DEMOCRACIA, POLÍTICA E AVALIAÇÃO: O PAPEL DOS OBSERVATÓRIOS NO ACOMPANHAMENTO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4811

Palavras-chave:

Educação, Políticas Educacionais, Observatórios de Políticas Públicas, Avaliação

Resumo

A implementação das políticas públicas requer, além da ação política do legislativo e executivo, o acompanhamento dos observatórios de políticas públicas. Diante disso, o objetivo do trabalho foi analisar, a partir da implantação dos observatórios de políticas públicas no Brasil, a atuação do Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE) com a finalidade de compreender seu papel no acompanhamento do PNE 2014-2024. Partimos de uma investigação baseada na perspectiva crítica da realidade fundada no método histórico e com o aporte da metodologia de pesquisa bibliográfica. Compreendemos que estamos em um momento histórico propício para a atuação dos observatórios de políticas devido ao nível de democracia adotado pelo Estado contemporâneo e que os dados obtidos e compilados pelo Observatório do PNE se constituem como ferramentas para a avaliação da política implementada a nível nacional. Entendemos também que o OPNE cumpre papel importante pelo advocacy pela educação que pode se constituir, a depender do seu poder de influência e de seus parceiros, como interferência privatista na renovação do ciclo da política de educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEHRING, E. R. Fundamentos de política social. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/behring-e-r-fundamentos-de-polc3adtica-social.pdf. Acesso em: 08 set. 2023.

BEISIEGEL, C. R. O Plano Nacional de Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 106, p. 217-231, mar. 1999.

BEZERRA, N. de M. Observatórios de políticas públicas: um estudo sobre a mobilização de conhecimentos para a democratização da elaboração e controle das políticas. 2018. 291 f. Tese (Doutorado em Democracia no Século XXI) - Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2018.

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de Política. 11. ed. Brasília: UNB, 1998, 674p. (Vol. 1).

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Planalto. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 set. 2023.

BRASIL. Decreto nº. 11.697 de 11 de setembro de 2023. Convoca, em caráter extraordinário, a Conferência Nacional de Educação - CONAE, edição 2024. Brasília, DF: Planalto. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11697.htm. Acesso em: 13 set. 2023.

BRASIL. Lei nº. 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Planalto. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 11 set. 2023.

BRASIL. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Planalto. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 set. 2023.

BRASIL. MCTI. Observatório Nacional: Histórico. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, 2016. Disponível em: <https://www.gov.br/observatorio/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historico>. Acesso em: 08 set. 2023.

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado. Brasília: Câmara da Reforma do Estado, 1995.

CAMPOS, R. Educação infantil e organismos internacionais: uma análise dos projetos em curso na América Latina e suas repercussões no contexto nacional. 214f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.

CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1985.

DOURADO, L. F. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 677-705, jul.-set. 2010.

FLEURY, S. Políticas sociais. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

GONÇALVES, S. R. V.; MOTA, M. R. A.; ANADON, S. B. A resolução CNE/CP n. 2/2019 e os retrocessos na formação de professores. Formação em movimento, v. 2, n. 4, p. 360- 379, jul./dez. 2020. Disponível em https://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/610. Acesso em: 27 set. 2023.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 10. ed. rev. ampl. 9. reimp. São Paulo: Cortez, 2012.

MALUF, S. Teoria geral do Estado. 34. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

MARTINS, M. F. et al. Conselhos Municipais de Políticas Públicas: uma análise exploratória. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 59, n. 2, p. 151-185, abr./jun. 2008.

MEC. CNE. Resolução CNE/CP nº 2/2015 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 set. 2023.

MEC. CNE. Resolução CNE/CP nº 2/2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 27 set. 2023.

MEC. CONAE 2010 - Construindo um sistema nacional articulado de educação: Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação - Documento Final. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/CONAE2010_doc_final.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

MORAIS, N. de. Observatórios de políticas públicas no Brasil – “Quem somos". Conhecer: debate entre o público e o privado, [S. l.], v. 8, n. 21, p. 45–59, 2018.

OPNE. Meta 1 - Educação Infantil. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/meta/educacao-infantil. Acesso em: 10 set. 2023a.

OPNE. Observatório do Plano Nacional de Educação. Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/. Acesso em: 10 set. 2023b.

PERONI, V. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

REIS, B. P. W. Políticas públicas. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v.23., n.2, p.427-446, jul./dez. 2005.

SILVA, R. L. N. Políticas Públicas e Administração Democrática. Seqüência, n. 64, p. 57-84, jul. 2012.

SOARES, L. C.; FERNEDA, E.; PRADO, H. A. Observatórios: um levantamento do estado do conhecimento. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 86 ao 110, 2018.

SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.

TODOS pela Educação. Advocacy pela Educação. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/o-que-fazemos/#advocacy-pela-educacao. Acesso em: 10 set. 2023a.

TODOS pela Educação. O que fazemos. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/o-que-fazemos/. Acesso em: 10 set. 2023b.

TODOS pela Educação. Somos o Todos. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/quem-somos/. Acesso em: 10 set. 2023c.

WEBER, M. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2015.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Pinguello Morgado, S., Araújo, V. F. de ., & França, F. F. (2024). DEMOCRACIA, POLÍTICA E AVALIAÇÃO: O PAPEL DOS OBSERVATÓRIOS NO ACOMPANHAMENTO DO DIREITO À EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1 - 27. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4811