O GOLPE DE 2016, A ASCENSÃO DE BOLSONARO E A EDUCAÇÃO: UM PROJETO DE CLASSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4140

Palavras-chave:

Educação, Crise do capitalismo, Golpe de 2016, Governo Bolsonaro

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise sobre a crise estrutural do capitalismo e sua relação com o golpe de 2016, a ascensão de Bolsonaro e o desmonte das políticas educacionais como meio de mercantilização e de privatização da educação pública nos tempos atuais. Nesse sentido, a questão da educação sob o governo Bolsonaro só pode ser analisada quando esta é compreendida a partir de seus determinantes materiais e da correlação de forças presentes na luta de classes. Portanto, não se trata de compreendê-la como expressão exclusiva das proposições obscurantistas do presidente em questão, mas a partir do ódio de classe, inerente à nossa formação histórica e social do domínio burguês, com suas respectivas frações de classe, que permanecem atreladas a uma base ideológica, cujas raízes remontam ao passado escravocrata e patriarcal. As análises apontam os nexos entre a crise estrutural do capital, as proposições fascistas e o desmantelamento da educação. Para alcançar os objetivos propostos, à luz do materialismo histórico e dialético, faz-se imperativo compreender a ascensão do discurso reacionário e autoritário nos últimos anos, o golpe que derrubou a presidenta Dilma Roussef e as ações no âmbito da educação a partir do referido momento. Conclui-se pela urgência da mobilização daqueles que se identificam com os interesses populares para o fortalecimento da educação pública, universal e gratuita, como espaço de trincheira de socialização dos conhecimentos e da mobilização dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp), 2007 . Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação e docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá ( UEM ), Maringá , Paraná , Brasil . Endereço para correspondência: Rua Monsenhor Kirmura, 445, apartamento, 102 , Vila Cleópatra, Maringá, PR, Brasil

Fabrícia de Cassia Grou de Paula, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Atualmente desenvolve trabalhos nos seguintes temas: aprendizagem, desenvolvimento, mediação e educação,religião,ditadura civil-militar e legislação. educacional. 

Referências

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A pesquisa acadêmica no século XXI. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017.

BAGNO, Marcos. Glorificação da ignorância. Revista Consciência, Carta Capital, [S. l.], 16 jul. 2019. Disponível em: https://revistaconsciencia.com/governo-e-a-glorificacao-da-ignorancia/ Acesso em: 12/02/2023.

BRASIL. Projeto de Lei n° 3076, de 2020. Institui o Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores – Future-se. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=7B8E383B8826C9F071BAAAE5DCF05D09.proposicoesWebExterno1?codteor=1900012&filename=PL+3076/2020. Acesso em: 23 fev. 2023.

CORREIO BRASILIENSE. Universidades são 'massacradas por ideologia de esquerda', diz Bolsonaro. Correio Brasiliense, 11/03/2019. Disponível em << https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/03/11/interna_politica,742130/ambiente-academico-tem-sido-massacrado-por-ideologia-de-esquerda.shtml >> Acesso: 21/02/2023.

DW. Governo federal prevê 216 escolas militares em quatro anos. Deutsche Welle. Disponível << https://www.dw.com/pt-br/governo-federal-prev%C3%AA-216-escolas-militares-em-quatro-anos/a-50318883 >> Acesso em: 23 fev. 2023.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola sem partido: Esfinge que ameaça a educação e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP/UERJ. 2017.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2019.

LOPES, Mauro. “As quatro famílias que decidiram derrubar um governo democrático”. In JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo (Org.) Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise /organização. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 100-106.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Volume II. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich; LÊNIN, Wladimir Ilitch. Manifesto Comunista; Teses de Abril. São Paulo: Boitempo, 2017.

MASCARO, Alysson Leandro. Crítica do fascismo. São Paulo: Boitempo, 2022.

MEDEIROS FILHO, Barnabé. O golpe no Brasil e a reorganização imperialista em tempo de globalização. In: KRAWCZYK, Nora; LOMBARDI, José Claudinei (Org.). O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.

O ESTADO DE SÃO PAULO. Chegou a hora de dizer: basta! O Estado de São Paulo, 13/3/2016.

SANTOS, M. R. S.; MUSSE, R.; CATANI, A. M. Desconstruindo a educação superior, os direitos humanos e a produção científica: o bolsonarismo em ação. Revista Eletrônica de Educação, v.14,1-19, e4563135, jan./dez. 2020.

TROTSKY, L. “O único caminho: “Burguesia, pequena-burguesia e proletariado” In: TROTSKY, L. Revolução e contrarrevolução na Alemanha. Lisboa-Porto-Luanda: Centro do Livro Brasileiro, s.d. , p. 289.

UOL. Presidente do Bradesco elogia Exército; vídeo é 'pessoal', diz banco. Uol. Economia. Disponível << https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/06/04/em-video-presidente-do-bradesco-elogia-exercito-e-formacao-militar.htm>> Acesso: 22/02/2023.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

de Oliveira Gomes, M. A., de Cassia Grou de Paula, F. ., & Barbosa Lobo, C. . (2024). O GOLPE DE 2016, A ASCENSÃO DE BOLSONARO E A EDUCAÇÃO: UM PROJETO DE CLASSE. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–25. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4140

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.