LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO AGENTE NARRADOR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA EM TANGO DE CARLOS SAURA

Autores

  • JULIANA DE ABREU WERNER Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8715

Palavras-chave:

linguagem cinematográfica, Dramaturgia, Aspectos técnicos

Resumo

Buenos Aires. Metade do século dezenove. Uma política de fomento à imigração europeia traz às terras portenhas mais de seis milhões de imigrantes. Ao contrário do que o governo argentino esperava, as que compunham esse cenário não eram pessoas requintadas, conhecedoras de arte e ciência, muito menos mão de obra qualificada. Os imigrantes de pouca instrução e de poucos meios que passaram a fazer parte da população residente nos arrabais portenhos, assolados pela saudade de suas terras, buscando no ambiente prostibulário por uma natural comunhão, dão origem ao tango nas últimas décadas do século dezenove. Por volta da mesma época, os irmãos Lumière produzem o invento que chamariam de cinematógrafo, palavra de raiz grega que significa “registro do movimento”. Portanto, percebo o tango e o cinema como expressões contemporâneas. Esse artigo propõe analisar de que maneira a linguagem cinematográfica, bem como as escolhas estéticas do cineasta atuam como agente narrador de história e memória em Tango de Carlos Saura. Usando o aporte teórico dos Estudos Culturais e entendendo as produções cinematográficas como artefatos pedagógicos, busco perceber quais são os sentidos produzidos sobre o tango argentino na narrativa construída por Saura. Inicio meu exercício analítico a partir de um olhar atento sobre os elementos técnicos de cenário, iluminação e figurino empregados na construção da obra. Somado a isso, a linguagem cinematográfica utilizada por Saura, perceptível por meio dos planos, ângulos e movimentação de câmera, também são aspectos importantes que compreendem a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JULIANA DE ABREU WERNER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação – Linha de pesquisa Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Núcleo de Estudos em Estética e Educação – FLOEMA.

Referências

ASSUNÇÃO, Fernando O. El tango y sus circunstancias. Buenos Aires: El Ateneo,1984.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema.Campinas: Papirus, 2006.

BARROSO, Pedro Javier Millán. Tango. Estética del límite y poética trágica. In: ______.Carlos Saura: Una Trayectoria Ejemplar. Madrid: Visor Libros, 2011.

CAROZZI, Maria Julia. Una ignorancia sagrada: aprendiendo a no saber bailar tango enBuenos Aires. Religião e Sociedade, v. 29, n. 1, p. 126-145, 2009.

CARRETERO, Andrés, M. Tango – Testigo Social. Buenos Aires: Peña Lillo Ediciones Continente, 1999.

COUSELO, Jorge Miguel. El tango en el cine. In: ______. La História del tango –Tomo 8. Buenos Aires: Corregidor, 1977.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modo de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca fomos Humanos – Nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FABRIS, Eli Henn. Em Cartaz – O cinema brasileiro produzindo sentidos sobre escola e trabalho docente. Tese de Doutorado, 2004.

FABRIS, Eli Henn. Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação e Realidade, n. 33, p. 117-134, 2008.

FERNANDES, Hélio de Almeida. Tango Uma possibilidade Infinita. Rio de Janeiro: BM texto, 2000.

FERRER, Horacio. El Tango – Su historia y evolución. Buenos Aires: Peña Lillo Ediciones Continente, 1999.

FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e Educação. Fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

INGRAM, Rex. Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse [The four horsemen of Apocalypse]. Estados Unidos, 134 min, 1921.

SÁBATO, Ernesto. Tango – discusión y clave. Buenos Aires: Editorial Losada, 1963.

SAIKIN, Magali. Tango y Género. Identidades y roles sexuales en el Tango Argentino.Stuttgart: Abrazos, 2004.

SANTOS, Airton Ricardo Tomazzoni dos. Lições de dança no baile da pósmodernidade: corpos (des)governados na mídia. Tese de Doutorado, 2009.

SAURA, Carlos. Tango [Tango]. Espanha, 117 min, 1998.

SAVIGLIANO, Marta. Tango and the political economy of passion. Colorado: Westview Press, 1995.

SAVIGLIANO, Marta. Destino Buenos Aires: tango-turismo sexual cinematografico. Cadernos PAGU, n. 25, p. 327-356, 2005.

TEINBERG, Shirley R. Kindercultura: A construção da infância pelas Grandes Corporações. In: SILVA, Luiz Heron; AZEVEDO, José Clóvis. SANTOS, Edmilson Santos dos. Identidade Social e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação, 1997.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

DE ABREU WERNER, J. . (2014). LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO AGENTE NARRADOR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA EM TANGO DE CARLOS SAURA. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 127-148. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8715

Edição

Seção

Artigos