n. 34 (2016)

					Visualizar n. 34 (2016)
Publicado: 2016-02-20

Edição completa

Editorial

Artigos

  • NOTAS SOBRE A MEMÓRIA COMO FONTE PARA ENTENDER A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    JOÃO CARLOS DA SILVA
    05-21
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6099
  • O INSPETOR GERAL DAS AULAS, OS PROFESSORES PRIMÁRIOS E OS MECANISMOS DE CONTROLE DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA DE SERGIPE (1852-1854)

    SIMONE SILVEIRA AMORIM, GLEIDSON SANTOS DA SILVA, LEYLA MENEZES DE SANTANA
    22-40
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6100
  • NOS VAGÕES DA HISTÓRIA: A MEMÓRIA DOS PARNAIBANOS SOBRE A ESCOLA DOS FERROVIÁRIOS NO PIAUÍ (DÉCADAS DE 1950 A 1980)

    CLÁUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES, MARIA DALVA FONTENELE CERQUEIRA
    41-56
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6098
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR EM MOSSORÓ-RN: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA

    RLES FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA
    57-74
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6095
  • EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO CENÁRIO CEARENSE: ENTRE A HISTÓRIA E AS MEMÓRIAS DE JOVITA ALVES FEITOSA

    CARLA POENNIA GADELHA SOARES, TANIA VICENTE VIANA
    75-90
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6094
  • AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FERNANDO DE AZEVEDO

    BRUNA LARISSA CECCO, LUCI TERESINHA MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI, MIGUEL ÂNGELO SILVA DA COSTA
    91-107
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6092
  • OS POVOS INDÍGENAS E O DISCURSO DESENVOLVIMENTISTA RETRATADOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL EM MEIO A DITADURA MILITAR (1964-1984)

    CRISTIANO ANTÔNIO POCHMANN, CARLOS RENATO CAROLA
    108-126
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6102
  • JOGOS E BRINCADEIRAS NO PIAUÍ: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA NA ESCOLA (1930-1961)

    VILMA DA SILVA MESQUITA OLIVEIRA, MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6097
  • A IDEOLOGIA DO SOLDADO-CIDADÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: OLAVO BILAC E A LIGA DE DEFESA NACIONAL (1916)

    DALVIT GREINER DE PAULA
    149-171
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6091
  • A EMERGÊNCIA DA DOCÊNCIA NA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA EM SANTA CATARINA NA PRIMEIRA METADE DO SECULO XX

    ROSA BATISTA, LEONETE LUZIA SCHMIDT
    172-194
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6090
  • ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: PENSANDO A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICA E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    CLEONICE MARIA TOMAZZETTI, DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER, VÍVIAN JAMILE BELING
    195-213
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6101
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR INTEGRAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS NA ANTIGUIDADE E NA ATUALIDADE

    FLÁVIA RUSSO SILVA PAIVA, ALESSANDRA VICTOR DO N. ROSA, VALDENEY LIMA DA COSTA
    214-228
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6096
  • CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

    MARLENE DE OLIVEIRA SOARES PORTELA, JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHÊDO
    229-246
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6093
  • PERCURSO DE VIDA E ESCOLARIZAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS FORMADORAS

    ALINE DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, FLÁVIA CRISTINA FIGUEIREDO COURA, ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA
    247-262
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6103
  • TECENDO FIOS SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

    EVÓDIO MAURÍCIO OLIVEIRA RAMOS, ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS, MARINALVA LOPES RIBEIRO
    263-288
    DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6104