A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO FISIOTERAPEUTA PRECEPTOR NÃO ESPECIALISTA EM ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6206

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Preceptor, Ensino Superior, Fisioterapeuta

Resumo

O trabalho docente como professor preceptor vem se destacando no cenário da formação de recursos humanos em saúde no Brasil. A presente investigação é uma revisão integrativa que teve como objetivo investigar as concepções e os desafios da prática profissional dos bacharéis em fisioterapia no início da docência. Para a seleção dos artigos, utilizou-se a base de dados BVS, e a amostra desta revisão constituiu-se de oito artigos. Após análise das pesquisas incluídas na revisão, os resultados dos estudos apontaram que é imprescindível o desenvolvimento de ações para formação e qualificação didático-pedagógica dos preceptores, a fim de minimizar a fragmentação no processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos.

Downloads

Biografia do Autor

Leonel Marques Rodrigues, Universidade Estadual do Piauí

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Estudante de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí  (FAHESP), Parnaíba, Piauí, Brasil.

Raimundo Dutra de Araujo, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ouvidor Geral do Estado do Piauí. Professor, Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes (CCECA).

Emanuely Marques Rodrigues, Centro Universitário - UniFacid

Graduação em Enfermagem pela Centro Universitário (UniFacid). Enfermeira obstetra na Nova Maternidade Dona Evangelina (MDER), Teresina, Piauí, Brasil.

Referências

AFONSO, Denise H.; SILVEIRA, Lia Márcia Cruz da. Os desafios na formação de futuros preceptores no contexto de reorientação da educação médica. Rev Hupe, v. 11, p. 82-86, 2012.

ALARCÃO, Isabel. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In: B. P. Campos (Org.), Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, v. 1, pp. 21-31, 2003.

ANDRADE, Adna Gorette Ferreira; DA SILVA, Jacqueline Silva. Pedagogical practices in higher education: perceptions of a bachelor teacher. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 11, n. 14, p. 154-166, ago. 2021.

ANTICH, Andréia Veridiana. Formação de Professores e Inovação: Desafios, Possibilidades e Repercussôes nas Práticas Pedagógicas. Appris, 2024.

ZOTTI, Solange Aparecida; TAVARES, Jonatas Rubens; VIZZOTTO, Liane. Indícios do fenômeno da evasão no ensino superior brasileiro (Século XVI a XIX). Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493, v. 14, n. 1, p. 1593-1598, 2022.

BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira; REGO, Sérgio Tavares de Almeida. Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 21, p. 65-85, 2011.

BOTTI, S.H.O.; REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, p. 363-373, 2008.

BRASIL. Programa nacional de reorientação da formação profissional em saúde PRÓ-SAÚDE. Brasília, 2005, 80p. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/sgtes/visualizar_texto.cfm?idtxt=22848. Acesso em: 29 dez. 2024.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf . Acesso em: 12 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/pri1802_26_08_2008.html Acesso em: 4 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.210/2001, aprovado em 12 de setembro de 2001 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces1210_01.pdf Acesso em: 4 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf Acesso em: 4 nov. 2024.

BURKE, Linda M. Preceptorship and post-registration nurse education. Nurse Education Today, v. 14, n. 1, p. 60-66, 1994.

CAETANO, J. Á.; DINIZ, R. C. M.; SOARES, E. Integração docente-assistencial sob a ótica dos profissionais de saúde. Cogitare Enfermagem, v. 14, n. 4, 2009.

CARNEIRO, J. M. A. os cursos de fisioterapia e a formação do corpo docente: algumas reflexões. Disponível em: Http.//www.jmbrazil.com/caeprofcar-/artigos/fisioterapia. Acesso em: 6 dez. 2024.

CIUFFO, R; BRANT-RIBEIRO, V. Sistema Único de Saúde e a formação dos médicos: Um diálogo possível? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.12, n.24, p.125-40, jan/mar 2008.

ALMEIDA, Douglas Vieira de; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; FERREIRA, Líllian Franciele Silva. Uso de aplicativos de construção de mapas cognitivos como metodologia ativa no ensino superior. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 45, p. 70-90, 2020.

DANTAS, Hallana Laisa de Lima et al. Como elaborar uma revisão integrativa: sistematização do método científico. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 37, p. 334-345, 2022.

ANDRADE, Rodrigo de Oliveira; ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. Ecos do sistema alemão de ensino da medicina nas reformas educacionais brasileiras entre os séculos XIX e XX. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 15, n. 2, p. 358-377, 2022.

SOUZA, Sanay Vitorino de; FERREIRA, Beatriz Jansen. Preceptoria: perspectivas e desafios na Residência Multiprofissional em Saúde. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 1, 2019.

DIAS, Apio Ricardo Nazareth et al. Preceptoria em saúde: percepções e conhecimentos dos preceptores de uma unidade de ensino e assistência. Educação Online, n. 19, p. 84-99, 2015.

FREITAS, Franciel Bonfim. Autonomia universitária e liberdade de cátedra. Revista da Faculdade de Direito, v. 41, n. 1, p. 83-95, 2020.

GRIGUC, Camila. Ensino superior: legislação atualizada. Organizadora – Brasília: ABMES Editora, 2024.

HADDAD, A. E. et al. Pró-Saúde e PET-Saúde: a construção da política brasileira de reorientação da formação profissional em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 03–04, jan. 2012.

HOUAISS A, Villar MS. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LAZZARI, Daniele Delacanal et al. Formação inicial de professores na Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 6, n. 3, p. 118-128, 2015.

