REFLETINDO SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO

Autores

  • VANESSA HIDD BASÍLIO Universidade Federal do Piauí
  • BÁRBARA MARIA MACEDO MENDES Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Província de Sergipe, Inglês de Sousa, Pedagogia Moderna

Resumo

A discussão empreendida neste artigo trata de um estudo que propõe uma reflexão e investigação acerca da docência universitária, especificamente nos cursos jurídicos. Partiu-se de uma breve contextualização histórica sobre o ensino superior e o ensino jurídico no Brasil para, em seguida, discutir as preocupações que refletem a ação didática a partir da prática e formação dos professores. Para tanto, tomamos como referência os estudos de Pimenta (2002), Schön (1992), Rosemberg (2002), Vasconcelos (2000), Cunha (2005), entre outros. Analisar a prática docente do professor universitário demanda entendê-la como uma prática complexa que supõe uma ação reflexiva, comprometida e competente. Ao professor universitário compete, além da organização das condições de aprendizagem, a tarefa de produzir conhecimento e de socializar o saber técnico científico da sua área específica, historicamente acumulado e por ele apropriado nos processos de formação acadêmica e continuada e na vivência da práxis educativa no contexto escolar. Neste contexto, é pertinente, então, questionarmos: Como ocorre o processo de tornar-se professor no ensino superior? Como se dá a prática pedagógica dos professores do curso de Direito? Essas reflexões, com certeza, além de proporcionar importantes lições, possibilita também uma discussão mais consciente dos problemas atuais e, nos conduz a considerações mais adequadas, sustentáveis e coerentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VANESSA HIDD BASÍLIO , Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

BÁRBARA MARIA MACEDO MENDES, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação pela UFC-CE e professora da Universidad Federal de Piauí. 

Referências

MACIEL. Marco. 180 anos dos cursos jurídicos no Brasil. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 29 ago. 2007. Disponível em:< http://www.estado.com.br/editorias/2007/08/29/opi1.93.29.20070829.3.1.xml>. Acesso em: 13 nov. 2008.

MARTINS, Daniele C. A criação dos cursos jurídicos e a elaboração legislativa do império. Disponível em:Acesso em: 10 nov. 2008.

MARTÍNEZ, Sérgio R. Pedagogia jurídica. Curitiba: Juruá, 2006.

MELLO, Reynaldo I. C. Ensino jurídico: formação e trabalho docente. Curitiba: Juruá, 2007.

MENDES, B.M. M. Formação de Professores Reflexivos: limites, possibilidades e desafios. In: MENDES SOBRINHO, J. A. de C. (Org.). Formação e prática pedagógica: diferentes contextos de análise. Teresina: EdUFPI, 2007.

MOROSINI, Marília C. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. 2. ed. Brasília: Plano, 2001.

OLIVIO, Luis Carlos Cancellier. Origens históricas do ensino jurídico brasileiro. In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino jurídico: para que(m)?. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2000.

PASSOS, G. de O. O surgimento da universidade no Brasil: superando o lamento. Revista do Mestrado em Educação, Teresina, n. 2, p. 39-50, 1997.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, Léa das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

RIBEIRO JR. João. A formação pedagógica do professor de direito: conteúdos e alternativas metodológicas para a qualidade do ensino do direito. Campinas: Papirus, 2001.

ROSEMBERG, D. S. O processo de formação continuada de professores universitários: do instituído ao instituinte. Niterói: Intertexto: Rio de Janeiro Wak, 2002.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p.61-88, mai./jun./jul./ago. 2000.

TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetivo, prática e saberes no magistério In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

______. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

VEIGA, I. P. A. A Prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1989.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

BASÍLIO , V. H., & BÁRBARA MARIA MACEDO MENDES. (2008). REFLETINDO SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 105-110. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1511

Edição

Seção

Artigos