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Suspensão da submissão de artigos

A Equipe Editorial da Revista Linguagens, Educação e Sociedade informa que a submissão de novos trabalhos está temporariamente suspensa até 31/12/2023.

Agradecemos a compreensão dos/as pesquisadores/as que escolhem a Revista LES para publicação de seus manuscritos e contribuem para o fortalecimento da nossa Revista.

  • Revista LES completa 26 anos de democratização do conhecimento

    2024-07-01

    Revista LES completa 26 anos de democratização do conhecimento

    A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES), vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, completa 26 anos de atuação dedicada a democratização do conhecimento científico e acadêmico no meio norte do Brasil.

    Nestes 26 anos, a Revista LES já publicou mais 1000 artigos científicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, constituindo-se num acervo acadêmico importante para os estudos e as pesquisas na área da Educação.

    Convidamos os estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores a lerem os trabalhos publicados nas diversas edições da revista. É importante que vocês façam seu cadastro no site para receber as informações sobre os novos números e as notícias atualizadas da revista.

     

    Clique no link e acesse a nossa nova edição:
    https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc

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  • Chamada Dossiê: Políticas educacionais latino-americanas: planejamento, implementação e avaliação

    2023-07-23

    O Dossiê “Políticas educacionais latino-americanas: Planejamento, implementação e avaliação” tem como objetivo compartilhar estudos e pesquisas que discutam as políticas educacionais na América Latina, com ênfase no processo de planejamento, implementação e avaliação, destacando os avanços e desafios enfrentados por gestores públicos, educadores, movimentos sociais na construção de políticas educacionais que reafirmem o direito à educação dos povos latino-americanos.

    Os textos deverão evidenciar as problemáticas, perspectivas, tensões e desafios que permeiam o debate no campo das políticas educacionais, principalmente a partir da intervenção dos Estados latino-americanos e da implementação de projetos educacionais que ampliem ou restrinjam o direito à educação.

    O Dossiê pretende compartilhar reflexões de base teórica e empírica construídas nos diferentes países da América Latina, apontando contribuições que permitam desvelar o impacto das políticas educacionais na estrutura e funcionamento das instituições educacionais, bem como apontar caminhos e alternativas voltados à implementação de políticas que favoreçam a democratização dos sistemas educacionais e a construção de projetos educativos de qualidade.

    Organizadores:

    Profa. Dra. Luisa Xavier de Oliveira (PPGEd/UFPI)

    Prof. Dr. Pedro Flores Crespo (Universidad Autónoma de Querétaro - México)

    Prof. Dr. Omar Orlando Pulido Chaves (Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia) 

    Prazo de submissão: até 30 de setembro de 2023

    Publicação do Dossiê: Dezembro/2023

    As normas para submissão de trabalhos encontram-se disponíveis na página: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions

     

    Llamada Dossier: Políticas educativas latinoamericanas: Planificación, implementación y evaluación

     El Dossier “Políticas educativas latinoamericanas: Planificación, implementación y evaluación” tiene como objetivo compartir estudios e investigaciones que discutan las políticas educativas en América Latina, con énfasis en el proceso de planificación, implementación y evaluación, destacando los avances y desafíos que enfrentan los gestores públicos, educadores, los movimientos sociales en la construcción de políticas educativas que reafirmen el derecho a la educación de los pueblos latinoamericanos.

    Los textos deben resaltar los problemas, perspectivas, tensiones y desafíos que permean el debate en el campo de las políticas educativas, principalmente a partir de la intervención de los Estados latinoamericanos y la implementación de proyectos educativos que amplían o restringen el derecho a la educación.

    El Dossier pretende compartir reflexiones teóricas y empíricas construidas en los diferentes países de América Latina, señalando aportes que permitan revelar el impacto de las políticas educativas en la estructura y funcionamiento de las instituciones educativas, así como señalar caminos y alternativas tendientes a la implementación. de políticas que favorezcan la democratización de los sistemas educativos y la construcción de proyectos educativos de calidad.

