RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: UMA LEITURA FENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9373Palavras-chave:
Educação, Fenomenologia, Prática, Relação família-escolaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre sentidos atribuídos à relação família-escola, no segundo ano do ensino fundamental, pelas educadoras. A perspectiva teórico-metodológica adotada na pesquisa foi a Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, pelo fato de entendermos que as experiências significativas de relação família-escola nascem na/da relação com o outro, marcada pela intersubjetividade com os demais membros de seu grupo ou comunidade. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública, do interior da Bahia. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, com professoras do 2º ano e a coordenadora do Ensino Fundamental I e a Análise de Conteúdo. Aspectos como atividades de reunião individual e coletiva, para escutar os pais e/ou responsáveis bem como participação da comunidade, da família nas decisões pedagógicas e funcionais da escola, foram elencadas como elementos dessa relação. Os resultados reforçam a importância da relação entre a escola e a família, impulsionada pela aprendizagem da criança e pela gestão democrática.
Downloads
Referências
AMADO, J. Construir a disciplina para um ensino de qualidade. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 4, n. 5, p.11-26, jul./dez. 2008. Disponível em:<https://www.google.com/search?q=ISBN-+978-972-8746-71-1&oq=ISBN-+978-972-8746-71-1&aqs=chrome..69i57.1197j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 22 fev. 2019.
AMADO, J.; COSTA, A. P.; CRUSOÉ, N. Procedimentos de análise de dados. In: AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra:Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
AMADO, J.; CRUSOÉ, N.; VAZ-REBELO, P. Quadros analíticos da investigação qualitativa em educação. In: AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRASIL. A constituição e o Supremo [recurso eletrônico] / Supremo Tribunal Federal. 4. ed. Brasília: Secretaria de Documentação, 2011. Disponível em:<http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/publicacaoLegislacaoAnotada/anexo/Completo.pdf>.Acesso em: 15 abr. 2017.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de Outubro de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em:15 abr. 2017.
_______. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, e legislação correlata. 15. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016a.(Série legislação, n. 263, EPUB).
_______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 13. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016b. (Série legislação,n. 263, EPUB).
_______. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.
CARVALHO, M. E. P. P. de. O dever de casa como política educacional e objeto de pesquisa. In: 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005, Belém: PA. Anais … Pará: UFPA, 2005.
CHAVES, M. do C. C. A importância da participação da família na educação escolar dos filhos. In: Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2011, Manaus: AM.Anais … Amazonas: UFAM, 2011.
FARIAS, Maria da Salete Barboza de; SILVA, Kátia Valéria Ataíde e. Democratizando a gestão: do projeto pedagógico ao conselho escolar. In: IV Congresso Ibero-Americano Política & Administração da Educação, 2014, Porto: Portugal. Anais... Porto: ANPAE, 2014.Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2019.
FERREIRA, A. T. B.; SILVA, F. C. da. Um “ethos familiar”: sistema de valores implícitos e interiorizados que contribui para a longevidade escolar de filhos e filhas de família negras e de meios populares (Pernambuco e Paraíba, 1940-1970). In: Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2015, Teresina, PI. Anais … Piauí: UFPI,2015.
GERMANO, J. W.; SOUZA, A. A. de. Implicações da violência intrafamiliar e seus reflexos na educação das crianças. In: Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2011, Manaus: AM. Anais … Amazonas: UFAM, 2011.
HUSSERL, E. Investigações Lógicas: volume II, parte I: Investigações para a fenomenologia e a Teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LIMA, A. A. Práticas alfabetizadoras da roda de alfabetização como atos responsáveis/responsivos: sentidos atribuídos pelas professoras. 2016. Dissertação(Mestrado em Educação) — Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual da Bahia, Vitória da Conquista, 2016. Disponível em:. Acessoem: 15 set. 2019.
LINS, C. A. A escola e a escolarização: as representações sociais dos pais. In: 15º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2001, São Luís: MA. Anais …
Maranhão: UFMA, 2001.
LINS, C. P. A.; SANTIAGO, M. E. Os significados da escolarização para pais e alunos da escola pública municipal. In: 14º Encontro de Pesquisa em Educação do Nordeste, 1999, Salvador:BA. Anais … Bahia: UFBA, 1999.
LÔRDELO, J. A. C. Tal mãe, tal filho: a reprodução da exclusão na escola pública da Bahia. In: 19º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2009, João Pessoa: PB. Anais … Paraíba: UFPB, 2009.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
NOGUEIRA, M. A. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Anál. Social, Lisboa, n. 176, p. 563-578, out. 2005.Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732005000400005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 jun. 2018.
ROMANELLI, G.; NOGUEIRA, M. A.; ZAGO, N. Família & Escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 11-25.
SILVA, E. L. da. A escolha do estabelecimento de ensino dos filhos por pais professores universitários. In: 20º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2011, Manaus: AM. Anais … Amazonas: UFAM, 2011.
SILVA, P. de C. da. Interface escola-família, um olhar sociológico: um estudo etnográfico do 1º ciclo de Ensino Básico. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) — Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2011.
SCHUTZ, A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TRIGUEIRO, R. L. de S. T.; BARBOSA JÚNIOR, W. P. A participação dos pais no Conselho Escolar do Centro Municipal de Educação Infantil amor de mãe. In: 21º Encontro
de Pesquisa em Educação do Norte Nordeste, 2013, Recife: PE. Anais … Recife: UFPE, 2013.