v. 29 n. 60 (2025): Linguagens, Educação e Sociedade

					Visualizar v. 29 n. 60 (2025): Linguagens, Educação e Sociedade

v. 29 | n. 60 | Mai./Set. 2025: Linguagens, Educação e Sociedade

Dossiê - Didática: tessituras para sentipensar complexo e transdisciplinar na educação contemporânea

Publicado: 2025-05-27

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: DIDÁTICA - TESSITURAS PARA SENTIPENSAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR NA CONTEMPORANEIDADE

    Marilza Vanessa Rosa Suanno, Núria Lorenzo Ramírez, Rafael Montãno Arrieta
    1 - 6
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6780
  • DIDÁTICA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR: DA AUTO-HETERO-ECOFORMAÇÃO À FORMAÇÃO DOCENTE TRANSFORMADORA

    Izabel Petraglia, Mariangelica Arone, Ana Cecília Espinosa Martinez
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6614
  • O CAMPO INVESTIGATIVO DA DIDÁTICA: ENFOQUES EMERGENTES

    Wanderson Diogo Andrade da Silva, Suzana dos Santos Gomes, Marcela Gaete Vergara
    1 - 28
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6495
  • ENSINO DE DIDÁTICA DE MODO REMOTO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS: A VISÃO DOS ESTUDANTES

    Nadiane Feldkercher, Lui Nörnberg, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    1 - 28
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6018
  • ATELIÊS DIDÁTICOS: TECENDO UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA PERSPECTIVA DA DIDÁTICA SENSÍVEL

    Cristina D'Ávila
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6513
  • RESIDÊNCIA MÉDICA TRANSDISCIPLINAR EM GENÉTICA: CONCEITO, PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO E DESENHO CURRICULAR

    Rafael Eduardo Montaño Arrieta, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6615
  • AS DIMENSÕES DE APRENDIZAGEM DE UM PROJETO DE CIDADE EDUCADORA: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA CRÍTICA DECOLONIAL

    Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Regina Alves, Patrícia Magalhães
    1 - 28
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6600
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR EM GOIÁS, BRASIL: UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR A PARTIR DAS CLASSES HOSPITALARES

    Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Uyara Soares Cavalcanti Teixeira, Rita Gangale Valenzuela
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6609
  • DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TEA

    Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Eriene Macêdo de Moraes, Benedito Orlando Mondlane
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6593
  • DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR: ROBÓTICA COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES

    Jonathan Faraco França, Madalena da Silva, Ramón Garrote Jurado
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6694

Artigos

  • FORMAÇÃO CONTINUADA E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERESSES E INFLUÊNCIAS SUBJACENTES

    Danieli Bachtchen, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5402
  • ESTÁGIO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COM A PALAVRA OS SUJEITOS DA ESCOLA

    Mari Clair Moro Nascimento, Raquel Lazzari Leite Barbosa
    1 - 3o
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5822
  • O PAPEL DO APOIO PEDAGÓGICO NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS EM CLASSES REGULARES

    Jenifer Rosa Ferreira, Marcelo Augusto Scudeler
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6582
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E AVALIATIVA

    Fabricio Storani de Oliveira, José Claudio Del Pino
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6210
  • EDUCAÇÃO 5.0: DELIMITANDO PARÂMETROS E CONSTRUINDO NOVAS DEFINIÇÕES

    Paulo Sérgio Pereira Bagestero, Daniel Henrique Roos
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6014
  • DO MODELO OBEDIENTE A UMA ESCRITA SENSÍVEL E COLETIVA: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E ESCRITA ACADÊMICA NA CONTEMPORANEIDADE

    Fransuelly Raimundo Rêgo, Ismar Inácio dos Santos Filho
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5944
  • 1º ANO NÃO É 1ª SÉRIE! REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE INFÂNCIA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Klinger Teodoro Ciríaco, Leny Rodrigues Martins Teixeira
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6571
  • PONDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O FASCISMO SOCIAL E O CONTRAPONTO DA CIDADE EDUCADORA

    CAMILA CHIODI AGOSTINI, Daniela dos Santos
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.4753
  • ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO

    Manuela Mendes Moreira, Terezinha Richartz
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6308
  • PANORAMA HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE NO BRASIL: REVISITAR O PASSADO PARA PENSAR O FUTURO

    Patrícia de Sousa Oliveira, Vanessa Therezinha Bueno Campos
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5420
  • CAMINHOS HISTÓRICOS DO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

    MARILIA ABDULMASSIH
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5970
  • SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU NA FORMAÇÃO CONTINUADA

    Rosany Silva Diniz Figueiredo, Alcides de Castro Amorim Neto
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6649
  • RELAÇÕES ENTRE O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE HUMANA: O QUE PENSAM ESTUDANTES DO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

    Laura Fragoso Alves de Carvalho, Francieli Alves da Silva, Arnaldo Nogaro, Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski
    1 - 25
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5941