A EDUCAÇÃO NA TRÍPLICE FRONTEIRA (BR, PY E AR): TENDÊNCIAS NEOLIBERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9586

Palavras-chave:

Educação, Sociedade fronteiriça, Mobilidade para formação

Resumo

Este estudo busca entender, a partir da mobilidade física estudantil, as tendências do neoliberalismo presentes na educação desenvolvida na sociedade fronteiriça entre Foz do Iguaçu-Brasil, Puerto Iguazú-Argentina e Ciudad del Este-Paraguai no período de 1995-2018. Para tanto analisa documentos oficiais dos respectivos Estados Nacionais, entrevistas semiestruturadas com pais e com profissionais das equipes administrativo-pedagógicas das escolas, bem como formulários preenchidos por 1626 estudantes (população amostral) matriculados em instituições de ensino médio públicas e privadas das três cidades. Considera-se, no estudo, que a educação local se (re)produz, no conjunto de uma sociedade global, por influência dos organismos internacionais e segundo os objetivos do capital hegemônico. Desse modo, observa-se que a mobilidade para a formação se apresenta como uma tendência neoliberal. Isso permite concluir que o Estado, ao disponibilizar as suas instituições a serviço dessa política econômica, desenvolve um ser humano produtivo com o intuito de viabilizar o consumo.

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Biografia do Autor

MARGARETE FRASSON, Universidade Estadual de Maringá

Professora licenciada em Geografia, da Rede Pública de ensino paranaense. Mestre em educação e ensino de Geografia. pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutora em Análise Regional pela.

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

FRASSON, M. . (2019). A EDUCAÇÃO NA TRÍPLICE FRONTEIRA (BR, PY E AR): TENDÊNCIAS NEOLIBERAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 416–446. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9586

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