACES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7964

Palavras-chave:

Gestão escolar democrática, Currículo, Escola reflexiva

Resumo

O presente artigo objetiva discutir sobre a contribuição da Gestão escolar e da Gestão do currículo para a construção de uma escola reflexiva, enfatizando considerações sobre elas, explanando a gestão democrática na escola e o papel do gestor e do professor reflexivo frente a essa nova forma de organização escolar e do desenvolvimento curricular. Dessa forma, partimos do seguinte problema de pesquisa: Como a gestão democrática e participativa em substituição de um modelo gerencial escolar hierárquico e inflexível, pode contribuir para a construção de uma escola reflexiva? Para a construção e concretização, este estudo segue com base numa revisão bibliográfica, elegendo algumas fontes teóricas que abordam tais assuntos, como: BRASIL (2004), Luck (2005), Brandão (2003), Libâneo (2005, 2015) Pacheco (2005), Lopes e Macedo (2011), Silva (2008), Gauthier (1998), Alarcão (2008), Tardif (2015) dentre outros. Os resultados deste trabalho apontam que, a gestão democrática participativa e a gestão do currículo formalizadas a partir de posturas reflexivas tanto do gestor quanto dos professores são mecanismos essenciais para a concretização de uma escola reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB/ UFMA. Coordenadora Local do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores do Programa Nacional de Educação Básica – PARFOR/MEC/CAPES/UFMA. 

RODRIGO AIRES SILVA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão De Ensino da Educação Básica – PPGEEB/ UFMA; Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Professor de Geografia da rede estadual do Maranhão – SEDUC; Professor de Geografia da rede municipal de São Luís – SEMED. Assessor pedagógico da rede privada de ensino. 

TAISE HELENA DE SOUSA SILVA, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão De Ensino da Educação Básica – PPGEEB/ UFMA; Especialista em Psicopedagogia Clinica, Institucional, Empresarial e Hospitalar – Faculdade Santa Fé; Especialista em Gestão e Supervisão e Escolar – Faculdade Santa Fé; Graduação em Pedagogia – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco –UNDB; Coordenadora Pedagógica – Colégio Santa Fé; Psicopedagoga integrante da equipe responsável pelo Serviço de Orientação Psicológica e Educacional – SOPE do Colégio Santa Fé e da Faculdade Santa Fé/ IDESP; Docente na Faculdade Santa Fé/IDESP. 

Referências

LARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2008.

ANDRADE, RosamariaCalaes de. A gestão da escola. Porto Alegre:Artmed, 2004.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB passo a passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Avercamp, 2003.

DELORS, Jacques (orgs). Educação: um tesouro a descobrir “Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI”. – 9. ed. – São Paulo: Cortez, 2004.

FERREIRA, N. S. C; AGUIAR, M. A. S. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos (orgs). 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

LIBÂNEO, J. C et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus Editora, 2015.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teoria do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

______. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

______. Liderança em gestão escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Brasil. V. 5, 2005.

MOREIRA, Antonio Flavio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes,2014.

OLIVEIRA, D.A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 25, n.89, p. 1127-144, Set/Dez. 2004.

PACHECO, José Augusto. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez,2005.

PAPI, Silmara O. G. Professores: formação e profissionalização. 2 ed. Araraquara. SP: Junqueira e Marin, 2005.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e diferença. In: PARAÍSO, Marlucy Alves (org.) Pesquisa sobre currículos e culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: Editora CRV, 2010.

PARO, V.H. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: Educação e Pesquisa, São Paulo,v. 28, n. 2, p. 11-23, julho/dezembro. 2002.

RODÃO, M. C. Educação escolar e currículo. In: Currículo: gestão diferenciada e aprendizagens de qualidade. IV Fórum de Ensino Particular e Cooperativo. Algarve – Portugal. 1999.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto político – pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papírus, 1995.

VIEIRA, Alexandre Thomaz [et al.]. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

ALBUQUERQUE, M. J. ., AIRES SILVA, R. ., & DE SOUSA SILVA, T. H. . (2018). A GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO DO CURRÍCULO: INTERFACES NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 07-27. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7964

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.