NA TEIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE TEMPOS PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS DOS DOCENTES DO PROEITI - SEEDF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2903

Palavras-chave:

Educação Integral versus PROEITI., Práticas docentes, Emancipação, Tempos das práticas

Resumo

O estudo em tela objetiva analisar o sentido da Educação Integral expresso a partir dos tempos necessários às práticas dos docentes do PROEITI (Programa de Educação Integral em Tempo Integral) de duas escolas públicas do DF (Distrito Federal). A metodologia, de natureza qualitativa, toma como método o Materialismo Histórico Dialético (MHD) delineando categorias, no ensejo de encontrar vestígios de emancipação da prática pedagógica. A pesquisa pauta-se pela Análise de Discurso Crítica para o tratamento dos dados. As conclusões apontam que os 8´Tempos (TE) das práticas necessárias ao docente do PROEITI desenha o que seja a totalidade do trabalho no exercício da formação integral do sujeito que está em uma escola de Educação Integral. Deste modo, quando há um planejamento humanizado, uma ação docente política, é possível haver formação emancipadora nas práticas docentes do PROEITI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone da Conceição Rodrigues da Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania pelo PPGDH – (UnB). Mestre em Educação  pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) 2019; Licenciada em Pedagogia (2011); Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela UFG (2012); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Orientação Educacional (2013) e Professora servidora Pública da SEEDF. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp

Otília Maria Alves da Nóbrega Dantas, Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e PHD em Educação pela Universidade de Brasília sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Professora Permanente dos PPGE da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa - CEP/UnB. Endereço Profissional: Universidade de Brasília, FACULDADE DE EDUCAÇÃO/MTC.

Referências

ARROYO, Miguel González. Pedagogias em movimento: o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, n. 1, p. 28-49, jan-jun, 2003.

ARROYO, Miguel González. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da educação integral no Brasil: Direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Professor polivalente: profissionalidade docente em análise. Curitiba: Appris, 2017.

DISTRITO FEDERAL. Projeto de Educação Integral em Tempo Integral PROEITI: Ampliando espaços, tempo e oportunidades educacionais. Secretaria de Estado de Educação. Versão Preliminar. Brasília, 2013.

DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. As relações entre os saberes pedagógicos do formador na formação docente. 2007. 144f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2007.

DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. A tessitura da docência universitária: o princípio. In: DIAS, Ana Maria I; LIMA, Maria da Glória S. B. O cenário docente na educação superior no século XXI: perspectiva e desafios contemporâneos. Teresinha: EDUFPI, 2013. p. 261-279.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. Inep, Brasília, DF, 2016.

Franco, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática de libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 2. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA; Maria (org.). A experiência do trabalho e a Educação Básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010. (p. 11-27).

FRIGOTTO, Gaudêncio. Estrutura e sujeito e os fundamentos da relação trabalho e educação. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n. 9, jul-dez, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan-abr, 2009.

GUARÁ, Isa Maria F. R. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. In: MAURICIO, Lúcia Velloso (org.) Educação Integral em Tempo Integral. Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 1, n. 1, Brasília: O Instituto, 2001.

GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999.

GIROUX, Henry. Professores como intelectuais transformadores. In: GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 157-164.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Capítulos 1, 2, 9 e 10.

LUKÁCS, Georg. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas. n. 4, p. 1-18, São Paulo, 1978.

MARX, Karl. Terceiro manuscrito. In: MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS E OUTROS ESCRITOS. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores) p. 7-54.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã (Feurbach). 11. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

MOLINA, Mônica Castaina. Contribuições das licenciaturas em educação do campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, Campinas, I. 38, n. 140, p. 587-609, 2017.

MOLL, Jaqueline. A agenda da educação integral: compromissos para sua consolidação como política pública. In: MOLL, Jaqueline. Caminhos da Educação Integral no Brasil: Direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

MONTEIRO, Ana Maria. CIEP - Escola de formação de professores. In: EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL. Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

NUNES, Clarice. Anísio Teixeira: a poesia da ação. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 16, p. 5-18, abr. 2001.

PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Simone. Conceição. Rodrigues. O sentido da educação integral nas práticas dos docentes do PROEITI: formação emancipadora. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

SILVA, Simone da Conceição Rodrigues da Silva; DANTAS, Otília A.N.A. O currículo da

Educação Integral e do PROEITI/SEEDF sobre a ótica do PNME: Memórias e reflexões de

uma prática docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN Y APRENDIZAJE, 2018, Paris: Universidade Paris Diderot, 2018.

SILVA, Simone da Conceição Rodrigues da Silva; DANTAS, Otília A.N.A. O currículo da

Educação Integral e do PROEITI/SEEDF sobre a ótica do PNME: Memórias e reflexões de

uma prática docente. In: ACEVEDO-RINCÓN, Jenny Patricia, (org.). Práticas docentes, metodologias e inclusão: um olhar desde a complexidade da Escola à universidade. Espanha: 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, Jan/Fev/Mar/Abr, 2000.

TOZETTO, Susana Soares; GOMES, Thaís de Sá. A prática pedagógica na formação docente. Revista Reflexão e Ação, v. 17, n. 2, 2009.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Rodrigues da Silva, S. da C. ., & Nóbrega Dantas, O. M. A. da . (2023). NA TEIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DE TEMPOS PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS DOS DOCENTES DO PROEITI - SEEDF. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 7-34. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2903

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)