CIÊNCIA E FÉ: UMA ABORDAGEM MULTICULTURAL NAS AULAS DE FÍSICA

Autores

  • FRANCIMAR MARTINS TEIXEIRA Universidade Federal de Pernambuco
  • MICAÍAS ANDRADE RODRIGUES Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i38.5846

Palavras-chave:

Ensino de física, Ensino de ciências, Educação multicultural, Bíblia

Resumo

Assumindo que a escola é um espaço de convivência multicultural que deve atuar na formação de indivíduos com consciência crítica e ética, no presente artigo apresentamos relato de uma prática pedagógica envolvendo licenciandos em física, na qual houve a oportunidade de se identificar as formas distintas que ciência e religião têm de obter e justificar conhecimentos. Criamos um contexto onde o episódio bíblico da queda da muralha de Jericó foi colocado em análise, à luz de conhecimentos científicos, questionando-se acerca da possibilidade de tal evento ter acontecido devido aos fatores apontados na Bíblia. Os argumentos dos licenciandos foram analisados tomando-se por base o Padrão Argumentativo de Toulmin - PAT. Os resultados sugerem que a prática pedagógica constituiu uma possibilidade de inspiração metodológica para o ensino de física, visto que a mesma oportunizou a prática do discurso argumentativo em sala de aula, a vivência de prática característica da cultura científica e da situação onde ciência e religião são tratadas como duas culturas na qual uma não é superior à outra, mas sim distintas. Acreditamos que práticas desta natureza proporcionam o contato entre diferentes culturas, no nosso caso a cultura religiosa e a cultura científica, e este contato possibilita uma maior compreensão de ambas. Isto gera a tolerância, que é um dos pilares da educação multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCIMAR MARTINS TEIXEIRA, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia Cognitiva pela UFPE, doutora pela Graduate School Of Education (University Of Bristol- Inglaterra), com Pós-doutorado na mesma instituição.

MICAÍAS ANDRADE RODRIGUES, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Física e mestre em educação pela UFPE, doutorando em Educação pela USP.

Referências

ANDRADE, C. R.; MAIA JUNIOR, M. S. Ensino da Física e o cotidiano: a percepção do aluno de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Sergipe. Scientia Plena, v. 4, n. 4, p. 044401-1- 044401-8, abr. 2008. Disponível em< http://www.scientiaplena.org.br/ojs/index.php/sp/article/viewFile/610/268>. Acesso em 17Dez. 2016.

AYDIN, H. Multicultural education curriculum development in Turkey. Mediterranean Journal of Social Science, v. 3, n. 3, p. 277-287, 2012. Disponível em: <https://dokupdf.com/download/multicultural-education-curriculum-development-in-turkey-_5a027729d64ab2b9bdbee2d9_pdf>. Acesso em: 15 Jan. 2018.

BAGDONAS,A.; SILVA, C. C. Enhancing Teachers’ Awareness About Relations Between Science and Religion. Science & Education, v. 24, i. 9, pp. 1173-1199, 2015.

BANKS, J. A.; BANKS, C. A. M. Multicultural Education: Issues and Perspectives. 7th Edition. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010.

BAR-YOSEF, O. The Walls of Jericho: An Alternative Interpretation. Current Anthropology, v. 27, i. 2, pp. 157-162, Apr., 1986.

BERRY, J. W.; KALIN, R. Multicultural and ethnic attitudes in Canada: An overview of the 1991 National Survey. Canadian Journal of Behavioural Science/Revue Canadienne Des Sciences Du Comportement, v. 27, n. 3, p. 301, 1995.

BEZERRA, D. P.; GOMES, E. C. S.; MELO, E. S. N.; SOUZA, T. C. A evolução do ensino da física – perspectiva docente. Scientia Plena, v. 5, n. 9, p. 094401-1 - 094401-8, set. 2009.Disponível em <http://www.scientiaplena.org.br/ojs/index.php/sp/article/viewFile/672/342>.Acesso em 17 Dez. 2016.

BILLAUER, B. P. Case Studies in Scientific Statecraft Warfare: Joshua's Battle of Jericho. Social Science Research Network, March 17, 2013b. Disponível em<http://ssrn.com/abstract=2234730>. Acesso em 26 jun. 2016.

BILLAUER, B. P. Joshua's Battle of Jericho: Scientific Statecraft in Warfare - Lessons in Military Innovation and Scientific Tactical Initiative. Social Science Research Network, February 16, 2013a. Disponível em <http://ssrn.com/abstract=2219488>. Acesso em 26 nov.2015.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 05 Jan. 2017.

CARNEIRO, S. S.; CONTINS, M. Religião nas escolas: comparação entre Brasil e EUA. 25a. Reunião Brasileira de Antropologia, Goiânia, junho de 2006, publicado em CD.

CARVALHO, A. M. P; GIL-PÉREZ, D. E. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época. v. 26).

CARVALHO, G. S.; TRACANA, R. B.; SILVA, P. R.; ARAÚJO, E.; CALDEIRA, A. M. The influence of religion on portuguese and brazilian teachers: conceptions about the origin of life. In: BRUGUIÈRE, C.; TIBERGHIEN, A.; CLÉMENT, P. (General Eds.). eBook proceedings of the ESERA 2011 Conference - Science Learning and Citizenship. Part 11: Cultural, Social and Gender issues, pp.6-11, 2012. Disponible in:<http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/18318/1/Pt%2bBr_TeachersBeliefs.pdf>. Acess: 08 Jan. 2017.

