A PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: UMA UTOPIA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4957

Palavras-chave:

Pedagogia libertadora, Utopia brasileira, Paulo Freire

Resumo

O texto apresenta uma reflexão acerca da dimensão utópica do pensamento educacional freireano, por meio do exame das referências diretas sobre o tema utopia encontradas na obra do autor, articuladas a outros documentos como a famosa Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel de Portugal, relatos da viagem de Cristóvão Colombo de 1492 e a obra Utopia de Thomas Morus (1515), na perspectiva de um arranjo que nos permitisse compreender o contexto em que Paulo Freire atuou e como este brasileiro chegou a elaborar uma concepção de educação, ao mesmo tempo possível, necessária e utópica, afastando-se da ruptura e da guerra. Verificamos uma matriz utópica, principalmente nos textos que consideramos como nascedouros de sua pedagogia, Educação como prática de liberdade e Pedagogia do Oprimido. De lá pra cá, nestes 50 anos, passamos de um Brasil com 50 % de pessoas não alfabetizadas para um país com menos de 10% de não alfabetizados, muito temos que caminhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia de Fatima Oliveira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, do DEDCX/UNEB. Teixeira de Freitas. BA. Pós doutora pela Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto/PT.

Referências

ARAÚJO, A. e TEIXEIRA, M. C. Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 4, p. 7-13, out./dez. 2009. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/6539>. Acesso em 15 de outubro de 2015.

BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. Para uma história do negro no Brasil. Direção geral de Maria Alice Barroso. Rio de Janeiro, 1988. 64 p. Disponível em http: www.objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2015.

CAMINHA, P. A Carta, de Pero Vaz de Caminha. Edição de Base: Carta a El Rei D. Manuel, Dominus: São Paulo, 1963, 9 p. Disponível em http: < http:// www.culturabrasil.org/zip/carta.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2015.

COLOMBO, C. Diários da descoberta da América: as quatro viagens e o testamento. 2. ed. Porto Alegre, L&PM Editores, 1991. Disponível em <http://www.lpm.com.br/livros/Imagens/diarios_da_descoberta_da_america.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2015.

ÉMERY, B A utopia brasileira. Portuguese Cultural Studies 1 Spring. The Netherlands, no. 73 pp. 73-84, 2007. Disponível em <http://www2.let.uu.nl/solis/psc/p/PVOLUMEONEPAPERS/P1EMERY.pdf> Acesso em 15 de outubro de 2015.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

FERNÁNDEZ, Tatiana. O grande louco: O olhar insubordinado de Simón Rodríguez. Educação, Sociedade & Culturas. Porto, nº 39, p. 55-75, 2013

FRANCA, L. América Latina e as ditaduras militares: fatores históricos”. Instituto Norberto Bobbio, 2011 Disponível em: <http://norbertobobbio.wordpress.com/2011/06/27/america-latina-e-as-ditadurasmilitares-fatores-historicos>. Acesso em 15 outubro de 2015.

FREIRE, A. M. Educação para a paz segundo Paulo Freire. Educação. Porto Alegre, ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 – 393, Maio/Ago, 2006. Disponível em < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/449/345>. Acesso em 15 de outubro de 1015.

FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: 17ª.edição. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

FREIRE, P. Direitos humanos e educação libertadora. In: Freire, Ana Maria (org.) Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora. UNESP, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. Organizado por Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Unesp, 2004.

FREIRE, P. e Guimarães, S. Aprendendo com a própria vida. Educação, Sociedade & Culturas. Porto. nº 23, p. 203-206, 2005.

FREIRE, P. et al. Educação: O sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos R. (Org.). O Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1983, pp 89-102. Disponível em <http://acervo.paulofreire.org:80/xmlui/handle/7891/1460>. Acesso em 15 de outubro de 2015.

FREIRE, P. Denúncia, anúncio, profecia, utopia e sonho. In: [BRASIL; SENADO FEDERAL. O livro da profecia: o Brasil no terceiro milênio. Brasília: Coleção Senado, 1997

GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. 2ª. Ed. São Paulo, Scipione, 1991.

GADOTTI, M. A utopia como tema epocal freireano. In: A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher, Brasil, 2007, p. 15-18

LOIOLA, F. e BORGES, C. A pedagogia de Paulo Freire ou quando a educação se torna um ato político. In: A pedagogia: Teoria e prática da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 305-326.

MANGOLIN, C. e BARROS, P. O sentido político e econômico da ditadura militar no Brasil. Revista Crítica do Direito, São Paulo, n. 5, vol.67, dez. 2015 – mar. 2016, p.441-457. Disponível em: <http://criticadodireito.com.br/>. Acesso em 26 de abril de 2016.

MARQUESE, R. A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX. Novos estudos CEBRAP, n. 74, março 2006, pp. 107-123. Disponível em . Acesso em 15 de outubro de 1015

MORUS, T. Utopia. Disponível em Utopia. file:///C|/site/LivrosGrátis/utopia.htm (1 of 62) [05/04/2001 17:09:01]. Acesso em 10 de outubro de 2015.

OLIVEIRA, R. G. Operação condor: o terrorismo de estado no cone sul e o papel hegemônico dos estados unidos. RICRI Vol. 1, No. 1, 2013 pp. 30-52. Disponível em .

RODRÍGUEZ, S. Inventamos o erramos. Caracas, Venezuela: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 2004. Disponível em . Acesso e, 15 de outubro de 2015.

RODRÍGUEZ, S. Inventamos ou erramos. Tradução Cinthia Fernandes; apresentação e notas Maximiliano Durán, Walter Kohan. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. (Coleção Educação: Experiência e Sentido)

SIQUEIRA, N. R.; BOMFIM, N. R. Movimentos sociais e educação popular: Uma análise crítica dos discursos de líderes políticos na web: Uma análise crítica dos discursos de líderes políticos na web. Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES, v. 28, n.56, 2024, eISSN: 2526-8449

TUFANO, D. A Carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Ed. Moderna, 1999.

UNESCO. Educação para todos 2000-2015: progressos e desafios. Relatório Conciso. 1ª. Edição. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2015.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

Oliveira de Jesus, L. de F. (2024). A PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: UMA UTOPIA BRASILEIRA . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1-26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4957