A DIALÉTICA DA SUBJETIVIDADE VERSUS OBJETIVIDADE DESVELANDO O MOVIMENTO DE SE TORNAR PROFESSOR

Autores

  • TEREZINHA GOMES DA SILVA
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Identidade docente, Subjetividade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do ser e fazer-se professor. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, buscando apoio especialmente nas contribuições de Vigostski (1996, 1999, 2000), Leontiev (1978), Wallon (1979) e Lane (1995, 2002), entre outros, para concluirmos que o homem é resultado de uma articulação dialética entre o social e o individual. Essa compreensão de homem nos permite entender a identidade docente como também uma construção social, ou seja, o movimento de se tornar professor envolve múltiplas determinações. Isto significa que o professor vai construindo e reconstruindo, significando e ressignificando a sua profissionalidade por meio das interações que desenvolve no decurso de sua história de vida e no desenvolvimento de sua ação profissional.

Downloads

Biografia do Autor

TEREZINHA GOMES DA SILVA

Mestranda em Educação da UFPI.

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO

Doutora em Educação (PUC-SP) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

Referências

LEONTLEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

MARIN, A. J. Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade. In: TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. (Org). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 57-73.

MOURA, M. O. O educador matemático na comunidade de formação. In: TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. (Org). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 129-145.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissionais docentes. In: ______ (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995a.

______. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______. Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1995b.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p.63-92.

SIRGADO, A. P. O. Social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade: revista quadrimestral de Ciências da Educação e Sociedade (CEDES). Campinas, SP, ano 21, n.71, jul. 2000.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

______. O manuscrito de 1929: temas sobre a constituição cultural do homem. Revista Educação e Sociedade, ano 21, n. 71, P. 20-44, jul. 2000.

WALLON, H. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Ed. Vega. 1979.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

GOMES DA SILVA, T. ., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2006). A DIALÉTICA DA SUBJETIVIDADE VERSUS OBJETIVIDADE DESVELANDO O MOVIMENTO DE SE TORNAR PROFESSOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 93–104. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1552

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)