    Organizadores:

    Profa. Dra. Luisa Xavier de Oliveira (PPGEd/UFPI)

    Prof. Dr. Pedro Flores Crespo (Universidad Autónoma de Querétaro - México)

    Prof. Dr. Omar Orlando Pulido Chaves (Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia) 

    Plazo de sumisión: até 30 de setembro de 2023

    Publicación del Dossier: Diciembre/2023

    Las normas para la presentación de trabajos se encuentran disponibles en la pagina: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions

    Documentos para Downloads

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  • Chamada Dossiê: Políticas educacionais latino-americanas: planejamento, implementação e avaliação

    2023-07-14

    O Dossiê “Políticas educacionais latino-americanas: Planejamento, implementação e avaliação” tem como objetivo compartilhar estudos e pesquisas que discutam as políticas educacionais na América Latina, com ênfase no processo de planejamento, implementação e avaliação, destacando os avanços e desafios enfrentados por gestores públicos, educadores, movimentos sociais na construção de políticas educacionais que reafirmem o direito à educação dos povos latino-americanos.

    Os textos deverão evidenciar as problemáticas, perspectivas, tensões e desafios que permeiam o debate no campo das políticas educacionais, principalmente a partir da intervenção dos Estados latino-americanos e da implementação de projetos educacionais que ampliem ou restrinjam o direito à educação.

    O Dossiê pretende compartilhar reflexões de base teórica e empírica construídas nos diferentes países da América Latina, apontando contribuições que permitam desvelar o impacto das políticas educacionais na estrutura e funcionamento das instituições educacionais, bem como apontar caminhos e alternativas voltados à implementação de políticas que favoreçam a democratização dos sistemas educacionais e a construção de projetos educativos de qualidade.

    Organizadores:

    Profa. Dra. Luisa Xavier de Oliveira (PPGEd/UFPI)

    Prof. Dr. Pedro Flores Crespo (Universidad Autónoma de Querétaro - México)

    Prof. Dr. Omar Orlando Pulido Chaves (Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia) 

    Prazo de submissão: até 30 de setembro de 2023

    Publicação do Dossiê: Dezembro/2023

    As normas para submissão de trabalhos encontram-se disponíveis na página: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions

     

    Llamada Dossier: Políticas educativas latinoamericanas: Planificación, implementación y evaluación

     El Dossier “Políticas educativas latinoamericanas: Planificación, implementación y evaluación” tiene como objetivo compartir estudios e investigaciones que discutan las políticas educativas en América Latina, con énfasis en el proceso de planificación, implementación y evaluación, destacando los avances y desafíos que enfrentan los gestores públicos, educadores, los movimientos sociales en la construcción de políticas educativas que reafirmen el derecho a la educación de los pueblos latinoamericanos.

    Los textos deben resaltar los problemas, perspectivas, tensiones y desafíos que permean el debate en el campo de las políticas educativas, principalmente a partir de la intervención de los Estados latinoamericanos y la implementación de proyectos educativos que amplían o restringen el derecho a la educación.

    El Dossier pretende compartir reflexiones teóricas y empíricas construidas en los diferentes países de América Latina, señalando aportes que permitan revelar el impacto de las políticas educativas en la estructura y funcionamiento de las instituciones educativas, así como señalar caminos y alternativas tendientes a la implementación. de políticas que favorezcan la democratización de los sistemas educativos y la construcción de proyectos educativos de calidad.

    Organizadores:

    Profa. Dra. Luisa Xavier de Oliveira (PPGEd/UFPI)

    Prof. Dr. Pedro Flores Crespo (Universidad Autónoma de Querétaro - México)

    Prof. Dr. Omar Orlando Pulido Chaves (Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia) 

    Plazo de sumisión: até 30 de setembro de 2023

    Publicación del Dossier: Diciembre/2023

    Las normas para la presentación de trabajos se encuentran disponibles en la pagina: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions

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  • Revista LES lança nova edição

    2023-04-04

    A Revista Linguagens, Educação e Sociedade, vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, lançou no final de março a primeira edição de 2023, a edição de número 53.

