A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9343

Palavras-chave:

Autoria digital, Mapa conceitual, Vídeo curto

Resumo

O artigo aborda um problema referente à resistência dos alunos do ensino superior, que se envolvem em atividades que promovam a sua autoria. Apesar da adesão dos usuários em produzir conteúdo por meio de aplicativos (recursos digitais) que viabiliza a autoria, quando se trata do contexto educacional, nem sempre as interfaces presentes nos recursos digitais conseguem angariar a participação de discentes, principalmente se ainda não estão inseridos na Cultura Digital. Essa deficiência no envolvimento do discente pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma produção textual, em razão da falta de aperfeiçoamento da escrita acadêmica dissertativa. Dessa forma, a exigência do uso da linguagem formal associada ao frágil domínio da modalidade culta da língua, pode provocar a inibição e a insegurança na participação, não viabilizando assim sua autoria digital. Nesse sentido, a questão da pesquisa é: como os recursos digitais, que vão além da linguagem textual, podem contribuir para a autoria discente? Para essa questão, objetiva-se identificar as possibilidades de autoria discente na produção de mapa conceitual e vídeo curto. Dessa forma, realizou-se um estudo teórico, no qual refletiu-se se os elementos da autoria (identidade e autonomia) podem ser identificados nos recursos digitais sugeridos. O artigo conclui que utilizar recursos que dispõem de interfaces no qual é viabilizada a construção de mapa conceitual e vídeo curto, como alternativas à produção de conteúdo textual, podem contemplar diferentes estilos de  prendizagem.

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Biografia do Autor

FERNANDA JOSIRENE DE MELO FERREIRA, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em em Modelagem Computacional de Conhecimento na linha de pesquisa em Educação pela UFAL. 

CLEIDE JANE DE SÁ ARAÚJO COSTA, Université de Provence

Doutora em Educação pela Université de Provence Aix-Marseille I e em Linguística pela UFAL. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Modelagem Computacional do Conhecimento da UFAL. 

FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (UFAL). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL.

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

DE MELO FERREIRA, F. J. ., DE SÁ ARAÚJO COSTA, C. J. ., & CAVALCANTE PIMENTEL, F. S. . (2019). A AUTORIA DISCENTE NA CULTURA DIGITAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 472–490. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9343

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