REFLETINDO SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO

Autores

  • VANESSA HIDD BASÍLIO Universidade Federal do Piauí
  • BÁRBARA MARIA MACEDO MENDES Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Província de Sergipe, Inglês de Sousa, Pedagogia Moderna

Resumo

A discussão empreendida neste artigo trata de um estudo que propõe uma reflexão e investigação acerca da docência universitária, especificamente nos cursos jurídicos. Partiu-se de uma breve contextualização histórica sobre o ensino superior e o ensino jurídico no Brasil para, em seguida, discutir as preocupações que refletem a ação didática a partir da prática e formação dos professores. Para tanto, tomamos como referência os estudos de Pimenta (2002), Schön (1992), Rosemberg (2002), Vasconcelos (2000), Cunha (2005), entre outros. Analisar a prática docente do professor universitário demanda entendê-la como uma prática complexa que supõe uma ação reflexiva, comprometida e competente. Ao professor universitário compete, além da organização das condições de aprendizagem, a tarefa de produzir conhecimento e de socializar o saber técnico científico da sua área específica, historicamente acumulado e por ele apropriado nos processos de formação acadêmica e continuada e na vivência da práxis educativa no contexto escolar. Neste contexto, é pertinente, então, questionarmos: Como ocorre o processo de tornar-se professor no ensino superior? Como se dá a prática pedagógica dos professores do curso de Direito? Essas reflexões, com certeza, além de proporcionar importantes lições, possibilita também uma discussão mais consciente dos problemas atuais e, nos conduz a considerações mais adequadas, sustentáveis e coerentes.

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Biografia do Autor

VANESSA HIDD BASÍLIO , Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

BÁRBARA MARIA MACEDO MENDES, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação pela UFC-CE e professora da Universidad Federal de Piauí. 

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

BASÍLIO , V. H., & BÁRBARA MARIA MACEDO MENDES. (2008). REFLETINDO SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 105–110. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1511

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