A FORMAÇAO DO PROFESSOR: UM FATOR SIGNIFICATIVO NA COMPREENSÃO DO FRACASSO ESCOLAR
Palavras-chave:
Fracasso escolar, Práticas pedagógica, Formação de professoresResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar qual tem sido o papel dos cursos de formação de professores na construção e desconstrução do fracasso escolar. Para procedermos a essa análise nos fundamentamos nos trabalhos de alguns teóricos como Charlot (2000), Oliveira (2001), Tardif (2002), Pimenta (2002), Scheibe (2002), Souza (2002), Moreira (2003), Guimarães (2004), Candau (2004), Marchesi e Gil (2004), Bossa (2004), Pimenta (2005), dentre outros e produzimos o texto em três partes. Na primeira, situamos a discussão em torno da questão do fracasso escolar, tendo como referência estudos recentes que mostram a situação de fracasso dos alunos como uma construção social. Na segunda parte, discutimos os modelos de formação inicial e continuada de professores, com base nas idéias dos teóricos que tratam desse tema para mostrar que esses modelos podem mediar ou não a (des)construção do fracasso escolar. Na última parte do texto, tecemos algumas considerações sobre a problemática e apontamos sugestões que podem levar a formação docente a tornar-se um dos caminhos possíveis no enfrentamento da situação de fracasso que muitos alunos se encontram hoje.
Downloads
Referências
MATUÌ, J. Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995.
MAZZOTTI, A. J. A. Fracasso escolar: representações de professores e de alunos repetentes. GT de Psicologia da Educação, n. 20. Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED). GT de Psicologia da Educação, n. 20, 2003. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2006.
MOREIRA, H. A formação continuada do professor: as limitações dos modelos atuais. Caderno do Programa de Pós-Graduação em Educação, ano 10, n. 1, jun. 2003. p. 23-133.
OLIVEIRA, M. V. de. Formação continuada: um espaço de desenvolvimento profissional do professor e de construção do projeto da escola. 2001. 215f. Tese (Doutorado em Educação) – Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba / PPGE, 2001.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do psicólogo, 1999.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez. 2002. p.17-52.
PIMENTA, S. G. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez. 2005. p.15-34.
SCHEIBE, L. Formação dos profissionais da educação Pós-LDB: vicissitudes e perspectivas. In: VEIGA, I. P. de A. ; AMARAL, A. L. (orgs). Formação de professores: políticas e debates: Campinas, SP: Papirus, 2002. p.47-63.
SOUSA, I. M. de. Interação professor, aluno e fracasso escolar: alguma relação? São Paulo: Altana, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.