v. 28 n. 56 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade

					Visualizar v. 28 n. 56 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade

v. 28 n. 56 (2024): Linguagens, Educação e Sociedade

Publicado: 2024-01-17

Artigos

  • AS TECNOLOGIAS DE INDIVIDUAÇÃO E O DISCURSO BIOPEDAGÓGICO SOBRE A EDUCAÇÃO

    Bruno Gonçalves Borges
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.3386
  • MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS DE LÍDERES POLÍTICOS NA WEB

    Nadilson Ribeiro de Siqueira, Natanael Reis Bomfim
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4455
  • A BNCC E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O CASO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL MUNICIPAL DE ITAMARAJU (BAHIA)

    Eliete da Silva Pereira
    1 - 29
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4865
  • IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MÚSICA: UM ESTUDO COLABORATIVO

    Beatriz de Oliveira Ogata, Sidinei de Oliveira Sousa, Vinícius Fagundes Vargas
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4967
  • O LIVRO DE NÃO FICÇÃO PARA CRIANÇAS: ENTRE A AETONORMATIVIDADE E A ALTERIDADE

    Marcus Vinicius Rodrigues Martins
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.3983
  • ANÁLISES DA MATRIZ DE REFERÊNCIAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENCCEJA

    David Andrade Marques da Silva, Isabel Martins
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4515
  • ESCUTA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA CENTRADA NA CRIANÇA

    Laíse Soares Lima, Gicelma de Oliveira Cavalcante, Ingrid Nayanne da Silva Santos
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4868
  • O AGENCIAMENTO ECONÔMICO-FORMATIVO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO NO ACRE

    Marcondes de Lima Nicácio
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4561
  • CONCEPÇÕES AVALIATIVAS NO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO: NARRATIVAS DOCENTES E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

    Camilli de Castro Barros, Solange Alves de Oliveira-Mendes
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4872
  • A INTERFERÊNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Rogéria Dantas de Melo Justino, Roziane Marinho Ribeiro
    1 - 30
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4405
  • PROCESSOS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA E SEUS DESDOBRAMENTOS: REFLEXÕES SOBRE O POTENCIAL DA PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO

    Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Wanda Maria Junqueira de Aguiar
    1 - 19
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4775
  • TDAH NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: análise dos trabalhos publicados no ENEBIO (2011 a 2021)

    Beatriz dos Reis Almeida, Viviane Borges Dias
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4965
  • O LUGAR DA VELHICE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA: ANÁLISE DE CONHECIMENTOS EM GERONTOLOGIA

    Everton Willian de Oliveira Cavalcanti, Márcia Regina Barbosa, Nayana Pinheiro Tavares
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4071
  • O PANORAMA DE FECHAMENTO E NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PITANGA/PR ENTRE 1995 E 2020

    Samoel Cordeiro de Souza Primo, Marcos Gehrke
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4565
  • VIOLÊNCIA ESCOLAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Enizete Andrade Ferreira Estumano, Emmanuelle Pantoja Silva, Maély Ferreira Holanda Ramos
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4345
  • CEGUEIRA NOSSA DE CADA DIA E TEORIA DA PANÓPTICA: POLÍTICA DE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS

    Érico José dos Santos , Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
    1 - 22
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4875
  • LECTURA DE TEXTOS DE DIVULGACIÓN CIENTÍFICA EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA: UN ANÁLISIS DE LA PRÁCTICA DOCENTE

    Edna Maria de Oliveira Ferreira, Carolina Tramallino, César Costa Vitorino
    1 - 28
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4961
  • PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA E QUALIDADE NA/DA EDUCAÇÃO

    Cintia Chung Marques Corrêa, Fernanda Gonçalves Doro
    1 - 24
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4118
  • DO RISO DE NIETZSCHE E COMO É POSSÍVEL UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ORIENTADA PELA DÚVIDA

    Lúcia Hardt, Stefania Peixer Lorenzini
    1 - 26
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4797
  • CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS DOCENTES NA PERSPECTIVA DAS IDENTIDADES/DIFERENÇAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA AMAZÔNICA

    Noé Cardoso da Silva, Genivaldo Frois Scaramuzza
    DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.3970