DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM ESCOLAS BILÍNGUES: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5801Palavras-chave:
Escolas Bilíngues., Desenvolvimento profissional docente., Práticas sociais de linguagem., Translinguagem.Resumo
Um crescente número de escolas denominadas “bilíngues” vem sendo implementadas nos últimos anos no Brasil. Dada as especificidades das práticas educativas, em sua relação com a linguagem, é necessário refletir os percursos de formação e de identidade dos profissionais que atuam nessa realidade. Por meio de um estado da questão, objetivamos caracterizar o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em interface às práticas sociais de linguagem (translinguagem) em escolas bilíngues investigadas na produção científica brasileira. O corpus de análise constituiu-se de 67 pesquisas de mestrado e doutorado, analisadas considerando os tópicos emergentes de investigação e, mais especificamente, as pesquisas que tratam a formação docente em escolas bilíngues em perspectiva à translinguagem. Concluímos que há uma urgência de pesquisas sobre desenvolvimento profissional nesses contextos, que possibilite refletir novas perspectivas para investigação das escolas bilíngues, como espaço social que integram dimensões profissionais de identidade e prática.
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