    O novo número da revista conta com 15 artigos que abordam sobre temáticas variadas e trazem contribuições importantes para o campo da educação. Os textos discutem sobre educação integral, letramento digital, educação especial, educação infantil e BNCC, neoliberalismo e educação, dentre outros temas.

    Convidamos os/as  leitores da LES a visitarem o novo site e lerem os trabalhos publicados nesta e nas outras edições da revista. Clique no link e acesse a nossa nova edição: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc

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    Equipe Editorial da Revista LES

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  • Chamada para o Dossiê: Que Currículo é a BNCC?

    2022-06-02

    Este dossiê visa congregar trabalhos voltados à discussão da Base Nacional Comum Curricular - BNCC como um conjunto de dispositivos que busca, através de forte prescrição, concretizar um projeto homogêneo para a educação brasileira. Dentre seus enfoques está a oportunidade de pensar nas articulações que sustentam a BNCC, suas relações com outras políticas, tais como a de formação de professores, de produção de materiais didáticos, de avaliação, bem como a participação de agentes do capital, que se valem da premissa da homogeneidade como um capacitor de equidade e de desenvolvimento econômico. Importam também contribuições atentas às articulações políticas associadas a agendas comprometidas com a difusão de valores éticos e morais, de determinado padrão de sujeito, de mão de obra voltada ao atendimento de demandas do mundo do trabalho. Igualmente, são acolhidos trabalhos que compreendam que movimentos em prol do aumento do controle curricular não se configuram como ações de equidade social e, menos ainda, como decisões políticas democráticas. Esta edição busca constituir diálogo sobre estratégias políticas que buscam, através de uma arquitetura prescritiva de intensificação normativa, apagar/reduzir/violentar práticas culturais e microcósmicas produzidas nos cotidianos. Conclusivamente, convidamos ao tensionamento de concepções curriculares que tendem a informar propostas como a da BNCC e destacamos a necessidade de pensar o currículo como produção cultural e enunciação, não como meio para controle e prescrição.

    Prazo para submissão: 30 de agosto de 2022

     Organizadores: Professor Doutor Hugo Heleno Camilo Costa (UFMT);

                             Professor Doutor Phelipe Florez Rodrigues (UERJ)

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  • Chamada para o Dossiê: Que Currículo é a BNCC?

    2022-06-02

    Este dossiê visa congregar trabalhos voltados à discussão da Base Nacional Comum Curricular - BNCC como um conjunto de dispositivos que busca, através de forte prescrição, concretizar um projeto homogêneo para a educação brasileira. Dentre seus enfoques está a oportunidade de pensar nas articulações que sustentam a BNCC, suas relações com outras políticas, tais como a de formação de professores, de produção de materiais didáticos, de avaliação, bem como a participação de agentes do capital, que se valem da premissa da homogeneidade como um capacitor de equidade e de desenvolvimento econômico. Importam também contribuições atentas às articulações políticas associadas a agendas comprometidas com a difusão de valores éticos e morais, de determinado padrão de sujeito, de mão de obra voltada ao atendimento de demandas do mundo do trabalho. Igualmente, são acolhidos trabalhos que compreendam que movimentos em prol do aumento do controle curricular não se configuram como ações de equidade social e, menos ainda, como decisões políticas democráticas. Esta edição busca constituir diálogo sobre estratégias políticas que buscam, através de uma arquitetura prescritiva de intensificação normativa, apagar/reduzir/violentar práticas culturais e microcósmicas produzidas nos cotidianos. Conclusivamente, convidamos ao tensionamento de concepções curriculares que tendem a informar propostas como a da BNCC e destacamos a necessidade de pensar o currículo como produção cultural e enunciação, não como meio para controle e prescrição.

    Prazo para submissão: 30 de agosto de 2022

     Organizadores: Professor Doutor Hugo Heleno Camilo Costa (UFMT);

                                 Professor Doutor Phelipe Florez Rodrigues (UERJ)

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