APRESENTAÇÃO DOSSIÊ - CRIAÇÕES DE MUNDOS OUTROS POSSÍVEIS: PESQUISAS NARRATIVO-BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5728

Palavras-chave:

Pesquisas narrativas e (auto)biográficas, Pesquisa-formação, Educação

Resumo

Apresentação do dissiê: Criações de mundos outros possíveis: pesquisas narrativo-biográficas e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA.

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutora em Linguística pela Université Paul Valéry – Montpellier 3. Pesquisadora do CNPq-1C. Professora Titular permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-doutor em Educação pela Université Sorbornne Paris Nord (UPNord). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador. In.: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8.ed São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 16 abr. 2024.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. São Paulo: Paulus, 2008.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

MORAIS, Joelson de Sousa. Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 78, p. 1135-1149, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30305/26240. Acesso em: 06 mai. 2024.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador.

Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018/5528

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução Alain François [et al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver Sacks. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.21, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59921/41861.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Morais, J. de S., Passeggi, M. da C., & Souza, E. C. de. (2024). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ - CRIAÇÕES DE MUNDOS OUTROS POSSÍVEIS: PESQUISAS NARRATIVO-BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1 - 7. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5728