v. 27 n. 55 (2023): Linguagens, Educação e Sociedade

					Visualizar v. 27 n. 55 (2023): Linguagens, Educação e Sociedade

Dossiê: Políticas Educacionais Latino-Americanas: Planejamento, Implementação e Avaliação

Publicado: 2023-09-04

Dossiê Temático

  • NEOLIBERALISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DECRETO Nº 9.765/2019

    Estela Souza de Castro, Gabriela Medeiros Nogueira, Carmen Regina Gonçalves Ferreira
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4803
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA BASE TEÓRICA ADOTADA

    Bárbara Jessik Santos Alves Marques, Luciana Sedano
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4851
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS E AVALIAÇÃO EXTERNA: EXPERIÊNCIAS DO SAERS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO GRANDE

    Magda de Abreu Vicente, Juliana Silveira Oliveira
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4671
  • POLÍTICAS AVALIATIVAS E INDICADORES DE QUALIDADE: REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE

    Marília Henn Dutra, Andressa Aita Ivo, Juliana Sales Jacques
    1- 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4583
  • UN ANÁLISIS HISTÓRICO DE LOS SENTIDOS DE LAS POLÍTICAS DE FORMACIÓN DOCENTE EN ARGENTINA (1958-2015)

    Noralí Boulan
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4842
  • SEMENTES PARA O ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS. ISIA COMO PROPOSTA EDUCATIVA PLANTADA EM TERRA FIRME

    Alma Patricia Soto Sánchez, Juan Carlos Reyes Gómez
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4806
  • AS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL PARA O GERENCIALISMO DA INFÂNCIA: CUSTO-BENEFÍCIO COMO PROMOTOR DA QUALIDADE

    Fernanda Hubner de Lima, Débora Vanessa Felipe da Silva, Simone Sandri
    1- 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4539
  • AS CONFIGURAÇÕES DA AGENDA PRIVADO-MERCANTIL NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Allan Solano Souza, Bruno Leão, Thayse Freitas
    1- 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4382
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO PIAUÍ NO SAEB 2019

    Nemone de Sousa Pessoa, Eloisa Maia Vidal
    1 - 28
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4163
  • POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICO DO ACRE

    Cristiana Rodrigues Ferreira Neri, Giane Lucelia Grotti
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4873
  • POLÍTICA EDUCATIVA EN COLOMBIA: LA CALIDAD EDUCATIVA Y LA JUSTICIA SOCIAL EN LA ESCUELA

    Orlando Medina Cobo
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4801
  • GESTÃO EDUCACIONAL NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO BRASIL E DO PARAGUAI: SIMILITUDES, DIVERGÊNCIAS E DESAFIOS

    Andréia Vicência Vitor Alves, Pamela Caetano Gimenes
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4866

Artigos

  • TRAJETÓRIA ESCOLAR NO QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS: DA INVISIBILIDADE À BUSCA PELA AFIRMAÇÃO

    Carina Malonn, Rosangela Fritsch, Darciel Pasinato
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3884
  • EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS

    Jairo José Tonet, Cíntia Régia Rodrigues, Stela Maria Meneghel
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3993
  • FORMAS DE COLABORAÇÃO E(M) RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

    Valdeney Lima da Costa, Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4364
  • A EJA EM TERESINA (PI): CONTRADIÇÕES ENTRE O DIREITO E A EFETIVAÇÃO DA OFERTA

    Francislene Santos Castro, Rosana Evangelista da Cruz
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4012
  • O LUGAR DA DIVERSIDADE NA BNCC PARA LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO

    Silvio Nunes da Silva Júnior
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4164
  • LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NA CIBERCULTURA: DIALOGANDO COM AS EXPERIÊNCIAS DO LABFOR

    Ivanda Maria Martins Silva
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3855
  • LETRAMENTO CRÍTICO E EXERCÍCIO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE LÍNGUAS

    Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
    1 - 28
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3813
  • CORPO-VIADO, GÊNERO E CINEMA: EFEITOS DEFORMATIVOS NO CURRÍCULO ESCOLAR

    Rafael Lesses da Silva, Joacir Marques da Costa, Carlos Edimilson Avila de Lima
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4229
  • O ENSINO COMO BASE PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA

    Georgyanna Andréa Silva Morais, Julia Malanchen
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4309
  • “EU GOSTO DOS FEEDBACKS, EU ME SINTO BEM”: PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE AVALIAÇÃO DIALÓGICA NO ENSINO SUPERIOR

    Anna Laura Kerkhoff Cristofari, Valesca Brasil Irala
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3656
  • FOTOGRAFIAS COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA: TECENDO NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

    Joelson de Sousa Morais, Kelly Almeida de Oliveira, Cristiane Dias Martins da Costa
    1 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4221
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS IMIGRANTES

    Munira Smidi, Janaína da Silva Gonçalves
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3592
  • PESQUISAS SOBRE INDUÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: UM MAPA DO DEBATE

    Iris Martins de Souza Castro, Isabel Maria Sabino de Farias
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3104
  • CRISE ESTRUTURAL E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: A BNCC E A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO

    Lailton de Souza Santos, Wellyna Gonçalves Jucá, Layslândia de Souza Santos
    1- 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4523
  • MENSAGEM DA APAE (1963-1973): EDUCAR OS PAIS PARA EDUCAREM OS EXCEPCIONAIS

    Giovani Ferreira Bezerra
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4548
  • BIBLIOTECA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

    Marina Moreira, Gisela Eggert-Steindel
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3923
  • ASSOCIAÇÕES ENTRE RÓTULOS ESCOLARES E EXPECTATIVAS DE FUTURO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO

    Camila Peres Lima, Rodrigo Rosistolato
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.2895

Resenha

  • POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira
    1 - 6
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4568