MODOS NARRATIVOS E MODOS DE EXISTÊNCIA DE SABERES EXPERIENCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5395

Palavras-chave:

educação de adultos, hermenêutica, narrativa, conhecimento experiencial, validação

Resumo

No contexto dos dispositivos de Validação das Aquisições da Experiência (VAE), a narrativa constitui-se, para o candidato, como um meio que possui uma finalidade: a escrita e a composição do texto que devem possibilitar a manifestação e a caracterização dos saberes adquiridos por meio da prática, em situação. Essa proposição nos leva a postular um princípio de codependência entre os sistemas narrativos usados nas aplicações da VAE e as formas como o conhecimento experiencial existe do ponto de vista daqueles que ocupam o papel de avaliadores. Essa operação muito específica, que envolve a passagem para a linguagem da experiência e a categorização dos saberes no contexto dos procedimentos de validação, merece ser examinada. O objetivo deste artigo é, portanto, examinar as respectivas contribuições e complementaridades geradas pelos modos de narrativa em primeira e terceira pessoa. O desafio desse exame está em definir as maneiras pelas quais a experiência vivida é expressa e caracterizar as estratégias narrativas a fim de analisar seus efeitos sobre os modos de existência dos saberes experienciais no contexto da validação das aquisições da experiência.

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Biografia do Autor

Hervé Breton, Université de Tours

Doutor em Educação pela Universidade de Tours (2013). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de Tours. Vice-Presidente da Associação Internacional de Histórias de Vida na Educação (ASIHVIF). Coordenador membro da rede "História de vida e biografia" da sociedade européia de pesquisa em educação de adultos (LHBN/ESREA).

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Breton, H. (2024). MODOS NARRATIVOS E MODOS DE EXISTÊNCIA DE SABERES EXPERIENCIAIS . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–16. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5395

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