COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ESTADO DA ARTE (2008-2021)
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3585Palavras-chave:
Comunicação Aumentativa e Alternativa, Educação Especial, InclusãoResumo
Este artigo teve o objetivo de mapear e analisar as contribuições e implicações presentes nas pesquisas acadêmicas, teses e dissertações, em relação à Comunicação Aumentativa e Alternativa na Educação Especial e Inclusiva, durante o período de 2008 a 2021, a partir de uma pesquisa do tipo estado da arte. Foram identificados 55 estudos sendo 21 teses e 34 dissertações, coletadas na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise de dados realizada a partir da perspectiva de Bardin (2016) permitiu identificar que a Comunicação Aumentativa e Alternativa favorece o desenvolvimento das habilidades comunicativas, interação social e aprendizagem dos alunos, assim como contribui em forma de recurso para a formação continuada de professores quando este possibilita novos conhecimentos e o aprimoramento da prática pedagógica. Quanto às implicações foi possível constatar a falta de formação continuada aos professores e de ações conjuntas para atuarem com a Comunicação Aumentativa e Alternativa no contexto escolar.
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