CATELLI, F.; MARTINS, J. A.; GIOVANNINI, O. Como localizar o epicentro de um terremoto? Cad Bras Ens Fís, v. 32, n. 2, p. 529-541, ago. 2015. Acesso em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015.v32n2p529>. Acesso em: 22 Jan. 2018

KENYON, K. M. Excavations at Jericho: The Architecture and Stratigraphy of the Tell. Vol. III. London: Bristish School of Archaeology in Jerusalem, 1981.

LESTINGE, S.; SORRENTINO, M. As contribuições a partir do olhar atento: Estudos do meio e a educação para a vida. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 601-19, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n3/a15v14n3.pdf>. Acesso em 2 Jan. 2017.

LEITÃO, S. The potential of argument in knowledge building. Human Development, 6, 332- 360, 2000.

MADSEN, V. Cantata of Fire: Son et lumière in Waco Texas, auscultation for a shadow play. Organised Sound, v. 14, i. 01, April 2009, pp 89 - 99. Disponível em <http://journals.cambridge.org/abstract_S1355771809000119>. Acesso em 14 Nov. 2016.

MAHNER, M.; BUNGE, M. Is religious education compatible with science education? Science and Education, v. 5, i. 2, pp. 101-123, 1996.

MONTEIRO, M. A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências das experiências docentes em sua prática em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, v.9, n. 1, p. 7-25, mar. 2004. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID108/v9_n1_a2004.pdf>. Acesso em 17 Dez. 2016.

NUMBERS, R. L. O Eterno Conflito Entre Ciência e Religião: Um Mito? Revista A3, N o 2, p.18-19, Setembro 2012. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaa3/files/2013/10/18-19.pdf>. Acesso em: 06 Jan. 2017.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 4ª ed.rev. 5ª reimpressão. São Paulo: Edgard Blucher, 2009,v. 2.

REIS, E. M.; LINHARES, M. P.. Integrando o espaço virtual de aprendizagem “Eva” à formação de professores: estudo de caso sobre o currículo de Física no ensino médio. Ensaio, Vol. 10, n. 2, p. 1-22, 2008. Disponível em <http://150.164.116.248/seer/index.php/ensaio/article/view/155/225>. Acesso em 17 Dez.2016.

SASSERON, L. H.; CARVALHO; A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 97-114, 2011. Disponível em . Acesso em 15 Dez. 2016.

SELLES, S. E.; DORVILLÉ, L. F. M.; PONTUAL, L. V. Ensino religioso nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: implicações para o ensino de ciências/biologia. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 4, p. 875-894, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n4/1516-7313-ciedu-22-04-0875.pdf>. Acesso em: 7 Jan. 2017.

SHIPMAN, H. L.; BRICKHOUSE, N. W.; DAGHER, Z.; LETTS, W. J. Changes in student views of religion and science in a college astronomy course. Science Education, v. 86, i. 4, pp.526-547, 2002.

SIMON, S.; ERDURAN, S.; OSBORNE, J. Learning to teach argumentation: research and development in the Science classroom. International Journal of Science Education, v. 28, issue 2-3, 2006, p. 235-260. Disponível em <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500690500336957>. Acesso em: 16 Dez. 2016.

SMITH, S. M.; MARTINIS, C. R.; BAUMGARDNER, J.; MENDILLO, M. All-sky imaging of transglobal thermospheric gravity waves generated by the March 2011 Tohoku Earthquake. Journal of Geophysical Research, v. 120, n. 12, December 2015, p. 10,992 – 10,999. Disponível em: onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/2015JA021638/full>. Acesso em: 19 Jan. 2018

SPANIERMAN, L. B.; OH, E.; HEPPNER, P. P.; NEVILLE, H. A.; MOBLEY, M.; WRIGHT, C. V.; DILLON, F. R.; NAVARRO, R. The multicultural teaching competency scale: Development and initial validation. Urban Education, v. 46, p. 440-464, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0042085910377442>. Acesso em: 20 Jan. 2018.

TEIXEIRA, F. M. É possível argumentação sem controvérsia? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências [online], Belo Horizonte, v. 17, n. esp., pp.187-203, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v17nspe/1983-2117-epec-17-0s-00187.pdf>. Acesso em:19 Dez. 2016.

TEIXEIRA, F. M.; SOBRAL, A. C. M. B. Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso. Ciênc. educ. (Bauru) [online], vol.16, n.3, pp.667-677, 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n3/v16n3a11.pdf>. Acesso em: 07 Jan. 2017.

TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/03.pdf>. Acesso em 17 Dez.2016.

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

USGS. Earthquakes. Reston - VA (USA), 2017. Disponível em: <https://earthquake.usgs.gov/earthquakes/>. Acesso em: 19 jan. 2018.

YILDIRIM, Soner; TEZCI, Erdoğan. Teachers' Attitudes, Beliefs and Self-Efficacy about Multicultural Education: A Scale Development. Universal Journal of Educational Research, v. 4, n. 12A, p. 196-204, 2016. Disponível em:<https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1126044.pdf>. Acesso em: 25 Jan. 2018.

YOUTUBE. A ponte cai - ressonância (real). Publicado em 10 setembro 2011. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=0Iwwdi17FTM>. Acesso 03 ago. 2014.

YOUTUBE. Quebrou a taça no grito - Eliana 16-12-2012. Publicado em 16 dezembro 2012. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gnwntgY3t9o>. Acesso 03 ago. 2014.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

MARTINS TEIXEIRA, F. ., & ANDRADE RODRIGUES, M. . (2018). CIÊNCIA E FÉ: UMA ABORDAGEM MULTICULTURAL NAS AULAS DE FÍSICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (38), 212–239. https://doi.org/10.26694/les.v1i38.5846

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.