LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NA CIBERCULTURA: DIALOGANDO COM AS EXPERIÊNCIAS DO LABFOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3855

Palavras-chave:

Digital literacies; Teacher training; TPACK; Digital technologies; Dialogic extension.

Resumo

No cenário da pandemia de Covid-19, as universidades tiveram que redesenhar modelos de formação docente, com vistas à incorporação de tecnologias digitais aplicadas à educação. Com os modelos de ensino remoto emergencial, ensino híbrido e as novas experiências com a modalidade de Educação a Distância, as demandas por formação docente são emergentes, considerando-se eixos como: letramentos digitais, inclusão digital, metodologias ativas e inovação pedagógica. Em diálogo com as demandas sociais da cultura digital, este trabalho tem como objetivo principal apresentar as experiências e práticas extensionistas vivenciadas no Projeto LABFOR: laboratório de formação docente - educação literária e inovações pedagógicas na formação de leitores críticos para cidadania e inclusão social, aprovado nos Editais BEXT 2020 e 2021 da UFRPE, com atividades de extensão apoiadas pelas tecnologias digitais. O projeto tem enfoque interdisciplinar e articula os eixos de linguagem e educação, considerando as abordagens de Bakhtin (2018) e Freire (2002) no tocante às práticas dialógicas discursivas e formativas nos processos de formação docente. As ações formativas estreitaram as conexões entre docentes, discentes e comunidade geral, tendo em vista desenhos interativos e integradores pautados no modelo TPACK- Technological Pedagogical Content Knowledge (MISHRA e KOEHLER, 2006).

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Biografia do Autor

Ivanda Maria Martins Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (1993), Especialização em Literatura Brasileira - UFPE (1995), Especialização em Educação Continuada e a Distância pela Universidade de Brasília - UnB (2011), Mestrado em Letras - UFPE (1997) e Doutorado em Letras - UFPE (2003). Professora Associada (nível 4) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atua na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE- UAEADTec. Exerceu a função de Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa - modalidade EAD/UFRPE- UAEADTec. É docente nos Cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia EAD/UFRPE, pesquisadora e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL-UFRPE) e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG/UFRPE). Coordena o Projeto de extensão LABFOR e atua na Coordenação Geral do Programa de extensão MULTILAB: laboratório multidisciplinar de formação docente. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq- LABFOR: Formação Docente- Linguagem, Educação e Tecnologias. É membro do Conselho Editorial da Editora da UFRPE. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE. Tem experiência na elaboração de materiais didáticos para cursos EAD ? UFRPE e UPE. Organizou obras, como: Linguagens, tecnologias e educação: interconexões pedagógicas (Editora - UFPE); Cenas da educação a distância: aprendizagens, metodologias e inovações (Editora - UFRPE). É autora da obra Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar, tese de Doutorado publicada na Coleção Melhores Teses pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Avaliadora ad hoc em periódicos nas áreas de Letras e Educação. Docente orientadora do Núcleo de Língua Portuguesa - EAD - Programa de Residência Pedagógica - PRP Capes- UFRPE. Orienta pesquisas de PIBIC e pós-graduação, com publicações sobre: educação a distância, letramentos digitais, ensino de literatura, letramentos literários na cultura digital, materiais didáticos para EAD. Contatos: martins.ivanda@gmail.com - ivanda.martins@ufrpe.br

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Silva, I. M. M. . (2023). LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NA CIBERCULTURA: DIALOGANDO COM AS EXPERIÊNCIAS DO LABFOR . Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1 - 25. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3855