SABERES E LINGUAGENS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ASPECTOS SUBJETIVOS E OBJETIVOS DO INGRESSO DOCENTE

Autores

  • ÉRICA RAQUEL DE CASTRO CAVALCANTE Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7574

Palavras-chave:

educação pública, ingresso docente, saberes docentes, subjetividade

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir a relação entre elementos da subjetividade históricocultural com instâncias objetivas do ingresso docente em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF). A partir dos conceitos de sentido e significado e da epistemologia qualitativa, nossa concepção se fundamenta em uma perspectiva de unidade objetivosubjetivo, social-individual. Como fundamento teórico-metodológico adotamos a Epistemologia Qualitativa e o seu respectivo método construtivo-interpretativo para o estudo da subjetividade a partir de princípios dialógicos e singulares. A pesquisa foi realizada com seis professores ingressantes em uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em Julho de 2014. Em nossa análise da informação, lançamos olhar para três aspectos que surgem nas expressões subjetivas dos professores sobre o ingresso docente, a saber: a cultura organizacional da escola e da SEDF, cursos de formação para o ingresso docente, acolhimento. Em nossas considerações finais, ressaltamos a importância de momentos formativos e do reconhecimento sobre o caráter gerador da subjetividade em seus aspectos individual e social no processo de ingresso docente com as suas particularidades e dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ÉRICA RAQUEL DE CASTRO CAVALCANTE, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestranda em Educação na UnB, professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Referências

CAMPOLINA, L. O.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Processo subjetivos e inovação educativa: um estudo de caso com base na epistemologia qualitativa. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Org.). Diversidade metodológica na pesquisa em educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. - (Coleção Políticas Públicas de Educação).

CRUZ, S. P. S. A construção da profissionalidade polivalente na docência nos anos iniciais do ensino fundamental: sentidos atribuídos às práticas por professoras da Rede Municipal de Ensino do Recife. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2012.

CURADO SILVA, K. A. C. P.; NUNES, D. F. Desenvolvimento profissional docente: conceituando o início da carreira. (s.n.) 2015.

DUARTE, S. M. C. A. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de Constituição da Especificidade da Ação Docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de PósGraduação em Educação. Universidade de Brasília, 2014.

FONTANA, R. C. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Cadernos Cedes, ano XX, nº 50, Abril/00. Pp. 103-119.

FREITAS, M. N. de C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, mar./2002.

GONZÁLEZ REY, F. O social na psicologia e a psicologia social – A emergência do sujeito. Trad.: JOSCELYNE, V. L. M. 3. ed. – Petrópolis, RJ:Vozes, 2012a.

________. O valor heurístico da subjetividade na investigação psicológica. In: GONZÁLEZ REY, F. (org). Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thompson, 2005.

________. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

________. Pesquisa qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

HUBBERMAN, M. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, p. 31-61, 1992.

MARCELO, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

________. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v.03, n.03, p.11-49, 2010.

SCOZ, B. J. L. Aprendizagem e Ensino de Professores: sentidos subjetivos. In: MARTINEZ, A. M.; TACCA, M. C. V. R. A complexidade da aprendizagem: destaque ao ensino superior. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y habla. Buenos Aires: Colihue Clásica, 2007

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

DE CASTRO CAVALCANTE, ÉRICA R. . (2017). SABERES E LINGUAGENS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ASPECTOS SUBJETIVOS E OBJETIVOS DO INGRESSO DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 07-27. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7574

Edição

Seção

Artigos