PROFESSORES EM PRÉ-APOSENTADORIA: SENTIDOS SOBRE A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6149

Palavras-chave:

Permanência na Docência, Desenvolvimento Profissional Docente, Carreira Docente, Adoecimento Docente, Professor

Resumo

O estudo discute a permanência na docência e tem como objetivo analisar os sentidos atribuídos a continuidade da ação docente na trajetória profissional do professor na fase de pré-aposentadoria. Ressaltamos, ainda, que nesse trabalho tomamos “sentidos” como mobilização. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo, realizada com 67 professores da Educação Básica de escolas municipais de Itapetinga-Bahia. Os dados produzidos originaram-se de um questionário aplicado aos referidos professores. Por meio do diálogo com os autores que embasaram a pesquisa, realizamos a análise e tratamento dos dados. Tais dados foram agrupados em quatro categorias, a saber: (1) Grau de satisfação com o salário; (2) Grau de satisfação com a docência; (3) Expectativa quanto a continuidade dos estudos; (4) Expectativa quanto a continuidade da carreira. Tais resultados, a partir das (in)satisfações e expectativas do grupo pesquisado, forneceram subsídios para a percepção das dificuldades enfrentadas e da premência na geração de políticas públicas que possibilitem suporte para enfrentar os inúmeros desafios manifestos e para que as pessoas que optaram permanecer na docência sejam de fato assistidas em seu desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Risia Silva Chaves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista Universitária da UESB. Interesses de pesquisa incluem: "desenvolvimento profissional docente", “práticas educativas” e "professores em fim de carreira". Integrante do grupo de Estudos de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB). Pesquisadora colaboradora do Programa de Mentoria da UESB. E-mail: risiachaves@uesb.edu.br

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do grupo de Estudos de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/CNPq/UESB).

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Chaves, R. S., & Ferreira, L. G. (2025). PROFESSORES EM PRÉ-APOSENTADORIA: SENTIDOS SOBRE A PERMANÊNCIA NA CARREIRA DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6149

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