NA TEIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE TEMPOS PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS DOS DOCENTES DO PROEITI - SEEDF
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2903Palavras-chave:
Educação Integral versus PROEITI., Práticas docentes, Emancipação, Tempos das práticasResumo
O estudo em tela objetiva analisar o sentido da Educação Integral expresso a partir dos tempos necessários às práticas dos docentes do PROEITI (Programa de Educação Integral em Tempo Integral) de duas escolas públicas do DF (Distrito Federal). A metodologia, de natureza qualitativa, toma como método o Materialismo Histórico Dialético (MHD) delineando categorias, no ensejo de encontrar vestígios de emancipação da prática pedagógica. A pesquisa pauta-se pela Análise de Discurso Crítica para o tratamento dos dados. As conclusões apontam que os 8´Tempos (TE) das práticas necessárias ao docente do PROEITI desenha o que seja a totalidade do trabalho no exercício da formação integral do sujeito que está em uma escola de Educação Integral. Deste modo, quando há um planejamento humanizado, uma ação docente política, é possível haver formação emancipadora nas práticas docentes do PROEITI.
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