ATELIÊ FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM ESPIRAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5441Palavras-chave:
Pesquisa (auto)biográfica, Práticas de formação, Narrativas de profissionais de educação, Ateliê biográficoResumo
Este estudo ancora-se em uma pesquisa-formação, cujo objetivo foi investigar o desenrolar dos processos de formação que se pautam em narrativas produzidas a partir da elaboração de espirais de formação. Para tanto, explora-se inicialmente a noção de formação em perspectiva biográfica; apresenta-se a metáfora da espiral; discutem-se três movimentos, circundação, amplificação e reconstelação, que deram sustentação à elaboração e à análise das narrativas; e, por fim, analisam-se as narrativas e as espirais produzidas no contexto do ateliê. Observou-se que os participantes da pesquisa, ao elaborarem as suas histórias de formação e representá-las por meio de uma espiral, descobriram o quanto foram impactados pelas experiências vividas e que, ao ressignificá-las em parceria com os outros participantes, mostraram estar mais atentos ao lugar que ocupam na profissão e na vida dos outros com quem convivem, sejam eles familiares, amigos ou alunos.
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