O TRABALHO COMO UM TEMA TRANSVERSAL CONTEMPORÂNEO: UMA LEITURA DISCURSIVA DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4123

Palavras-chave:

Discurso; , Trabalho;, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;, Novo Ensino Médio.

Resumo

O objetivo principal do estudo consiste em analisar discursos sobre o trabalho, compreendido como um tema transversal contemporâneo, em coleções didáticas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição de 2021, em conformidade com a Reforma do Novo Ensino Médio (Lei nº13.415/2017) e com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018). A metodologia segue um viés descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. A análise de fragmentos coletados de três coleções didáticas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas permite problematizar que o trabalho é discursivizado nos moldes neoliberais, pois pressupõe o desenvolvimento de competências e aptidões individuais que buscam levar o jovem do ensino médio a conceber o mundo do trabalho sob a lógica da competição.

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Biografia do Autor

Élida Karla Alves de Brito , Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  Docente da Escola Estadual Rafael Godeiro, Rafael Godeiro, Rio Grande do Norte, Brasil.  E-mail: elida.karla17@hotmail.com

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Karla Alves de Brito , Élida, & Vieira da Silva, F. (2024). O TRABALHO COMO UM TEMA TRANSVERSAL CONTEMPORÂNEO: UMA LEITURA DISCURSIVA DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DO NOVO ENSINO MÉDIO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4123

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