MEMORIAL ESCOLAR: A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS E DE EDUCAÇÃO DA MEMÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5595Palavras-chave:
Memorial escolar, Memórias, Cultura escrita, CriançasResumo
O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o memorial escolar, enquanto dispositivo pedagógico, escrito por crianças do 5º. Ano do Ensino Fundamental. O corpus está constituído por 09 livros de memórias, produzidos e publicados, entre 2017 e 2022, e por 07 entrevistas realizadas com 07 crianças durante o processo de escrita. Apresentamos, primeiramente, a metodologia da pesquisa, em seguida, situamos, brevemente, o memorial escolar numa tradição discursiva do ensino superior no Brasil. No terceiro subitem, consideraremos a escola como lugar de memórias e o memorial como uma escrita de educação da memória e repertoriamos aspectos didáticos que orientam a escrita do memorial escolar. Finalmente, pomos em discussão o que as análises permitem inferir sobre o que representou para as crianças a escrita de um gênero memorialístico em que ecoam suas vozes, incertezas e alegrias, que desejam guardar para a vida. Concluímos sobre a importância da escola como lugar de experiências, de memórias e da escrita de si como processo de subjetivação, de socialização e de educação da memória.
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