DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional

Autores

  • CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA Universidade Federal do Piauí
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Identidade profissional, Supervisão Escolar, Concepção Psicossocial de identidade

Resumo

O presente artigo trata de relato de parte da pesquisa que foi desenvolvida em Curso de Mestrado e que teve o objetivo de compreender o movimento de constituição da identidade profissional do supervisor escolar, bem como as possibilidades dessa identidade se caracterizar pela autonomia. Desse modo, realizamos estudos teóricos e empíricos. No que diz respeito aos estudos teóricos, nos apoiamos na concepção psicossocial de identidade desenvolvida por Ciampa (2005), que a entende como metamorfose que tende à emancipação. A pesquisa empírica foi desenvolvida com base na abordagem qualitativa (CHIZOTTI, 2006). Em consonância com esta abordagem, utilizamos como técnica de construção de dados, as narrativas de história de vida de duas supervisoras, pois esta possibilita apreender a identidade no cruzamento do social com o individual. Estas narrativas foram analisadas por meio da análise de discurso. Os resultados revelaram que a identidade do supervisor escolar resulta de longo processo que envolve um entrelaçamento da vida pessoal e profissional evidenciando um movimento que vai da super-visão escolar à coordenação do processo pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA , Universidade Federal do Piauí

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Piauí.

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Federal do Piauí

Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

RODRIGUES, M. L.; NEVES, M. P. (Org.) Cultivando a pesquisa: reflexões sobre a investigação em Ciências Sociais e Humanas. Franca: UNESP, 1998.

IMBERNÓN, F. Aprender com histórias de vida. Patio, Ano XI, n. 43, p. 09-11, ago./out.2007.

LAURENTI, C.; BARROS, M. N. F. de. Identidade: questões conceituais e contextuais. Revista de Psicologia Social e institucional. Paraná, v. 2, n. 1, p. 01-29, jun. 2000. Disponível em: http://www2.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm>. Acessado em: 25 de jan. 2008.

NOGUEIRA, M. G. Supervisão Educacional: a questão política. São Paulo: Loyola, 2000.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2007.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

SILVA, T. G. da. O processo de constituição da identidade docente: vozes de professoras alfabetizadoras. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2007.

TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

VASCONCELOS, C. Sobre o papel da supervisão educacional/coordenação pedagógica. In: ______. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. p. 85 -118.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

DE SOUSA MOURA TEIXEIRA , C. ., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2008). DE SUPERVISOR À COORDENADOR PEDAGÓGICO: o movimento de constituição da identidade profissional. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 55-72. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1507

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)