A DIALÉTICA DA SUBJETIVIDADE VERSUS OBJETIVIDADE DESVELANDO O MOVIMENTO DE SE TORNAR PROFESSOR

Autores

  • TEREZINHA GOMES DA SILVA
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Identidade docente, Subjetividade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do ser e fazer-se professor. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, buscando apoio especialmente nas contribuições de Vigostski (1996, 1999, 2000), Leontiev (1978), Wallon (1979) e Lane (1995, 2002), entre outros, para concluirmos que o homem é resultado de uma articulação dialética entre o social e o individual. Essa compreensão de homem nos permite entender a identidade docente como também uma construção social, ou seja, o movimento de se tornar professor envolve múltiplas determinações. Isto significa que o professor vai construindo e reconstruindo, significando e ressignificando a sua profissionalidade por meio das interações que desenvolve no decurso de sua história de vida e no desenvolvimento de sua ação profissional.

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Biografia do Autor

TEREZINHA GOMES DA SILVA

Mestranda em Educação da UFPI.

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO

Doutora em Educação (PUC-SP) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

Referências

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

GOMES DA SILVA, T. ., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2006). A DIALÉTICA DA SUBJETIVIDADE VERSUS OBJETIVIDADE DESVELANDO O MOVIMENTO DE SE TORNAR PROFESSOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 93–104. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1552

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Artigos

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