“MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Autores

  • MARCIA RAIKA E SILVA LIMA Universidade Federal do Piauí
  • MARIA VILANI COSME DE CARVALHO Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8239

Palavras-chave:

Formação Contínua, Significado e Sentidos, Educação Especial, Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo tem sua gênese na interlocução entre as autoras sobre a atividade de ensinoaprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) na escola regular, tendo por base a tese de que as vivências de professores do Ensino Médio com alunos com NEEs podem produzir significados e sentidos acerca da atividade de ensino-aprendizagem que possibilitam a inclusão escolar. A pesquisa desenvolvida é de natureza histórico-crítica e objetivou investigar significados e sentidos produzidos por professores de Ensino Médio sobre a atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs. A base teórico-metodológica é sustentada no Materialismo Histórico Dialético, na Psicologia Sócio-Histórica e na discussão sobre inclusão escolar. A participante da pesquisa foi uma professora com formação em História e com alunos da educação especial em sala de aula do Ensino Médio. Os instrumentos metodológicos foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva para produção da informação e, para análise, a proposta dos Núcleos de Significação. Os resultados discutidos desvelaram que a participante da pesquisa, ao significar a educação inclusiva por “Meu mundo caiu”, no desenvolvimento da atividade de ensino-aprendizagem foi superando os sentimentos de angústias desencadeados ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula. Essa superação ocorreu conforme a professora se propôs à transformação e à ampliação de sua atividade de ensino-aprendizagem com esses alunos, quando realizou formação contínua para profissionalizar-se e para refletir criticamente sobre sua atividade profissional e para apresentar alternativas de ensino-aprendizagem aos alunos com NEEs em sala de aula regular, propiciando a educação inclusiva.

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Biografia do Autor

MARCIA RAIKA E SILVA LIMA, Universidade Federal do Piauí

Titulação: Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI – vinculação institucional: Centro de Estudos Superiores de Caxias- CESC/UEMA – endereço profissional: Morro do Alecrim s/n Caxias-MA Cep: 65.600-00.

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Católica de São Paulo

Titulação: Doutorado em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Vinculação institucional: Universidade Federal do Piauí – UFPI. Endereço Profissional: Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga – Teresina – PI. CEP: 64049-550 UFPI. 

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

RAIKA E SILVA LIMA, M., & COSME DE CARVALHO, M. V. . (2021). “MEU MUNDO CAIU!”: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 159–179. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8239

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