FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE MUDA COM A IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DA CARGA HORÁRIA DOCENTE SEMANAL PARA ATIVIDADES EXTRACLASSES NO ESPAÇO ESCOLAR?

Autores

  • NATHALIA BEZERRA DA SILVA FERREIRA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Formação continuada, Atividade extraclasse, Prática docente

Resumo

No ano de 2011, a rede pública de ensino médio do Ceará passou a garantir o cumprimento da lei 11.738/2008 que além da instituição de um piso salarial para os professores, garante também que, 1/3 da jornada de trabalho seja utilizado para planejamento e outras atividades fora de sala. A formação continuada é uma das atividades que devem ser realizadas nesse momento. Essa formação é essencial para o docente, que além de se atualizar com as atuais correntes teóricas de sua disciplina, pode também, refletir sobre o seu fazer docente. A prática atual precisa ser refletida constantemente para que o professor possa melhorá-la quando for necessário, com o objetivo de garantir a aprendizagem. Embora a formação continuada seja assunto recorrente dentro dos estudos sobre educação, observa-se a necessidade de um estudo que busque analisar o impacto dessa mudança na formação dos professores das escolas de ensino médio do estado do Ceará, mas precisamente na cidade de Quixadá. Diante dessa situação, o presente trabalho tem por objetivo analisar o aumento de horas extraclasse, principalmente em relação ao impacto que esse acréscimo de carga horária teve na formação docente. Partimos, desse modo, do pressuposto de que a escola é o principal lugar para formação continuada dos docentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola de Ensino Médio José Martins Rodrigues no município de Quixadá, Ceará, pesquisa essa que busca observar os fatos relacionados a formação de professores para que possamos estabelecer relações entre a prática que ocorre na escola com o que propõem os estudiosos em educação. Nesse sentido, observou-se que o cumprimento da lei tem favorecido as práticas de formação em exercício dos profissionais do magistério. Trata-se de um estudo de caso, que se divide quanto a sua abordagem em qualitativa e quantitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NATHALIA BEZERRA DA SILVA FERREIRA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Pós-graduada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará-UFC e em Literatura e Formação de Leitores pela Universidade Estadual do Ceará–UECE Graduada em Letras Inglês pela mesma instituição de ensino. Professora de Língua Inglesa da Rede Pública Estadual do Ceará.

Referências

ANTUNES, Denize Dalpiaz; SANTOS, Betina Steren. Formação Docente: Processos motivacionais e subjetividade. In Educação e formação de professores: questões contemporâneas.

BEZERRA, Ada Augusta Celestino, NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

BARRETO, Formação Docente e a relação entre a teoria e a prática: contribuições para o debate. IN Formação de professores e pesquisa em educação. ANDRADE, Francisco Ari de. SANTOS, Jean Mac Cole Tavares (org.). Fortaleza: Edições UFC, 2011.

BRASIL, Lei nº 11.738 , de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das DisposiçõesConstitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

NÓVOA, Antônio Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991.

NÓVOA, Antônio. Professor se forma na escola. Portugal: Dom Quixote, 2000.

MARIN, Alda Junqueira. Educação Continuada: Introdução a uma análise de termos e Concepções. Cadernos Cedes. Campinas (SP): Papirus, n° 36, 1995.

PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.

RODRIGUES, Margarita Victória; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto, Políticas Educacionais e Formação de Professores em Tempos de Globalização. Brasília: Liber livros, 2008.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, N. B. . (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O QUE MUDA COM A IMPLANTAÇÃO DE 1/3 DA CARGA HORÁRIA DOCENTE SEMANAL PARA ATIVIDADES EXTRACLASSES NO ESPAÇO ESCOLAR?. Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 46-61. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1219

Edição

Seção

Artigos