LIMA, P. A. de B.; ROZENDO, C. A. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 779-791, 2015.

LORENZ, R. H. Papel do preceptor na residência multiprofissional: experiência da fisioterapia [Internet].[Trabalho de conclusão de curso]. Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul-UFRGS, 2010.

MACEDO, Arthur Roquete de et al. Educação superior no século XXI e a reforma universitária brasileira. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 13, p. 127-148, 2005.

MARQUES, Amélia Pasqual; SANCHES, Eugênio Lopes. Origem e evolução da fisioterapia: aspectos históricos e legais. Fisioterapia e Pesquisa, v. 1, n. 1, p. 5-10, 1994.

MARQUES, Amélia Pasqual; PECCIN, Maria Stella. Pesquisa em fisioterapia: a prática baseada em evidências e modelos de estudos. Fisioterapia e pesquisa, v. 11, n. 1, p. 43-48, 2005.

MASSETO, M. (Org.). Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.

MENDES, Priscyla Maria Vieira. Aspectos andragógicos no exercício da preceptoria de fisioterapia em uma maternidade–um relato de experiência. Revista Interdisciplinar Ciências e Saúde – RICS, v. 4, n. 2, 2017.

MORAIS, Eliane Gouveia de et al. Docência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de fisioterapia. 2008.

MOROSINI, Marilia; FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Universidades comunitárias e sustentabilidade: desafio em tempos de globalização. Educar em Revista, p. 55-70, 2006.

MASETTO, Marcos Tarciso. Discutindo o processo ensino/aprendizagem no ensino superior. Educação médica, São Paulo: Sarvier, 1998.

JESUS, Lucia de Fatima Oliveira de. A pedagogia libertadora de Paulo Freire: uma utopia brasileira. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], v. 28, n. 57, p. 1–26, 2024. DOI: 10.26694/rles.v28i57.4957. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/4957. Acesso em: 14 jan. 2025.

OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. A educação superior no Brasil, p. 31-42, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010.

RANIERI, N. Autonomia universitária: as universidades públicas e a Constituição federal de 1988. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=DPwdVrkbcYwC>. Acesso em: 22 nov. 2024.

RIBEIRO, Kátia Regina Barros; PRADO, Marta Lenise do. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 35, p. 161-165, 2014.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade.4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

ROCHA H. C.; RIBEIRO V.B. Curso de formação pedagógica para preceptores do internato médico. Rev Bras Educ Med. 2012;36(3):343-50. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500008>. Acesso em: 4 nov. 2024.

RODRIGUES, Carla Daiane Silva. Competências para a preceptoria: construção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. 2012.

RYAN-NICHOLLS, Kimberley D. Preceptor recruitment and retention: The preceptor partnership is the most effective means of ensuring that students integrate professional theory with clinical practice, but a growing lack of nurse preceptors may threaten the process. The Canadian Nurse, v. 100, n. 6, p. 18, 2004.

SAVIANI, Dermeval. A questão da Autonomia Universitária e suas vicissitudes na universidade brasileira. Revista Angelus Novus, n. 16, p. 47-60, 2020.

SCHWARTZMAN, Simon e outros. Formação da comunidade científica no Brasil. São Paulo: Financiadora de Estudos e Projetos, 1979.

SANTOS, E. G. et al., Avaliação da preceptoria na residência médica em cirurgia geral, no centro cirúrgico, comparação entre um hospital universitário e um hospital não universitário. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 39, n. 6, p. 547-542, 2012.

SILVA, G. C. C.; SOUZA, E. G.; KOCH, H. A. Atributos de preceptores de programas de residência médica. Rev bras educ méd , 2008.

SANTOS, Cristina Mamédio da Costa; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista latino-americana de enfermagem, v. 15, p. 508-511, 2007.

SILVA, Larissa Gomes da. Preceptoria na residência multiprofissional em saúde no Programa de Terapia Intensiva Adulto: perfil dos profissionais e dificuldades enfrentadas. Dissertação de Mestrado. 2018.

SILVA, G. C. C.; SOUZA, E. G.; KOCH, H. A. Atributos de preceptores de programas de residência médica. Rev bras educ méd, Rio de Janeiro, v. 32, n.2, 2008.

STEINBACH, M., et al. A preceptoria na residência multiprofissional em saúde: saberes do ensino e do serviço. 2015. Disponível em:< https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0841>. Acesso em: 2 nov. 2024.

TAYLOR, R.B. Academic Medicine: a guide for clinicians. New York: Springer, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TELES, Roxana Braga de Andrade et al. Estágio supervisionado: percepção do preceptor sobre o processo de ensino-aprendizagem em um hospital de ensino. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 2, p. 574-591, 2019.

VEIGA, I.P.A., RESENDE, L.M.G., FONSECA, M. Aula universitária e inovação. In: VEIGA, I.P.A., CASTANHO, M.E. (Orgs.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. p.161-191.

VERDUM, Priscila de Lima. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve? Revista Educação por Escrito, v. 4, n. 1, p. 91-105, 2013.

VIEIRA, Géssika Mendes; MELO, Geovana Ferreira. O aprendizado da docência de professores bacharéis: novas concepções por meio da Pedagogia Universitária. Anais do IV Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária. ISSN: 2965-0828, ISBN: 978-65-89463-78-8 v. 4, 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Como Citar

Rodrigues, L. M., Araujo, R. D. de A., & Rodrigues, E. M. R. (2025). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO FISIOTERAPEUTA PRECEPTOR NÃO ESPECIALISTA EM ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6206

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.