A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: ANÁLISE DOS PAPÉIS DAS MÚLTIPLAS ESFERAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5950

Palavras-chave:

Educação no Campo, Trabalho Docente, Políticas Educacionais, Amazônia, Estado, Sociedade Civil

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar o papel do trabalho docente e a influência do Estado e da sociedade civil nas políticas educacionais na Amazônia. Trata-se de uma Pesquisa Bibliográfica, de natureza Qualitativa, ancorada nos estudos de Arroyo (1999); Caldart (2002, 2012), Hage (2005ab); Prazeres e Carmo (2011, 2015), Souza, Borges e Nascimento (2024) entre outros autores. Os resultados apontam que as políticas educacionais para o campo amazônico se materializada nas correlações de forças antagônicas entre o  Estado brasileiro e a pressão, atuação e organização da classe trabalhadora camponesa em luta coletiva, pois a Educação do Campo tem desenvolvido inúmeras articulações, com participação dos movimentos e sindicais camponeses, organizações sociais populares do campo, universidades públicas, grupos comunitários e a diversidade de sujeitos sócio-históricos que se mobilizam em defesa dos direitos educacionais das populações campesinas. Conclui-se que a educação do/no campo na Amazônia é a manifestação da luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, que colocaram as políticas educacionais na agenda do Estado brasileiro. Embora o momento histórico aponte para a ofensiva do capital sobre o trabalho, sobre os trabalhadores, educação e as políticas já conquistas.

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Biografia do Autor

Soliana de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas /UFAM

Graduada em Pedagogia pela UNOPAR (2021). Especialista em Psicopedagogia em Clínica Institucional pela UNOPAR (2021). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação do Campo, Currículo e Formação de professores/as no contexto amazônico.” E-mail: solianasouza16@gmail.com.

Marcelle Nogueira da Silva, Universidade Federal do Amazonas /UFAM

Graduada em Matemática UEA (2014). Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2016). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação do Campo, Currículo e Formação de professores/as no contexto amazônico”. Membro do Grupo de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica - GEPHC/UNIOESTE. E-mail: marcellesilvajl@gmail.com.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas /UFAM

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestre em Educação, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenada o Programa Escola da Terra. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. E-mail: heloborges@ufam.edu.br.

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Souza, S. de S. e, Silva, M. N. da, & Borges, H. da S. (2025). A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: ANÁLISE DOS PAPÉIS DAS MÚLTIPLAS ESFERAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–18. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.5950

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