OS DESAFIOS COM A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9709

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Universalização da Alfabetização, Formação de Professores

Resumo

O estudo objetiva elucidar desafios da implementação de políticas municipais, no desenvolvimento de ações formativas de professores alfabetizadores do Ensino Fundamental. Analisou a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), aprovada pela Lei Nº 13.005, de 25/06/2014 e a estratégia 5.6, referente à qualificação de docentes e nos Planos Municipais fluminenses. Percebeu-se que o debate educacional sobre alfabetização escolar ampliou-se, revelando conexões com a questão da Educação Municipal sobre a formação de professores e a pressão sobre as redes municipais, a partir da responsabilidade social com o regime de colaboração. Concluímos que a universalização da alfabetização para crianças tem avançado, através da parceria entre instituições que proporcionam processos formativos para alfabetizadores, mas trouxe temas emblemáticos para o campo pedagógico: o preconceito com o analfabetismo e a negligência acerca do processo sócio histórico, no qual se avolumaram as desigualdades sociais no Brasil. Assim, continua-se adiando uma reflexão crítica sobre o analfabetismo e a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELAINE CONSTANT, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do corpo docente da Pós-Graduação do Programa PolíticaS Públicas e Direitos Humanos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. Mestre em Educação e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) pela UERJ.  

Referências

ARENDT, Hanna. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 8ª edição revista, 1997.

BOURDIGNON, Genuíno. Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria (orgs.). Planos de

educação no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015.

_______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Plano plurianual 2004-2007: mensagem presidencial / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. - Brasília: MP, 2003.

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense S.A, 1986.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/ANPAE, 2017.

ESTEBAN, Maria Teresa. Políticas de Avaliação da Alfabetização: diferenças e desigualdade no cotidiano escolar. In: MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; GONTIJO, Claúdia Mendes (orgs). Políticas e Práticas de Alfabetização. Recife: Ed. UFPE, 2017.

EVANGELISTA, Olinda; LERER, Roberto. Todos pela Educação e o episódio Costin no MEC: a pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira. Revista NEDDATE. Ano 10, nº 15, 2012.

FERNANDES, Thamyres Wan de Pol. Do federalismo à distribuição de competências: o caso da educação brasileira. In: SARMENTO, Diva Chaves. Educação e qualidade: sistemas educacionais em construção. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

MARQUES, Arnobio. Federalismo e Educação: novos marcos e perspectivas. In: Retratos da Escola/Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores (Esforce) – v.6, n.10, jan./jun.2012. – Brasília: CNTE, 2007.

MARTINS, André Silva. A direita para o social: educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: UFRF, 2009.

MARTINS, Angela Maria; PIMENTA, Claúdia Oliveira; NOVAES, Gláucia Torres Franco. Planos municipais de educação: potencialidades e limites de municípios na elaboração de instrumentos de planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria (orgs.). Planos de educação no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1972.

SARMENTO, Diva Chaves. Educação: federalismo e qualidade. In: SARMENTO, Diva Chaves (org). Educação e Qualidade: Sistemas educacionais em construção. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012.

SEGATTO, Catarina Ianni; ABRUCIO, Fernando Luiz. A Cooperação em uma federação heterogênea: o regime de colaboração na educação em seis estados brasileiros. Revista Brasileira de educação (ANPED), vol. 21, nº 65 abr–jun, 2016.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

CONSTANT, E. (2019). OS DESAFIOS COM A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 127-147. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9709

Edição

Seção

Dossiê Temático