LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PÓS-GRADUANDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9229

Palavras-chave:

Letramento científico, Prática social, Especialização

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar até que ponto as atividades de leitura e escrita desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Gestão do Currículo na Formação Docente contribuiu para o letramento científico na vida particular e profissional destes pós-graduandos. Desta forma, o tema surgiu por se entender que há necessidade de elencar a importância da prática do letramento com o intuito de identificar o diferencial que a pós-graduação pode fazer na qualidade do ensino. A base bibliográfica esta alicerçada em autores como Faria (2009), Ferreira (2018), Silva (2015) e Lea & Street (2006). A pesquisa foi realizada no ano de 2018, a partir da coleta de dados através de questionário específico, utilizando uma abordagem qualitativa junto aos acadêmicos da pós-graduação de uma universidade pública de uma cidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que as práticas de leitura e escrita durante o curso de especialização puderam contribuir significativamente aos profissionais da educação. Também se constatou que os pesquisados passaram a efetivar uma melhor apropriação da leitura e da escrita científica, conduzindo-os ao desenvolvimento de uma criticidade contextualizada e propiciando maior interação com o mundo letrado.

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Biografia do Autor

JOÃO BATISTA OLIVEIRA DA SILVA, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-graduado em Gestão Escolar pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete / RS e Pós-graduando em Gestão do Currículo na Formação Docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs – Alegrete / RS. 

ROCHELE DA SILVA SANTAINA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; docente adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. 

VERONICE CAMARGO DA SILVA, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas; docente adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs – e, professora-orientadora no Curso de Especialização em Gestão do Currículo na Formação Docente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs – Alegrete / RS. 

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

BATISTA OLIVEIRA DA SILVA, J. ., DA SILVA SANTAINA, R. ., & CAMARGO DA SILVA, V. . (2019). LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PÓS-GRADUANDOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 311–332. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9229

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