LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NA CIBERCULTURA: DIALOGANDO COM AS EXPERIÊNCIAS DO LABFOR
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3855Palavras-chave:
Digital literacies; Teacher training; TPACK; Digital technologies; Dialogic extension.Resumo
No cenário da pandemia de Covid-19, as universidades tiveram que redesenhar modelos de formação docente, com vistas à incorporação de tecnologias digitais aplicadas à educação. Com os modelos de ensino remoto emergencial, ensino híbrido e as novas experiências com a modalidade de Educação a Distância, as demandas por formação docente são emergentes, considerando-se eixos como: letramentos digitais, inclusão digital, metodologias ativas e inovação pedagógica. Em diálogo com as demandas sociais da cultura digital, este trabalho tem como objetivo principal apresentar as experiências e práticas extensionistas vivenciadas no Projeto LABFOR: laboratório de formação docente - educação literária e inovações pedagógicas na formação de leitores críticos para cidadania e inclusão social, aprovado nos Editais BEXT 2020 e 2021 da UFRPE, com atividades de extensão apoiadas pelas tecnologias digitais. O projeto tem enfoque interdisciplinar e articula os eixos de linguagem e educação, considerando as abordagens de Bakhtin (2018) e Freire (2002) no tocante às práticas dialógicas discursivas e formativas nos processos de formação docente. As ações formativas estreitaram as conexões entre docentes, discentes e comunidade geral, tendo em vista desenhos interativos e integradores pautados no modelo TPACK- Technological Pedagogical Content Knowledge (MISHRA e KOEHLER, 2006).
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