VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento

Autores

  • ANTONIO FRANCISCO RAMOS Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Identidade, Educador Social de Rua, Educação Social de Rua

Resumo

Este artigo é um estudo teórico da identidade do Educador Social de Rua, como resultado das crises sociais e políticas do capitalismo e da globalização. Buscando captar os fios que constituem a tessitura dessa identidade profissional, demonstramos as mudanças no atendimento às crianças em situação de rua, os tipos de relações sociais e laços imaginários que demandam por novas configurações de homens e mulheres. Assim, a discussão está organizada em dois momentos: o primeiro é uma reflexão teórica da categoria identidade com base nos estudos de Silva (2000), Ciampa (2002), Hall (2006), Laurentti e Barros (2000), Berger e Luckmann (2007), Carvalho (2004; 2006) e Batista (2002); o segundo momento discute a natureza e especificidade da Educação Social de Rua, o contexto histórico-político de sua emergência e as implicações nos papéis e identidades do educador social de rua de Teresina, tendo por base os estudos de Oliveira (2007), Graciani (1997), Pereira (2001), Costa (1991), Bonfim (2002), Santos (2004), Gregori e Silva (2002), Adad (2004) dentre outros. A análise desses estudos nos possibilitou compreender a identidade como uma construção social e que: a Educação Social de Rua não representou um contínuo das ações educativas dos movimentos sociais, mas, uma ruptura que configurou uma nova identidade profissional, ocasionando a substituição gradativa da experiência educativa promovida pelo movimento social local; a diminuição do agir comunicativo com gradativa perda da autonomia no planejamento e desenvolvimento das atividades educativas; e a impossibilidade da reposição da identidade pressuposta ao educador social de rua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTONIO FRANCISCO RAMOS , Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí

Formação acadêmica em Ciências Sociais e especialização em Psicologia da Educação pela é membro da Equipe de Estudos Estratégicos e Análise de Indicadores Educacionais da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí.

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Federal do Piauí

Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Estatuto da Criança e do Adolescente: 18 anos. 4ª Ed. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos - Presidência da República, 2008.

CADERNOS NUPEC, Teresina, v. 1, Especial - out. 1999.

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. A categoria identidade desvelando o processo de construção do "eu". In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. (Org.). Temas em psicologia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 17-29.

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. A construção histórica, social e cultural do psiquismo humano. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes. (Org.). Psicologia da educação: saberes e vivências. Teresina: EdUFPI, 2004, p. 15-43.

CIAMPA, Antonio da Costa. Políticas de identidades e identidades políticas. In: DUNKER, Christian Ingo L.; PASSOS, Maria Consuêlo. (Org.). Uma psicologia que se interroga: ensaios. São Paulo: Edicon, 2002. p.133-144.

CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos de. Legislação e políticas para a criança e o adolescente e a PNAD. In: Prevenção ao uso indevido de drogas: Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional Antidrogas, 2008.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Por uma pedagogia da presença. Brasília: 1991.

DEMO, Pedro. Pobreza política. 5. ed. Campinas, SP: Autores e Associados, 1996.

DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GATTI, Bernadete A. Tendências da Pesquisa em Psicologia da Educação e suas contribuições para o ensino. In: TIBALLI, Eliandra F.A; CHAVES, S.M. Concepções e práticas

m formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GOMES, Antonio Carlos; VOLPI, Mário. Histórico da questão do menor no Brasil. Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (Regional Norte). Disponível em: www.1proweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/conselho_tutelares/usu_sdoxc/histórico_do_menor_amencar.doc. Acesso em 17 mai. 2008.

GRACIANI, Maria Stela Santos. Pedagogia Social de Rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

GREGORI, Maria Filomena; SILVA, Cátia Ainda Pereira da. Meninos de rua e instituições: tramas, disputas e desmanches. São Paulo: Contexto, 2002.

HABERMAS, Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense, 1990.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SOUSA, Valdivino Alves de. História da educação. Disponível: http://www.artigos.com/artigos/educacao/historia-da-educacao-310/artigo/. Acesso em 16 fev. 2009.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

RAMOS , A. F., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2008). VIDA E MORTE DO EDUCADOR SOCIAL DE RUA: reflexões sobre uma identidade em movimento. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 165-183. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1516

Edição

Seção

Artigos