A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4705

Palavras-chave:

Formação inicial, Tecnologias Digitais, Instrumentos Tecnológicos, Ensino e Aprendizagem

Resumo

No momento em que a sociedade busca o enfretamento de desafios, como é o caso de qualificar os processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, o uso das TDs ganha um novo capítulo no contexto das práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que a formação dos professores para esse fazer auxiliado pelos instrumentos tecnológicos. Assim, o objetivo do presente estudo foi levantar as características da formação inicial e formação continuada dos professores, no que se refere a capacitação desses profissionais para o uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas para o ensino médio. Para o alcance do objetivo traçado foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com caráter metodológico indutivo e análise qualitativa, com a coleta de dados primários em 8 (oito) escolas públicas de Rondonópolis-MT, tendo como público participante 74 (setenta e quatro) professores. A partir dos dados coletados conclui-se que a formação inicial dos professores ofereceu maior nível de conhecimento na elaboração e execução de práticas pedagógicas, no entanto, a formação tecnológica desses mesmos professores foi maior na formação continuada, o que evidencia os benefícios da busca por formação continuada para qualificar os professores gerando competências e habilidades para trabalhar com as TDs nas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marijane Soares, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2021); Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2020); Professora de Espanhol na Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos de Rondonópolis-MT. E-mail: jane1442@outlook.com.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI câmpus Frederico Westphalen.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira; Mestre em Letras. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, Campus Frederico Westphalen. Exerce a função de Coordenação do Programa de Mestrado em Letras da URI.  Atua como editora-chefe da Revista de Ciências Humanas e é membro da equipe editorial da Revista Literatura em Debate, Revista Língua & Literatura, Revista Recorte, Memento. Integra o banco de avaliadores da Educação Superior do INEP/MEC. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base – ensino médio. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensinomedio/file. Acesso em: 18 fev. 2024.

CALEJON, L. M. C.; BRITO, A. de S. Entre a pandemia e o pandemônio uma reflexão no campo da educação. Revista EDUCAmazônia – Educação Sociedade e Meio Ambiente,

Humaitá, v. XXV, n. 2, p. 291-311, jul.-dez. 2020.

CAMPOS, V. A. B. Tecnologias digitais e sua utilização no processo ensinoaprendizagem no ensino médio. 2017. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, 2017.

CERUTTI, E. Novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem na cibercultura: conhecendo os alicerces que embasam a formação. Revista Língua e Literatura, v. 21, n. 38, p. 2-16, jul./dez. 2019.

CERUTTI, E.; BALDO, A. P. Da ambiência do aluno à prática docente: olhares sobre as tecnologias digitais em sala de aula. Eccos Revista Científica, São Paulo, n.55, p. 1-18, e8349, out./dez. 2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre-Rio Grande do Sul: Artmed, 2010.

FRANÇA, A.; FURLIN, N. Educação e desigualdades digitais durante a pandemia da

COVID-19: análise da produção científica. Revista Linguagem, Educação e SociedadeLES, v. 27, n. 53, p. 300-326, 2023.

FRIZON, V.; LAZZARI, M. de B.; SCHWABENLAND, F. P.; TIBOLLA, F. R. C. A formação de professores e as tecnologias digitais. IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar – ENAEH. III Seminário Internacional de Representações Sociais – Educação. V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – SIPO – Cátedra UNESCO.

PUCRS, p. 10191-10205, 26 a 29/10/2015.

GANDIN, H. B.; PORTO, A. P. T. O uso de aplicativos educacionais na formação de professores de Língua Inglesa. Revista Vivências, Erechim, v. 17, n. 32, p. 457-470, jan./jun. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JORGE, W. J. (Org.). Educação presencial e a distância: desafios e reflexões. MaringáParaná: Uniedusul, 2020.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, Simone Becher Araujo. Ler e escrever em Filosofia no ensino médio em tempos de tecnologias digitais. 2018. 211f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2018.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-São Paulo: Papirus, 2016.

MOREIRA, P. R. Mídias digitais no ensino médio estadual de Minas Gerais. 2019. 171f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, 2019.

NASS, S. Tecnologias da informação e comunicação (TIC): possibilidade de uma aprendizagem significativa do conteúdo de funções orgânicas no terceiro ano do ensino médio na disciplina de Química. 2012. 132f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, 2012.

OLIVEIRA, C. A. C. de. Aulas em multimídia como ferramenta pedagógica na melhoria do ensino de Química de alunos do 1º Ano do Ensino Médio: um estudo de caso. 2015. 98f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, 2015.

PEREIRA, A. de J.; NARDUCHI, F.; MIRANDA, M. G. de. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de COVID-19 nas escolas públicas. Rev. Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 219-236, jul./out. 2020.

PORTO, L. T.; PORTO, A. P. T. Recursos tecnológicos no processo de aprendizagem de literatura. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 6, p. 258-267, 2012.

POSSAS, I. M. de M. Sentidos subjetivos de estudantes do ensino médio: o uso das tecnologias digitais para estudar Biologia. 2017. 109f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, 2017.

PRADO, J. V. do. As tecnologias digitais como ferramentas auxiliares no ensino de Língua Inglesa no terceiro ano do ensino médio. 2018. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, 2018.

SANTOS, A. B. dos. Tecnologias digitais móveis e o cotidiano escolar: potencialização do processo de aprendizagem no ensino médio. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, 2019.

TARTUCE, G. L. B. P.; MORICONI, G. M.; DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M. R. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. CADERNOS DE PESQUISA, v. 48, n. 168, p. 478-504, abr./jun. 2018.

VECCHI, M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em escolas públicas e privadas de ensino médio de Tangará da Serra – MT. 2019. 99f. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências e Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Soares, M., & Teixeira Porto, A. P. . (2024). A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1 - 25. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4705