ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4854Palavras-chave:
Ciclo de Política, Educação do Campo, Política EducacionalResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios de analisar a política pública de Educação do Campo, considerando possíveis contribuições advindas da abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball em interface com as especificidades que integram a política. A proposta de Ball inscreve os seguintes contextos: Contexto da influência, Contexto da produção do texto e Contexto da prática. A partir de um estudo de base teórica realizado por meio de levantamento bibliográfico, de base qualitativa e exploratória acerca da referida temática, o presente estudo problematiza sobre como a política de Educação do Campo vem sendo tratada na agenda política-educacional brasileira a partir dos diferentes contextos apontados na teoria do Ciclo de Política, destacando contribuições e limites ao processo de análise, dada a singularidade histórica e conceitual da política de Educação do Campo enquanto processo contra hegemônico. As conclusões apontam que as possíveis contribuições do Ciclo de Políticas para a análise da política de Educação do Campo podem ser úteis no tocante ao apontamento de cenários, contudo, carece de dinâmicas que permitam a interligação entre os mesmos considerando as tensões e conflitos, não apenas no interior de cada contexto, mas também na base estrutural em que estes se encontram. Contudo, pela flexibilidade que apontam indicam abertura crítica para articular realidades e experiências singulares a exemplo da Educação do Campo, especialmente através da indicação de elementos que podem se converter em passos para uma construção metodológica.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por Uma Educação do Campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (org). Por Uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 7-18.
CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (org). Por Uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2009. p.87-131.
CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida (org). Por Uma Educação do Campo: campo-políticas públicas-educação. Brasília: Incra/MDA, 2008. p. 67-86.
CALDART. Roseli Salete. Educação do Campo, notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.
CHEROBIN, Fabiana Fátima. Análise da produção acadêmica sobre política de educação do campo. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. III, nº 04, p. 313-330, jan.-jun./2018.
GATTI, Bernardete Agelina. Pesquisa em educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 595-608, set./dez. 2005
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de politicas: uma contribuição para a análise de politicas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
MAINARDES, Jefferson; TELLO, César. A Pesquisa no Campo da Política Educacional: Explorando Diferentes Níveis de Abordagem e Abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona State University, v. 24, n. 75, 2016.
MARTINS, José de Souza. Capitalismo e tradicionalismo: estudo sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
MOLINA, Mônica Castagna. Contribuições do Pronera na construção de políticas públicas de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2003. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável). Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília.
MOROSONI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 20 jun. 2022.
SOUZA, Celina. Políticas públicas uma revisão de literatura. Sociologia, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.
STEDILE, João Pedro (org.) A Questão Agrária no Brasil. O debate tradicional 1500- 1960. São Paulo: Expressão popular, 2005.
TELLO, César Gerônimo. JUNG, Hildergard Susana. O campo teórico da Política Educacional: modelos, abordagens e objetos de estudo. Revista de Ciências Humanas – Educação, Frederico Westphalen, v. 16, n. 26, p. 140-158, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/288642819_O_CAMPO_TEORICO_DA_POLITICA_EDUCACIONAL_MODELOS_ABORDAGENS_E_OBJETOS_DE_ESTUDO. Acesso em: 12 nov. 2022.
VENDERAMINI, Célia Regina. As implicações da ideologia pós-moderna nas lutas e na organização da classe trabalhadora. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.14, n. 3, p.145-159 , dez. 2022.
VIEIRA, Evaldo. Os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2004.
WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. (1 reeimpr) São Paulo: Boitempo, 2006.