SABERES FORMATIVOS DA AÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • FRANCISCO MARCÔNCIO TARGINO DE MOURA Universidade Estadual do Ceará
  • CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ação Docente e Saberes Experienciais

Resumo

Esta pesquisa de mestrado teve por intenção investigar se a ação docente no ensino de ciências pode se caracterizar como um processo de formação para a docência. Nosso objetivo geral foi investigar se a ação docente no ensino de ciências pode se caracterizar como um processo de formação de professores de ciências, a partir da análise do cotidiano da sala de aula. Escolhemos como metodologia para essa pesquisa qualitativa, o estudo de caso com enfoque etnográfico,cujos instrumentos para coleta de dados foram análise de documentos, entrevistas espontâneas e semi-estruturadas e observação participante. Inicialmente foram testadas as possibilidades da pesquisa, com ampla revisão de literatura e seleção dos sujeitos, de acordo com critérios previamente estabelecidos. Tratamos da ação docente como um processo de formação de professores, decorrência dos resultados da pesquisa de campo. Pudemos considerar que a formação dos professores de ciências deixa lacunas que são preenchidas, em parte, na docência, que o cotidiano da sala de aula contempla os professores com saberes experienciais adquiridos pela interação com outros pares e políticas que perpassam o cenário escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO MARCÔNCIO TARGINO DE MOURA, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação com Área de Concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

CLAUDIA CHRISTINA BRAVO E SÁ CARNEIRO, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pós-doutorado na Universidade de Brasília (UnB), Professora Aposentada da UFC. Professora Permanente do Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Referências

AQUINO, Julio Groppa; MUSSI, Mônica Cristina. As Vicissitudes da Formação Docente em Serviço: a Proposta Reflexiva em Debate. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v27n2/a02v27n2.pdf>. Acesso em: 02 out. 2004.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena. Brasília: CNE, 2002.

______. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais. Brasília, SEB, 2004.

______. Ensino Fundamental em 9 anos. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/cne Acesso em: 09 set. 2005.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. A Influência das Mudanças da Legislação na Formação dos Professores: às 300 horas de Estágio Supervisionado. Revista Ciência e Educação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 113-122, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n1/08.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2005.

______.; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências. São Paulo, Cortez, 2003.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DIAS, Ana Maria Iorio. O que são Processos Pedagógicos?. Revista de Educação AEC, Brasília, n. 130, p. 31-41, 2004.

ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre Avaliação e Fracasso Escolar. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001.

FIORENTINI, Dario; SOUZA JR, Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves de. Saberes Docentes: Um Desafio para Acadêmicos e Práticos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Org.). Cartografia do Trabalho Docente. Campinas – SP: Mercado de Letras, 1998.

GATTI, Bernardete. Formação de Professores e Carreira: Problemas e Movimento de Renovação. Campinas-SP: Editora Autores Associados, 2000.

GONÇALVES, Tadeu Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Reflexões sobre uma Prática Docente Situada: Buscando Novas Perspectivas para a Formação de Professores. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Org.). Cartografia do Trabalho Docente. Campinas – SP:Mercado de Letras, 1998.

MBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: Formarse para a mudança e a Incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez editora, 2002.

MALDANER, Otavio Aloísio. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

MATOS, Junot Cornélio. Professor Reflexivo? Apontamentos para o Debate. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario;PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Org.). Cartografia do Trabalho Docente. Campinas – SP: Mercado de Letras, 1998.

MORÉS, Andréia; CRUZ, Daniela; OLIVEIRA, Glaucimara Pires de; DUTRA, Isolete Paim; GAMA, Ladimari Toledo. Os Saberes Docentes Frente à Complexidade do Processo Educativo. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (Org.). Imagens de Professor: Significações do Trabalho Docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

NÓVOA, António. Os Professores na Virada do Milênio: do Excesso dos Discursos à Pobreza das Práticas. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20,1999. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a02.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2005.

PEREIRA, Julio Emílio D. A Formação de Professores nas Licenciaturas: Velhos Problemas, Novas Questões. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia – SP. Anais..., p. 341-357.

RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e Ensinar: por uma Docência da Melhor Qualidade. São Paulo: Cortez, 2003.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Contribuições, Limitações e Perspectivas da Investigação no Esino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia – SP. Anais..., p. 386-402.

______. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália M. R. de (Org.). Ensino de ciências: fundamento e abordagens. Piracicaba-SP: Capes/Unimep, 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, Sujeito e História. São Paulo: Olho d`água, 2001.

SILVA, Dinalva Clara Monteiro Santos. Formação de Professores e Saberes Docentes: Reafirmando a Relevância dos Saberes Experienciais. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE. 2005, Belém – PA. Anais..., CD ROOM.

STEIDEL, Rejane. Desafios e Possibilidades na Formação do Professor: Caminhos e Descaminhos para o Terceiro Milênio. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12., 2004, Curitiba-PR. Anais..., CD ROOM.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

______.; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: Elementos para uma Teoria da Docência como Profissão de Interações Humanas.Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.

THERRIEN, Jacques; LOIOLA, Francisco Antonio. Experiência e Competência no Ensino: Pistas de Relfexões sobre a Natureza do Saber-Ensinar na Perspectiva da Ergonomia do Trabalho Docente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, n. 74, p. 143-160, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a09v2274.pdf >. Acesso em: 02 jan. 2005.

______. O saber do Trabalho Docente e a Formação do Professor. In: MACIEL, Lizete Shizue; SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Org.).Reflexões sobre a Formação de Professores. Campinas – SP:Papirus, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Método. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

TARGINO DE MOURA, F. M. ., & BRAVO E SÁ CARNEIRO, C. C. . (2012). SABERES FORMATIVOS DA AÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (27), 63-86. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1378

Edição

Seção

Artigos