n. 43 (2019)

					Visualizar n. 43 (2019)
Publicado: 2019-11-29

Editorial

Dossiê Temático

  • PRODUÇÃO DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÕES ARTICULATÓRIAS COM AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO

    MARIA JULIA CARVALHO DE MELO, LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
    10-36
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9607
  • SENTIDOS DO DISCURSO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA CURRICULAR

    SANTA MÓNICA JULIÃO MUGIME, CARLINDA LEITE
    37-55
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9735
  • DISCURSOS SOBRE CURRÍCULO, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÕES POLÍTICAS, TENSÕES E APROXIMAÇÕES

    JADE JULIANE DIAS MOTA, RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
    56-76
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9675
  • PASSOS EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS

    JANSSEN FELIPE DA SILVA, DENISE XAVIER TORRES
    77-105
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9637
  • SENTIDOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

    MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA, JORALICE CRISTINA VIRGÍNIO DE MORAIS
    106-126
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9713
  • OS DESAFIOS COM A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    ELAINE CONSTANT
    127-147
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9709
  • “AS PROPOSTAS BANAIS DA ESCOLA”: PERSPECTIVAS UNIVERSALISTAS DE POLÍTICAS CURRICULARES E SEUS ATRAVESSAMENTOS NOS CAMINHOS DA DOCÊNCIA E DA INFÂNCIA

    MARIA CLARA SANTIAGO CAMÕES, CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
    148-169
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9649
  • DISPOSITIVO DE ANTECIPAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS: GOVERNANDO CRIANÇAS E DOCENTES

    MARIA CAROLINA DA SILVA CALDEIRA
    170-192
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9689
  • O LIVRO DIDÁTICO PARA PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ARTEFATO PEDAGÓGICO DA SUBJETIVAÇÃO DOCENTE

    JULIANA DINIZ GUTIERRES BORGES, MARIA MANUELA ALVES GARCIA
    193-221
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9641
  • APRENDERES E FAZERES NÔMADES DA INFÂNCIA NA PRÉESCOLA OBRIGATÓRIA

    JOANE SANTOS DO NASCIMENTO, CONCEIÇÃO GISLÂNE NÓBREGA LIMA DE SALLES
    222-241
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9624
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: A FORMAÇÃO CONTINUADA E O PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO EM LÍNGUA

    MARIA DJANIRA VIEIRA VASCOCELOS, SOLANGE ALVES DE OLIVEIRA MENDES, CARLA PATRÍCIA ACIOLI LINS
    242-264
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9664

Artigos

  • (RE)CONCEITUALIZAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO ASSISTENCIALISMO, SERVIÇO SOCIAL E EDUCACIONAL NO ÂMBITO DA SEMEC (1968-2007)

    PEDRO THIAGO COSTA MELO, LUÍS CARLOS SALES
    265-286
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.8437
  • SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E CURADORIA DE INFORMAÇÕES NAS MÍDIAS DIGITAIS PARA A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO

    CLAUDIA ZUCATELLI, ALAN CESÁR BELO ANGELUCI, ANA SÍLVIA MOÇO APARÍCIO
    287-310
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.8875
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PÓS-GRADUANDOS

    JOÃO BATISTA OLIVEIRA DA SILVA, ROCHELE DA SILVA SANTAINA, VERONICE CAMARGO DA SILVA
    311-332
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9229
  • O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA DO GÊNERO NOTÍCIA EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

    CRISTIANE MALINOSKI PIANARO ANGELO, RENILSON JOSÉ MENEGASSI
    333-352
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9329
  • RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA

    MARÍLIA DE AZEVEDO ALVES BRITO, NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ
    353-383
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9373
  • LA EDUCACIÓN PRIMARIA RURAL. DE POSICIONES Y PERSPECTIVAS

    ANA MARÍA CADAVID ROJAS, LUISA FERNANDA ACOSTA CASTRILLÓN, ANDRÉS KLAUS RUNGE PEÑA
    384-415
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9418
  • A EDUCAÇÃO NA TRÍPLICE FRONTEIRA (BR, PY E AR): TENDÊNCIAS NEOLIBERAIS

    MARGARETE FRASSON
    416-446
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9586
  • DA ESCOLA RURAL À ESCOLA DA CIDADE: RITOS DE PASSAGEM E (RE)CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS

    ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA, HANILTON RIBEIRO DE SOUZA, NANCI RODRIGUES ORRICO, RITA DE CÁSSIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA
    447-471
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9404
  • A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL

    FERNANDA JOSIRENE DE MELO FERREIRA, CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
    472-490
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9343
  • A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA RURAL DE POSIÇÕES E PERSPECTIVAS

    ANA MARÍA CADAVID ROJAS, LUISA FERNANDA ACOSTA CASTRILLÓN, ANDRÉS KLAUS RUNGE PEÑA
    491-515
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9994